Navegando por Assunto "Inclusão escolar"
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- TeseA aprendizagem da criança com Síndrome de Down no cotidiano da escola regular(2016) Amaral, Lilian PintoA Síndrome de Down (SD), também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é a alteração cromossômica mais frequentemente observada em recém-nascidos, tendo uma incidência de 1 em cada 660 nascidos vivos. Está associada a uma gama de fenótipos e alterações neurofisiológicas, mas a principal e mais incapacitante é a deficiência intelectual. O objetivo desta pesquisa foi identificar e interpretar possíveis dificuldades e facilidades presentes no cotidiano escolar da criança com SD, em relação à sua aprendizagem. A investigação se deu no ensino fundamental I, nas redes regular de ensino da cidade de Sorocaba. A abordagem metodológica escolhida foi qualitativa e os dados foram interpretados com base no Paradigma Indiciário, proposto por Ginzburg (1989), que permitiu o levantamento de indícios a partir das entrevistas semiestruturadas com as famílias das crianças, professores e com as próprias crianças, e das observações das crianças no cotidiano escolar. Achados demostraram que tanto as condições educacionais, como as práticas pedagógicas e os aspectos da dimensão afetivo-social interferem na aprendizagem dessas crianças. As entrevistas com pais, professores e alunos revelaram comportamentos e atitudes inadequadas que comprometem o desenvolvimento e o crescimento das crianças com SD. As observações de campo permitiram comprovar incoerência entre o discurso e as ações propriamente ditas. Concluiu-se que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para que uma aprendizagem de qualidade seja alcançada, e que as políticas públicas inclusivas existentes não são suficientes e não se sustentam com ações e atitudes isoladas, de um professor ou de uma escola, pois requerem respostas às questões educacionais cotidianas e contemporâneas.
- DissertaçãoA inclusão das pessoas com deficiência: educação no ensino superior brasileiro(2016) Monteiro, Raquel Motta CalegariA pesquisa trata da atenção atribuída pelos docentes universitários às questões sobre a educação inclusiva no Ensino Superior. Tem-se por objetivo reunir e interpretar a esparsa legislação que rege o tema, praticamente silente na defesa da educação inclusiva e argumentar – como metodologia jurídica – sobre os embates entre os problemas e as limitações do sistema jurídico. Abarca-se o desafio da profissão docente, conhecendo e evidenciando as fronteiras entre a produção do ensino e da pesquisa e a prática educacional no âmbito da educação especial, através de análise das normas vigentes. Busca-se analisar o que muda, ou não, na prática docente, identificando se esses saberes têm contribuído para a prática pedagógica e para o crescimento pessoal/profissional desses professores que trabalham ou trabalharam com alunos de educação especial no Ensino Superior. Assim, nesta dissertação se investiga um dos vários aspectos que envolvem o complexo tema da Inclusão. O respeito às diferenças, nesse caso, estaria colaborando para que a situação política-econômica-social permaneça estável e imutável.
- DissertaçãoAltas habilidades/superdotação e os cotidianos escolares : políticas, pesquisas e trajetória(2024) Haring, Fátima Goreti BorgesEste trabalho discute a importância de abordar as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto escolar, explorando os cotidianos escolares e a produção de espaçostempos como formas de resistência e transformação. Inicialmente, apresentase o contexto político das políticas educacionais relacionadas às AH/SD, seguido de uma análise do conceito de inteligência e das diferentes abordagens teóricas sobre o tema. Em seguida, o estudo explora as definições de AH/SD, destacando a evolução conceitual e terminológica na literatura. Também se verifica como o conceito de “cotidiano” é abordado em artigos, teses e dissertações, examinando as relações e desafios diários que emergem no ambiente escolar. O foco recai sobre a prática cotidiana, não como um entendimento hegemônico, mas a partir das experiências diárias, buscando compreender suas contradições e incertezas, especialmente na experiência em sala de recursos com alunos com AH/SD. Como suporte teórico, utilizam-se referências dos estudos sobre cotidianos escolares, em uma perspectiva inclusiva, aplicando uma abordagem documental baseada na busca e seleção de pesquisas acadêmicas relacionadas ao cotidiano escolar nas AH/SD. Ademais, discute-se as ambiguidades que a legislação brasileira pode gerar ao associar essas condições a termos vagos, como “super-homem” e “alto poder”. O trabalho conclui destacando a necessidade de aprofundar o debate sobre AH/SD no ambiente escolar, propondo a reflexão sobre os caminhos já conhecidos, o reconhecimento de seus limites e a exploração de novas rotas, ressignificando as experiências e aprofundando-se nos cotidianos além das visões superficiais. A pesquisa expressa também a indignação diante da ausência de políticas públicas que efetivamente implementem as leis, comprometendo a garantia dos direitos dos sujeitos com AH/SD e gerando contradições com as ações desenvolvidas até o momento.
