Navegando por Assunto "Inovações tecnológicas - Aspectos sociais"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoCidades inteligentes : desenvolvimento e implantação de estação meteorológica na Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba(2024) Silva, José Luiz daSensores são instrumentos vitais para a coleta de dados e o monitoramento de vários aspectos do ambiente urbano. Este estudo destaca a crescente importância e as diversas aplicações dos dispositivos de sensores, sendo utilizado em cidades inteligentes. A implementação desses sensores tem se tornado cada vez mais comum em escala global, sendo utilizados para monitorar condições climáticas, avaliar o solo e em uma ampla variedade de aplicações urbanas. Para validar a proposta de implementar um sistema eficiente de monitoramento climático e ambiental, foi projetada, construída e instalada uma estação meteorológica compacta e automatizada no Campus da Universidade. de Sorocaba, situado na Cidade Universitária Prof. Aldo Vannucchi, Rodovia Raposo Tavares Km 92.5, 18023-000, Sorocaba, SP, Brasil. O sistema é composto por sensores que fornecem informações meteorológicas sobre o clima da Cidade Universitária, incluindo umidade relativa do ar, temperatura, pressão atmosférica, radiação solar, índice pluviométrico e velocidade do vento. Os dados são coletados a cada 15 segundos e armazenados no ThingSpeak, uma plataforma online para envio e fornecimento de serviço. Após o processamento, as informações são disponibilizadas aos interessados através do link: http://www.uniso.br/meteorologia. O processo de coleta e processamento das informações foi desenvolvido utilizando um projeto em C++ para a configuração do Arduino/ESP32 e sensores. As tecnologias utilizadas incluem PHP (Hypertext Preprocessor) para a página inicial de visualização do programa e medições, HTML (Hypertext Markup Language), CSS (Cascading Style Sheets) e Javascript. A análise dos dados recebidos e consumidos do serviço ThingSpeak foi realizada utilizando o software Power BI. Para a implementação da interface do usuário e a visualização dos dados coletados, foi desenvolvido um site próprio para visualização rápida e sem necessidade de cadastro dos usuários. Diversas tecnologias web foram empregadas neste processo. O PHP foi usado para desenvolver a página inicial do programa, responsável por exibir as medições coletadas pelos sensores em tempo real. Além disso, HTML foi usado para estruturar o conteúdo da página web, CSS para estilizar e melhorar a aparência da página e JavaScript para adicionar interatividade à página, permitindo atualizações dinâmicas dos dados exibidos. Os dados coletados pelos sensores são enviados para o serviço ThingSpeak, um serviço online que permitiu o envio, armazenamento e recuperação de dados. Esses dados são consumidos e analisados utilizando o software Power BI, uma ferramenta de análise de negócios que oferece insights interativos e recursos de relatórios. Os dados são consumidos utilizando a arquitetura SOA (Service Oriented Architecture) enviados para um site próprio para visualização rápida e são disponibilizados para consumo direto.
- DissertaçãoEducação tradicional para a digital : um recorte do ensino público estadual no município de Sorocaba-SP(2022) Rodrigues, Paulo HenriqueA vida em sociedade é permeada pela tecnologia desde o princípio dos tempos. No que diz respeito à transformação da sociedade e das suas tecnologias, é imprescindível citar a atual, que se desenvolveu em torno de tecnologias atuando não apenas na vida profissional dos cidadãos, como também na vida pessoal, digitalizando processos e automatizando tarefas. Essa transformação leva à necessidade de mão de obra altamente qualificada, gerando novas oportunidades no mercado de trabalho. E para suprir essa necessidade, é importante que a Educação esteja preparada para acompanhar os novos paradigmas que são apresentados, pois é ela que formará o cidadão atuante nesse novo mundo que se descortina. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo mapear as condições estruturais e ferramentais, assim como as formações técnicas e pedagógicas de professores do componente curricular “Tecnologia e Inovação” de escolas públicas estaduais do município de Sorocaba-SP. O estudo foi realizado a partir da coleta de dados feita por questionários para o público citado após palestra de formação desenvolvida para ele. Essa palestra teve como tema o desenvolvimento da sociedade que se transforma a cada geração, trazendo evoluções e fazendo a progressão da própria história humana. Assim, foi apresentada a evolução da sociedade, lançando as bases da transição para a Sociedade 5.0. Os dados coletados foram baseados em questões acerca dos conhecimentos e uso de dispositivos ligados à tecnologia e aos temas desenvolvidos nas aulas das escolas, infraestrutura tecnológica dentro das unidades escolares e da residência dos entrevistados, como eles se atualizam em relação à tecnologia, a visão que possuem em relação ao futuro para a área tecnológica e para a sociedade em geral. Como resultado da pesquisa constatou-se que está havendo uma preocupação por parte desses professores no que diz respeito à tecnologia e o seu futuro na sociedade. Eles demonstraram interesse em conhecer cada vez mais novas plataformas, aliando isso à sua vida profissional, sabendo da necessidade do uso da tecnologia por parte de seus alunos e têm estudado cada vez mais para inseri-la em suas aulas.