Navegando por Assunto "Fotografia - Retratos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoComunicação e rostidade: um estudo com fotorretratos criados por Richard Avedon(2017) Eisinger, Rafael BernardoO fotográfico é o tema dessa pesquisa, que prioriza fotorretratos criados por Richard Avedon, sendo norteada pela questão: os fotorretratos criados por esse fotógrafo suscitam críticas à realidade? Assim, delineia-se o objetivo geral de compreender o potencial comunicativo de fotorretratos, na relação com o conceito de rostidade, bem como os seguintes objetivos específicos: tratar a fotografia, como uma imagem técnica, de acordo com o pensamento flusseriano; delinear um percurso para decodificação da fotografia, na perspectiva de Flusser; tratar do conceito de rostidade, do ponto de vista de Deleuze e Guattari, bem como explicitar aspectos comunicativos engendrados nesses fotorretratos, à luz desse conceito, que levem o intérprete a elaborar críticas à realidade. Para tanto, as estratégias metodológicas envolvem documentação indireta, com pesquisa bibliográfica; decodificação de fotorretratos, aplicando estratégias advindas do pensamento flusseriano e aprofundadas a partir do conceito de rostidade. Compõem o corpus da pesquisa cinco fotorretratos criados por Richard Avedon, que constam no livro Richard Avedon Photographs 1946-2004, de 2007. Entre os resultados, ressaltamos que os fotorretratos analisados reavivam questões políticas e imagens construídas e cristalizadas pelas mídias, no entanto, não propiciam crítica à realidade. Elas não vão além do dispositivo muro branco/buraco negro, o que, portanto, não contribui para a transformação da realidade. Essa pesquisa é relevante, de um lado, por resgatar a memória do fotográfico, ao abordar o processo de produção de Richard Avedon; de outro, por refletir sobre a relação entre fotorretrato e rostidade, enquanto dispositivo. Assim, por envolver a produção e a análise de fotografia, a pesquisa é aderente à linha de pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos.