Navegando por Assunto "Gestão ambiental"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseDesastres naturais e tecnológicos: proposta de um modelo de gestão de riscos e proteção da infraestrutura crítica municipal(2023) Killian, Mário SérgioNo Brasil, o acelerado processo de urbanização, o crescimento desestruturado das cidades, a ocupação de áreas impróprias, aliados ao fenômeno das mudanças climáticas em progressão, vem aumentando as situações de perigo e dos níveis de riscos, trazendo desafios de grande complexidade, tais quais os relacionados à proteção da infraestrutura municipal, como as instalações de tratamento de água e de esgoto, hospitais, postos de saúde, escolas, entre outras, que possuem importância estratégica para a manutenção e qualidade de vida das pessoas. A inexistência ou ineficiência de mecanismos de prevenção e de alerta, a falta de conhecimento e de divulgação de informações e percepção dos riscos, a capacitação deficiente de atores para uma resposta imediata, a incapacidade do poder público em gerir aspectos de governança em planejamento territorial, instalações de infraestruturas e sistemas municipais com manutenção e capacidade deficientes, combinados com a variabilidade e incertezas em estimativas de riscos produzem cenários preocupantes. A instituição da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, em 2012, passou a exigir dos municípios ações de gestão de riscos que transcendem sua capacidade técnica e seus limites territoriais, suscitando revisão de suas políticas públicas. Em busca de contribuir com a melhoria deste cenário, o presente estudo desenvolve um conjunto de propostas para a gestão de riscos e proteção da infraestrutura crítica municipal, onde se vislumbra um aumento na objetividade das ações de proteção, cujas técnicas e procedimentos atuais, genéricas, não se aprofundam nessa questão. O trabalho identificou que a maior parte dos estabelecimentos municipais, não possui planos para situações de ocorrência de eventos naturais perigosos e desastres. As propostas apresentadas recomendam que os gestores públicos identifiquem e estabeleçam prioridades na prevenção e mitigação de riscos para o desenvolvimento de estratégias de proteção, aumento da resiliência e manutenção da sua infraestrutura crítica, servindo de um modelo que poderá contribuir para melhoria das ações dos municípios no cumprimento das políticas e diretrizes de sua competência.
- DissertaçãoEconomia circular: uma proposta de estrutura para mapeamento de estratégias circulares em estudos de casos(2021) Zalewska, Osvaldo LuizEste trabalho tem como finalidade proporcionar à comunidade acadêmica e profissional um alerta sobre a limitação do capital natural disponível e oferecer um olhar sobre a capacidade da Economia Circular (EC) de reduzir as consequências da pegada ecológica. A Revolução Industrial iniciou-se sob uma perspectiva de matériaprima disponível abundante e aparentemente infinita criando o sistema linear de produção e consumo, ou seja, extrair, manufaturar, utilizar e descartar. Ao se deparar com o capital natural como finito e limitado o sistema linear produz o risco de ocorrências sociais, ambientais e econômicas indesejáveis. A Economia Circular - EC é um conceito que agrupa diversas escolas de pensamento anteriormente voltadas para o fechamento do ciclo dos materiais preservando o seu valor material e energético e reduzindo a extração de materiais virgens da natureza. Nota-se a intensificação em nível global do interesse corporativo, governamental e acadêmico na transição do modelo linear para o circular particularmente pelo potencial que a EC mostra como alavanca rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável concordados no âmbito da ONU. Vários agentes econômicos, particularmente na União Europeia, estão direcionando seus investimentos prioritariamente para iniciativas circulares na reconstrução da economia pós pandemia COVID-19. Alguns países, como por exemplo os Nórdicos, já viabilizaram alto grau de circularidade incluindo cidades inteiras a partir do investimento em uma consciência coletiva bem orquestrada capaz de mudar