- DissertaçãoO processo de inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular : o que nos dizem as pesquisas brasileiras?(2023) Leitão, Andréia MarquesAs políticas para a inclusão da pessoa com deficiência no sistema escolar representam grandes avanços para o sistema educativo brasileiro. Contudo, elas colocam importantes desafios para professores, equipe de diretores, alunos e pais. Nos últimos anos, diversas pesquisas têm sido orientadas a descrever e analisar as múltiplas dificuldades enfrentadas pelos diferentes atores educacionais assim como para documentar práticas pedagógicas bem-sucedidas que favoreçam a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular. Nesse quadro, a presente pesquisa busca responder à seguinte pergunta norteadora: o que nos dizem as produções brasileiras dos últimos 10 anos sobre como vem acontecendo o processo de inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns de escolas regulares da Educação Básica? Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi compreender, nas produções cientificas brasileiras dos anos de 2011 a 2021, como vem se desenvolvendo o processo de inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns de escolas regulares da Educação Básica. Com essa meta, foram traçados dois objetivos específicos. Em primeiro lugar, identificar, nas produções cientificas, quais práticas pedagógicas são desenvolvidas no cotidiano escolar para favorecer a inclusão de pessoas com deficiência em classes comuns de escolas regulares da Educação Básica. Em segundo lugar, descrever as dificuldades e as potencialidades vivenciadas por professores, alunos com deficiência e pais no processo de inclusão apontadas pela literatura. A pesquisa é fundamentada teoricamente pelos documentos normativos produzidos na história brasileira que marcaram o estabelecimento da educação inclusiva no Brasil assim como nas conceitualizações da problemática neles contidas, dando destaque para o contraste integração/inclusão. A investigação é do tipo estado da arte visando desenvolver um balanço do conhecimento já produzido na área e evidenciar questões ou temáticas em aberto que demandam novas investigações. Para constituir o corpus da investigação foi utilizado o Portal de Periódicos da CAPES do qual foram selecionados 24 artigos revisados por pares e publicados nos últimos 10 anos que tratavam a temática. Eles foram analisados em termos quantitativos revelando, principalmente: a prevalência de estudos qualitativos focados nos alunos com deficiência e/ou nos docentes, o predomínio de estudos com foco no processo de inclusão de alunos surdos/mudos ou com Transtorno do Espectro Autista e a ausência de pesquisas centradas nos alunos com deficiências físicas, auditivas ou múltiplas. Ademais, foi desenvolvida uma análise qualitativa dos artigos o que permitiu criar cinco categorias em função dos objetivos principais dos trabalhos: atuação do professor e sua atuação em relação à educação inclusiva, experiências dos pais de alunos com deficiência, o currículo na perspectiva inclusiva, experiências de inclusão bem-sucedidas de inclusão e desafios para a educação inclusiva. A pesquisa revelou que muitas práticas que favorecem a inclusão estão apoiadas no trabalho desenvolvido em equipes dos quais participam diversos profissionais ou no estabelecimento de parcerias entre escola e família. Assim, o estudo mostra que a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular não pode ser assumida de maneira individual. Ela requer a colaboração dos distintos atores envolvidos e o estabelecimento de políticas públicas que garantam a formação docente e os recursos necessários.
- DissertaçãoO transtorno do espectro autista nos/dos/com os cotidianos escolares : uma experiência autoetnográfica em memórias, artefatos e cartas(2024) Bastida, Érica Monteiro NunesA inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é tema de relevância crescente na educação contemporânea, especialmente quando se considera a trajetória de luta de mãesprofessoras. Esta dissertação investiga esse processo por meio de memórias, artefatos educativos e cartas, destacando a experiência da mãeprofessora na inclusão dos filhosestudantes e estudantes com TEA. A pesquisa adota a autoetnografia como metodologia, um método autorreflexivo que permite à autora examinar suas experiências pessoais e profissionais. Vinculada à linha de pesquisa “Cotidiano Escolar, Práticas Educativas e Formação de Professores”, a autoetnografia se torna uma ferramenta crucial para descrever e analisar a prática docente e materna na inclusão de filhosestudantes com TEA. A pergunta norteadora que guia esta pesquisa é: como a narrativa de uma mãeprofessora na luta pela inclusão pode contribuir para o emergir do direito ao acesso, permanência e aprendizado de estudantes com TEA na escola? O objetivo geral consiste em apresentar a trajetória autobiográfica da pesquisadora, evidenciando experiências narrativas que permeiam sua luta pela inclusão em diferentes contextos. Os objetivos específicos incluem: a compreensão do conceito de TEA, seu histórico e impactos sociais; a conceituação da autoetnografia como uma metodologia pertinente; e a reflexão sobre a luta pela inclusão, utilizando memórias, artefatos educativos e cartas como eixos centrais de análise. A pesquisa visa integrar material científico que possibilite comparações e análises que possam beneficiar o trabalho de educadores e famílias, servindo como um recurso para futuras iniciativas voltadas à inclusão no cotidiano escolar. A utilização de artefatos na promoção da inclusão é interpretada como uma forma de “(re)existência” e subversão das normas convencionais do cotidiano escolar. Na dissertação, destaca-se que a inclusão escolar deve ser compreendida em um contexto amplo, onde as práticas pedagógicas se entrelaçam com questões sociais e econômicas, exigindo uma educação justa e equitativa. Esse processo contínuo requer adaptação de métodos pedagógicos, valorização das subjetividades e acolhimento da diversidade. Nesse sentido, propõe-se verdadeiramente a “filosofia da presença”, que busca garantir uma presença significativa e engajada no ambiente escolar, crítica à superficialidade frequentemente associada ao termo "inclusão". Ela valoriza o encontro entre diferentes, promovendo a diversidade e a transformação das práticas pedagógicas para atender às necessidades individuais de cada estudante. A importância de reconhecer e valorizar o conceito de “diferente” no contexto educacional reside na capacidade de promover uma sociedade mais equitativa e inclusiva. O “diferente” deve ser encarado não como uma barreira, mas como uma oportunidade de enriquecimento mútuo e de rompimento com a padronização educacional. Por fim, ao enfatizar a relevância da diversidade como um recurso fundamental para a inovação pedagógica, a dissertação propõe que a educação reconheça e valorize o “diferente” como ponto de partida para o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e emocionais, promovendo uma cultura de respeito e equidade, alinhada aos princípios de justiça social e inclusão.