Navegando por Assunto "Formação"
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Item Competências digitais de professores da educação superior tecnológica no cenário da quarta revolução industrial(2020) Souza, Marcus Vinícius Branco de- TeseFormação continuada docente para acessibilidade de estudantes com deficiência visual na educação profissional e tecnológica(2025) Silva, Ana Rita Dantas daA partir da primeira década do século XXI, após o desenvolvimento de ações inclusivas para a garantia do direito à educação de pessoas com deficiência em escolas regulares, verificou-se um aumento na ocupação de matrículas deste público nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica. Frente ao crescimento de matrículas de estudantes com deficiência, observou-se demanda por ações, no sentido de colaborar no processo de participação e aprendizagem desses/as alunos/as. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi compreender e analisar as ações de formação continuada, a partir de quatro encontros formativos realizados em 2023, destinados aos/às professores/as de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, denominado neste trabalho de “Câmpus S”, no contexto do atendimento aos estudantes com deficiência visual (DV). A presente pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, e buscou responder a seguinte questão norteadora, que corresponde ao problema de pesquisa: As ações de formação continuada, realizadas a partir de encontros formativos, no contexto do atendimento aos alunos com deficiência visual, contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes? Para alcançar o objetivo proposto a pesquisa foi dividida em três etapas: na primeira, foi aplicado um questionário diagnóstico, através do Google Forms – enviado ao e-mail dos/as professores/as que ministravam aulas em cursos nos quais havia matrícula de alunos/as DV, com o objetivo de identificar as principais necessidades de formação continuada para atendimento a esses/essas alunos/as. A partir dos resultados do questionário, a pesquisadora, e o NAPNE da instituição implementaram quatro encontros formativos (segunda etapa da pesquisa). Após a realização dos encontros, os dados foram sistematizados e organizados (transcrito todo o conteúdo gravado). A análise dos dados coletados nos encontros foi realizada por meio de narrativas, numa abordagem qualitativa. Na terceira etapa, foi aplicado um questionário avaliativo aos/às professores/as – como técnica de investigação qualitativa, para que pudessem avaliar a contribuição dos encontros para o seu desenvolvimento profissional. Os resultados evidenciaram que os encontros formativos foram fundamentais para promover transformações nos sujeitos, uma vez que foram observadas trocas de saberes e experiência estabelecidas uns com os outros, alinhando o conhecimento teórico e prático, sendo possível, construir/reconstruir novos conhecimentos acerca do ensino, evidenciando-se, então, como uma situação promotora de desenvolvimento profissional. Por outro lado, observou-se também na presente investigação que para potencializar os processos de Desenvolvimento Profissional é necessário que a instituição de ensino possa desenvolver uma cultura coletiva, a fim de contribuir por melhorias no processo de trabalho docente, entendendo a necessidade de lutar por mais recursos humanos e materiais, recursos de acessibilidade, que possam colaborar no aumento da qualificação do trabalho docente para escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial.
- DissertaçãoProfessores com tecnologias em processo de Lesson study híbrido : conhecimentos e práticas(2025) Oliveira, Paula OdaniOs processos formativos colaborativos centrados na colaboração e na prática letiva dos professores são considerados importantes oportunidades catalisadoras de desenvolvimento profissional docente. A presente pesquisa toma por foco um processo formativo com essas características: um ciclo de Lesson Study desenvolvido por uma comunidade de aprendizagem docente, o Grupo de Sábado. O ciclo contou com a mediação da tecnologia, combinando momentos presenciais e a distância, encontros síncronos, intercâmbios assíncronos e a mobilização de diversos softwares e aplicativos para planejar, implementar e analisar uma tarefa para a sala de aula. A pesquisa busca responder à questão: qual é o papel das tecnologias no processo formativo do Lesson Study Híbrido e como elas contribuem para o desenvolvimento dos conhecimentos necessários para que os professores integrem essas tecnologias em seu ensino? Nesse cenário, os objetivos da pesquisa são compreender o papel das tecnologias digitais ao longo do ciclo, identificando as práticas possibilitadas por cada tecnologia e descrevendo o desenvolvimento dos conhecimentos que possibilitam aos professores integrar a tecnologia no seu ensino. O trabalho adota o construto Seres-humanos-com-mídias e o framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) como perspectiva teórica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adota o estudo de caso como design metodológico. O caso em estudo foi constituído por um grupo de professores e acadêmicos que, dentro do ciclo de Lesson Study desenvolvido pelo Grupo de Sábado, planejaram, implementaram e refletiram sobre uma tarefa centrada na elaboração e interpretação de gráficos estatísticos destinada a estudantes dos 8° e 9° anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas localizadas em cidades no interior do Estado de São Paulo. Os dados coletados incluem videogravações, atas dos encontros realizados, diversas versões da tarefa planejada e dos materiais associados, além do registro do grupo de WhatsApp. Os dados foram analisados de forma indutiva por meio da abordagem de codificação temática. A análise revelou que as tecnologias digitais possibilitaram práticas específicas no desenvolvimento da tarefa. O Google Forms permitiu contextualizar a tarefa, otimizar o tempo disponível e organizar os dados coletados. O WhatsApp desempenhou um papel importante na comunicação entre professores e alunos, viabilizando o compartilhamento de links e QR Codes para acesso aos formulários digitais. O GeoGebra possibilitou a criação de materiais manipulativos. Os navegadores de internet foram utilizados para buscar informações sobre diferentes tipos de gráficos estatísticos. A tela digital favoreceu a comunicação das informações durante as apresentações dos alunos. Além disso, os professores desenvolveram conhecimentos para integrar essas tecnologias ao ensino. Concretamente, eles aprenderam e refletiram sobre a elaboração de formulários digitais, a relação entre as aprendizagens baseadas em experiências manuais e aquelas que incorporam tecnologias digitais e a importância de considerar fatores como infraestrutura, acesso à internet, disponibilidade de equipamentos e características dos alunos no planejamento pedagógico. Ao longo do ciclo de Lesson Study Híbrido, o coletivo avançou no desenvolvimento dos conhecimentos do TPACK, refletindo sobre como as tecnologias podem contribuir para o ensino da Estatística de forma contextualizada e significativa.