costumes em favor do bem comum. Um ponto em comum encontrado na literatura, e nos casos observados, independentemente de localização, cultura ou extrato social é que adotar os conceitos da EC exige mudança de modelo mental individual e coletivo, dos consumidores aos gestores públicos ou privados. Infere-se que a quebra de paradigmas sobre o comportamento de produção e consumo capaz mobilizar a sociedade ao engajamento da EC se dará pelo caminho da formação e informação. A EC se apresenta como uma possível alternativa uma vez que combina de forma holística e sistêmica diversas escolas de pensamento da sustentabilidade com capacidade para desvincular o crescimento econômico do uso de recursos e do impacto ambiental e abrindo caminho para uma recuperação sustentável. Não só contorna os impactos negativos da economia linear, mas representa uma mudança sistêmica que constrói resiliência a longo prazo, gera oportunidades de negócios e econômicas e proporciona benefícios ambientais e sociais
- DissertaçãoGestão de automóveis final de vida no Estado de São Paulo: um modelo de reciclagem, reuso e destinação sustentável(2015) Barbosa, Milton AugustoEssa dissertação na área de Processos Tecnológicos e Ambientais tem foco em um Sistema de Gestão de Automóveis Final de Vida (AFV) para o Estado de São Paulo. A justificativa da pesquisa tem base na Lei Federal de Política Nacional de Resíduos Sólidos, na Lei Estadual dos Desmanches, na quantidade de automóveis inservíveis nos pátios do DETRAN e na melhoria da sustentabilidade da cadeia automotiva. Assim, o objetivo dessa dissertação é apresentar os indicadores de gestão dos Veículos Final de Vida (VFV) em Portugal, apresentar os processos de reciclagem, reuso e destinação dos materiais AFV nas empresas do Brasil e propor um Sistema de Gestão Automóveis em Final de Vida (AFV) para o Estado de São Paulo, pois observa-se uma lacuna após o fim do uso do automóvel. A metodologia aplicada foi uma pesquisa exploratória na Gestão de VFV de Portugal, entrevista estruturada nas empresas de reciclagem do Brasil e a proposta de um Sistema de Gestão AFV para o Estado de São Paulo. O resultado conclui que as empresas do Brasil conseguem atuar na reciclagem dos materiais e argumentam a necessidade urgente de um modelo prático de desmontagem reversa AFV em um único local, para realizar de forma eficiente a reciclagem de materiais, reuso de peças através de um canal de distribuição e destinação sustentável diminuindo as quantidades colocadas nos aterros e obtendo maior eficiência na desmontagem afim de diminuir o número de automóveis inservíveis nos pátios do DETRAN.
- DissertaçãoO papel da comunicação na cultura ambiental das indústrias de Sorocaba(2009) Mendonça, Paulo Ricardo deSorocaba vem a cada dia se destacando na esfera estadual e federal. É, sem dúvida, uma das cidades que mais crescem no Brasil em termos industriais, somando-se aproximadamente 1700 instaladas em 2009. Neste contexto, vários tópicos são importantes. Neste trabalho foi abordado o papel da comunicação na cultura ambiental das indústrias da cidade, traçando um paralelo da importância e influência da comunicação local na mudança da cultura ambiental das indústrias. Hoje com a globalização, as redes de comunicação e satélites nos transmitem informações sobre os acontecimentos no mundo inteiro e em tempo real - a velocidade é a palavra da vez. Esta comunicação nos permite tomar conhecimento sobre problemas diversos e dentre eles os de conotação ambiental, envolvendo o homem e a natureza em nossa cidade e no mundo. A questão da comunicação bem como da cultura ambiental foram estudadas através de pesquisa quantitativa de campo, buscando demonstrar, através de indicadores específicos, o cenário comparativo da cidade em 2005 e 2009. O resultado é bastante expressivo, demonstrando um aumento de 13% em apenas 4 anos, do número de empresas com Sistema de Gestão Ambiental. Também nesta pesquisa, as indústrias externaram a importância da comunicação na alteração do modo de pensar e de guiar as estratégias de conduta, perante as questões ambientais. Cerca de 84% ratificaram esta importância.