Navegando por Assunto "Idosos - Educação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoFacebook e terceira idade: a relação dos alunos da universidade aberta à terceira idade da Uniso e as novas tecnologias midiáticas(2014) Santos, Ana Paula dosNesta pesquisa, investiga-se a relação entre os produtos midiáticos contemporâneos e os idosos frequentadores da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Este estudo é dividido em cinco capítulos: no primeiro, introduz-se a temática; no segundo capítulo, procede-se ao levantamento histórico das universidades da terceira idade, com ênfase para a iniciativa da Uniso; no terceiro, aborda-se o histórico da mídia específica para a terceira idade, destacando-se a rede social Facebook a partir dos trabalhos de Castells e Recuero – optou-se por esse recorte a partir do resultado a primeira fase da pesquisa, cuja aplicação de questionário a 300 participantes sinalizou que 84% eram usuários do Facebook –; no quarto capítulo, discutem-se os resultados de um experimento de uso da rede realizado com sete alunos da Universidade da Terceira Idade da Uniso. Do ponto de vista metodológico, as imagens usadas foram analisadas a partir de roteiro proposto por Kossoy e da técnica de escrita de idealizada por Lima . Os resultados desta pesquisa sugerem que a inclusão digital potencializa a possibilidade de integração social para esses indivíduos, ampliando as chances de que tenham mais voz e visibilidade social, o que possivelmente resulta no aumento de empoderamento, senso de pertencimento comunitário e autoestima, bem como na qualidade de vida e aproveitamento de oportunidades educacionais e culturais, sobretudo as relacionadas aos produtos midiáticos.
- DissertaçãoNarrativas de idosos sobre a escola: uma leitura freireana(2006) Germano, Márcia Aparecida Luna RodriguesA pesquisa foi realizada com um grupo de oitos alunos com mais de 60 anos, sendo cinco mulheres e três homens, que freqüentam o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos da Universidade de Sorocaba – UNISO, buscando identificar e analisar o cotidiano deles. Dessa forma nos perguntamos, o que aconteceu as pessoas que não tiveram escolaridade no período da vida considerado “regular”? Porque foram excluídos do direito de estudar? Quais são as causas que levaram esses idosos a procurarem a escola? As análises foram realizadas a partir do diálogo com diferentes autores: Paulo Freire (especificamente no que se refere aos conceitos de: leitura de mundo, sujeitos da história e educação escolar); Ecléa Bosi (1994), Simone de Beauvoir (1970), Anita Liberalesso Neri e Sueli Aparecida Freire (2000); para a análise de temas como: velhice, escola e dignidade. A metodologia empregada foi a das conversas do cotidiano (Menegon, 1999), identificando além das questões relacionadas com a escola, as questões de gênero, da opressão, migração e autoritarismo. Nosso objetivo foi procurar identificar como que através do processo educativo, o valor da existência, em que o idoso e a idosa buscam as soluções de seus problemas, para superar as barreiras que o envelhecimento acarreta. Como que eles e elas aprendendo a conhecer seus limites e potencialidades de leitura e de “leitura de mundo”, seus problemas e os da sua comunidade, apropriam-se de sua história e assim tomam decisões e fazem suas escolhas, tendo um envelhecimento com dignidade.