Navegando por Assunto "Gestão do conhecimento"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA ressignificação da biblioteca universitária: uso de espaços educativos em instituições de ensino superior de Sorocaba/SP(2024) Rosa, Ana Claudia MartinsEsta dissertação de mestrado tem como foco o espaço físico e as ações educacionais da biblioteca universitária como locus de ensino. A intenção é analisar o espaço físico da biblioteca universitária na perspectiva do novo paradigma da biblioteca física como espaço ativo de aprendizagem e suas funções multivariadas sob a perspectiva do bibliotecário. A pesquisa é baseada em revisão bibliográfica, livros, artigos científicos, teses e dissertações, além de entrevista com bibliotecários de instituições de ensino superior de Sorocaba-SP. A pergunta norteadora é: Que espaços e profissionais são necessários para que a biblioteca universitária seja dedicada à convivência e à troca de experiências para a comunidade local? Com as mudanças significativas nos últimos anos, observa-se que a biblioteca universitária é muito mais que emprestar livros. Elas funcionam como um espaço de lazer e entretenimento, promovendo ações culturais, eventos, networking e coworking, sendo consideradas espaços de convivência e de troca de experiências pela comunidade local. Assim, é necessário refletir se esses espaços e profissionais estão preparados para este novo momento. Como justificativa,acredita-se que a biblioteca universitária possa contribuir para a inserção do aluno no mercado de trabalho, visto que pode ajudar a desenvolver competências relevantes a a fim de auxiliá-lo a entrar e manterse no mercado de trabalho. Para esta pesquisa foram utilizados autores das áreas de biblioteconomia e de educação escolar com foco no ensino superior.
- TeseEducação superior e ENADE: mineração de dados como ferramenta para gestão(2019) Moreno, Rafael Fernando de MoraesEste trabalho tem como foco a Avaliação da Educação Superior, tendo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) como fonte de dados para análise do período de 2004 a 2014. Ano após ano, o ENADE foi se reconfigurando, dificultando a utilização de seus dados devido à falta de padronização. Assim, nesta pesquisa se colocam as seguintes indagações: a) quais as implicações destas mudanças quanto à geração de informações confiáveis para a gestão acadêmica? b) como fazer uso dos dados do ENADE para tomada de decisão e/ou auxílio na gestão das Instituições de Ensino Superior (IES)? Para tanto, este trabalho identificou e analisou as alterações existentes nos microdados do ENADE e as dificuldades que essas alterações apresentam quanto ao seu uso na gestão da Educação Superior. A mineração de dados foi utilizada como técnica para possibilitar a identificação de padrões e informações regulares, porém, ocultas no conjunto dos dados do ENADE. Como resultado, foram identificados padrões existentes nos microdados, destacando variáveis comuns em todos os anos de aplicação, demonstrando assim, que é possível utilizar o ENADE como fonte para a tomada de decisões no âmbito da Educação Superior e, principalmente, na melhoria do processo de aprendizagem dos estudantes.