Navegando por Assunto "Instituições escolares - História - Sorocaba (SP)"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA gestão da escola municipal "Dr. Achilles de Almeida" de 1951 a 1991(2004) Campos, José Wilson SanchesEste trabalho considera a categoria autoridade na gestão escolar do diretor Milton Marinho Martins na Escola Municipal "Dr. Achilles de Almeida" da cidade de Sorocaba que foi de 1951 a 1991. Usou 0 método da história oral, das análises de imagens e documents escritos para formulação da trajetória dessa gerência escolar e da escola em si. O status da escola, na visão da comunidade e, OS documentos foram analisados na perspectiva dos estudos sobre o imaginário social. As categorias autoridade do fundador e imaginário social do diretor são explicitadas, assim como o método da história oral. A perda da autoridade no campo educacional, também é um fator estudado nesta dissertação.
- DissertaçãoEE Cel. Fernando Prestes: arquivo permanente, memória e história(2007) Silva, Maria Cristina daPela própria dinâmica da escola, a Secretaria produz diariamente uma infinidade de registros sobre a vida acadêmica e profissional dos professores, na forma de históricos escolares, fichas de acompanhamento individual, livros de atas diversos, folhas de pagamentos, diários de classe, etc. esses documentos precisam ser organizados e catalogados. Este trabalho se propõe a organizar o acervo documental da EE Cel. Fernando Prestes e produzir um inventário informatizado destes documentos.
- DissertaçãoGestão escolar, relações estabelecidas entre a direção e o corpo docente do Grupo Escolar Municipal Noturno de Sorocaba (1937-1959)(2004) Falsarella, Luiz CarlosEste trabalho de pesquisa visa analisar as relações estabelecidas entre as duas primeiras gestões da direção com o corpo docente do Grupo Escolar Municipal Noturno da cidade de Sorocaba - SP, voltado ao ensino de jovens e adultos trabalhadores. O recorte temporal foi delimitado entre julho de 1937, data da criação dessa instituição, até fevereiro de 1959, quando finaliza a gestão do segundo diretor. Foram trabalhadas as questões relativas à cultura e forma escolar, analisando o modo como foram administrados os problemas administrativos e pedagógicos durante as relações que cada direção mantinha com o corpo docente, realizando a comparação entre as duas gestões, analisando as semelhanças e diferenças entre as posições de cada diretor na sua respectiva administração. As fontes pesquisadas foram diversas: livros de chamadas, de penalidades, de ponto dos professores, diretores e funcionários, de visitas de inspetores escolares, mas principalmente os livros de atas das reuniões mensais pedagógicas do grupo escolar, estes fomeceram, de forma detalhada, informações valiosas e consistentes sobre a história do grupo escolar e os demais documentos foreceram informações suplementares, auxiliando a sustentação para diversas afirmações colocadas neste texto. Foram consideradas, também, fontes colhidas de entrevistas de sujeitos que fizeram parte do elenco de educadores do grupo escolar, fornecendo informações que, muitas vezes, não puderam ser encontradas nos documentos. Algumas fotos fornecidas ajudaram a compreender como eram mantidas as relações fora das atividades rotineiras, apurando assim a percepção do relacionamento dos sujeitos dentro do espaço da instituição. As investigações realizadas nas fontes forneceram informações para inferir conclusões sobre como foram estabelecidos as relações, no âmbito da instituição, e compreender como essas relações produziram ai uma cultura escolar peculiar no período estudado. O trabalho foi elaborado em quatro capítulos. O primeiro relata como Sorocaba se apresentava no contexto socioeconômico e político, para melhor compreender em que contexto o grupo escolar foi criado e mantido. O segundo capítulo caracteriza o grupo escolar, informando sua trajetória no periodo do recorte temporal de estudo. O terceiro relata a participação do primeiro diretor do grupo escolar. O quarto segue a mesma trajetória do terceiro capítulo, porém relatando a participação do segundo diretor do grupo escolar. Por fim, a conclusão da pesquisa e as considerações finais.