Navegando por Assunto "Jornalismo - Estudo e ensino"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- TeseEducação, alteridade e jornalismo em perspectiva etnográfica(2021) Profeta, Guilherme Augusto Caruso; 1989-Esta tese tem como objetivo refletir sobre a importância de se incluir a temática da alteridade (otherness) no ensino da composição de reportagens jornalísticas, bem como propor diretrizes formuladas especificamente para o ensino da reportagem em cursos de graduação em Jornalismo, de modo a nortear a prática pedagógica de docentes do Ensino Superior nesse campo do conhecimento. O resultado pretendido é o ensino de um ―jornalismo etnográfico‖, por meio de um processo intitulado ―não-método etnográfico para o ensino do jornalismo orientado para a alteridade‖. Este estudo parte de uma pesquisa exploratória focada em três eixos. No primeiro, investiga-se a função social do jornalista na sociedade contemporânea — se intelectual ou se membro periférico da intelligentsia —, incluindo o processo histórico de construção do conceito de jornalismo e a tensão entre o ensino das técnicas e das Humanidades na formação em Jornalismo no Brasil. No segundo, a partir de Stephens (2014), prevê-se que o jornalismo mainstream do presente, eminentemente factual, está em processo de substituição gradual por uma variação mais interpretativa, que irá requerer novas habilidades dos futuros profissionais do jornalismo, incluindo uma reaproximação em relação à Antropologia. No terceiro, observa-se a transição de uma abordagem positivista para uma abordagem social/cultural, que se deu paralelamente na Antropologia e no Jornalismo, e se defende o conceito de jornalismo etnográfico. Por fim, apresenta-se o não-método etnográfico — uma inspiração a partir de Paulo Freire (FREIRE, P., 2018a; FREIRE, P., 2018b) —, que é composto por quatro movimentos: (I) Conceituação e discussões teóricas, (II) Engenharia reversa do texto (aplicada como metodologia ativa), (III), Imersão no outro, (IV) Vivência da prática compartilhada. Esses movimentos são então discutidos em termos de atividades propostas para as salas de aula, de modo que outros docentes possam aplicá-los como parte de suas próprias práticas didáticas cotidianas.
- DissertaçãoTelejornalismo: os objetivos nos planos de ensino(2005) Araujo, José RaulA procura por curso de comunicação aumentou e o número de cursos de nível superior também, cada vez mais o profissional de jornalismo tem responsabilidades na sociedade, pois ainda é um influenciador de opiniões. Neste contexto qual tem sido os objetivos dos cursos de jornalismo, frente ao profissional de telejornalismo que está formando, são preocupações técnicas, éticas, ou ambas. Esta dissertação tem como tema o ensino de telejornalismo, e como objetivo principal, identificar no conteúdo dos planos de ensino, de 28 cursos de Jornalismo no Estado de São Paulo, quais os objetivos propostos para a formação do profissional em telejornalismo. Este estudo foi desenvolvido apresentando a trajetória da TV, o cotidiano do jornalista que atua na televisão, os vários tipos de jornalismo e as possíveis manipulações da notícia, e sua influência na sociedade na construção da opinião pública. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com levantamento dos cursos de jornalismo no Estado de São Paulo, e uma análise de conteúdo sobre os objetivos propostos por 14 planos de ensino. Os resultados apontam para objetivos relacionados ao domínio da técnica, a história da televisão e a ética do jornalismo. O ensino de jornalismo vai além dos planos de ensino, mas os objetivos são as metas que o professor deve ter claramente definida para interferir no processo de aprendizagem de seus alunos.