Navegando por Assunto "Formas de dosagem sólidas (Farmácia)"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoDesenvolvimento e avaliação de revestimento aplicado à cápsulas de gelatina dura gastro-resistentes em escala magistral(2010) Mendonça, Cristiane Ferreira do Vale eÉ crescente a preocupação do setor magistral em garantir a segurança e a eficácia dos medicamentos. Cápsulas gelatinosas duras são muito utilizadas para a dispensação de medicamentos, cuja produção, se executada sem critérios, pode alterar a biodisponibilidade dos fármacos. Este trabalho visou avaliar a gastro-resistência de formulações magistrais em cápsulas de gelatina dura, produzidas por farmácias na cidade de Sorocaba-SP, bem como propor e avaliar uma ou mais formulações e método de revestimento gastro-resistente, passíveis de serem utilizados magistralmente. Dez farmácias aceitaram participar do estudo. Cápsulas gastro-resistentes, contendo 50 mg diclofenaco de sódio, foram adquiridas e submetidas aos ensaios: uniformidade de peso, uniformidade de conteúdo, desintegração e dissolução. O medicamento de referência utilizado foi o Voltaren® 50 mg, Para a execução do revestimento gastro-resistente, através da técnica proposta de imersão controlada, foram desenvolvidas formulações com os polímeros Kollicoat® MAE 100P e Opadry Enteric®. A avaliação dos filmes obtidos foi através da determinação da densidade aparente, viscosidade e espessura. A análise das amostras coletadas das farmácias demonstrou que todas atenderam às especificações de uniformidade de peso, 20% foram aprovadas nos ensaios de uniformidade de conteúdo, todas foram reprovadas nos ensaios de desintegração, e 40% foram reprovadas nos ensaios de dissolução. A técnica de revestimento proposta mostrou-se adequada em fornecer cápsulas gastro-resistentes. Foram desenvolvidas duas formulações de revestimento: Kollicoat® MAE 100P (K3A3) e Opadry Enteric® (OE4). Ambas foram aprovadas para os ensaios de desintegração e dissolução. Estes resultados comprovaram que é possível a obtenção de cápsulas gastro-resistentes através do processo de Imersão Controlada.
- DissertaçãoEstudo de propriedades físico-químicas envolvidas no processo de densificação de comprimidos contendo zidovudina(2010) Angiolucci, TatianaEste trabalho esta baseado na investigação do comportamento de uma formulação farmacêutica sólida, contendo Zidovudina (AZT), quando submetido a processo de compressão ou densificação. O AZT foi o primeiro fármaco aprovado para o tratamento da AIDS e das infecções causadas pelo HIV. O objetivo geral deste trabalho foi o de caracterizar as propriedades físico-químicas dos comprimidos, obtidos da formulação experimental, quando submetidos a diferentes forças de compressão. Nestas análises foram utilizadas técnicas descritas em compêndios farmacopeicos e técnicas não convencionais para o estudo da porosidade. A técnica não convencional utilizada foi o uso da atenuação da radiação gama, para a determinação da porosidade dos comprimidos. Esta metodologia está baseada na atenuação de um feixe de radiação gama pelo comprimido. A intensidade do feixe de radiação que emerge dos comprimidos foi calculada, e o coeficiente de atenuação linear dos raios gama foi obtido. O resultado foi posteriormente relacionado com a porosidade dos comprimidos. As técnicas convencionais usadas para estudar o comportamento dos comprimidos foram os testes de: dureza, friabilidade e dissolução. Todos estes testes são classificados como testes destrutivos. Foi feito também neste trabalho, um amplo estudo usando modelos teóricos com a finalidade de explicar o comportamento da formulação sob compressão. As propriedades de compressão da formulação foram caracterizadas usando as equações de Heckel e de Walker. Os resultados destes estudos, somadas com as informações obtidas nos testes destrutivos e não destrutivos são discutidos e os resultados apresentados. Os testes conduzidos usando as equações de Heckel e Walker, indicam que o processo de densificação é governado principalmente por deformações do tipo plástica e pressões em torno de 246 MPa, já são suficientes para se produzir um comprimido.
- DissertaçãoUso da técnica da microtomografia computadorizada para análises não destrutivas de formas farmacêuticas sólidas e excipientes(2012) Mangini Filho, SalvadorA tomografia computadorizada é uma técnica de ensaio não destrutivo que permite a visualização de estruturas internas de objetos. O objetivo deste trabalho foi o de testar o tomógrafo computadorizado da Universidade de Sorocaba, no estudo de formas farmacêuticas sólidas e gelatinosas, bem como no estudo de propriedades físicas de excipientes e fármacos, na forma de pós ou grânulos, usados pela indústria farmacêutica. Foram conduzidos estudos envolvendo situações estáticas e dinâmicas através do uso de imagens tomográficas geradas pelo tomógrafo da Uniso. Utilizando-se imagens tomográficas é possível conduzir estudos de porosidade, densidade, testes de dissolução e estudos morfológicos. Foi analisado o mecanismo de liberação de fármaco em comprimidos fabricados com a tecnologia denominada OROS, comercializados com o nome Adalat Oros®. Os testes de dissolução foram feitos usando-se metodologia tradicional e via cálculo de áreas através do uso de imagens tomográficas. Os resultados dos testes de dissolução obtidos via dissolutor e via cálculo das áreas foram comparados entre si e com dados disponíveis na literatura. Os resultados dos testes de dissolução indicam que a técnica de imagens tomográficas pode ser usada em estudos dinâmicos, para obtenção da quantidade de fármaco dissolvido. Mostramos pela qualidade das imagens tomográficas obtidas neste trabalho, que o tomógrafo de 3a geração, está apto a ser usado em estudos envolvendo formas farmacêuticas.