Navegando por Assunto "Música - Aspectos sociais"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Dissertação"Eu sou da Lyra não posso negar": a educação pela música(2013) Ramazzini, LeandroO contexto contemporâneo, descrito por Zygmunt Bauman, como modernidade líquida, apresenta como consequência de vidas para o consumo, o refugo humano. Pessoas descartadas por não se adequarem as regras do consumismo, sem identidade numa lógica de mercado. Dessa forma, este trabalho utiliza a representação do refugo humano para entender a situação de vida de crianças e ou adolescentes, envolvidos em um projeto social, da cidade de Bragança Paulista/SP.Esta dissertação descreve o projeto social denominado de Orquestra de Metais Lyra Bragança, como uma ação alternativa de educação, através da musicalidade, com o ideário de afirmar a cidadania e a identidade dos participantes enquanto membros da sociedade. Para tanto, foi organizado em capítulos nos quais são apresentadas, as características do mundo contemporâneo, o mundo líquido, as vidas desperdiçadas, demonstrando, também, as possibilidades e ações que podem reverter o processo de desperdício de vidas por meio da educação pela música. Os resultados analisados, mostram mudanças de comportamentos dos jovens com relação à escola, no cotidiano escolar, ganham mais disciplina para os estudos e sentimento de pertencimento a um grupo. A Banda de metais, constituída pelos jovens do projeto Lyra, ganhou destaque e reconhecimento nacional e internacional. O aprendizado de um instrumento musical e o trabalho em grupo realizado no projeto pesquisado demonstrou que esses jovens aprendem cidadania e descobrem na linguagem artístico-musical uma capacidade de expressar e criar uma identidade mais positiva.
- DissertaçãoMetamorfoses na comunicação e na cultura: "Fundamusical Bolívar" : uma revolução(2012) Toffolo, FaigaEsta pesquisa tem como objetivo avaliar a linguagem musical como forma de comunicação, concretizada mediante processos de transformações sociais e culturais em comunidades da Venezuela. Para tanto, ampara-se nas ideias de Flusser, Marcondes Filho, Lotman, Schafer, Contrera, Baitello Júnior, Wulf, entre outros, com os quais se estabelece uma comunicação dialógica, polifônica. O objeto deste estudo ampara-se no trabalho realizado pela “FundaMusical Bolívar”, uma fundação venezuelana, que há 37 anos, vem mudando a vida de milhares de jovens por meio da música. Com o objetivo de mostrar a metamorfose social ocorrida na Venezuela, passa-se por uma detalhada análise descritiva e apoiada ainda na aferição da criação dos vínculos comunicativos, os quais fazem – e esta é a questão basilar do projeto - com que crianças expostas aos riscos sociais alcancem a excelência, e até mesmo a mitificação. Deste modo, são abordados os temas da música como linguagem, cultura e comunicação; o trânsito entre as culturas, ou seja, as trocas culturais; o histórico do projeto El Sistema, seu funcionamento, seu papel social e a formação de vínculos comunicativos entre os seus participantes e a comunidade; o funcionamento da Orquestra Sinfônica Simón Bolívar da Venezuela como mimese cultural, na qual se torna um ideal de vida a ser alcançado e, finalmente, o maestro Gustavo Dudamel como um mito midiático, oriundo da sua atuação junto a El Sistema. Assim, a metodologia utilizada contempla a pesquisa bibliográfica, a descrição histórica, a consulta a fontes como sites e documentários, a pesquisa observatória e participativa, contemplando visita ao projeto em sua turnê pelo Brasil e seu cotidiano na Venezuela, incluindo-se o ministrar aula de Oboé a um dos núcleos e entrevistas com os participantes e dirigentes.
- TeseOs processos afetivos nas narrativas mediáticas : Girls Rock Camp Brasil(2025) Heidemann, VanessaA alegria é um afeto que aumenta a capacidade de agir dos indivíduos, segundo Benedictus de Spinoza. Lugares que promovem a alegria são capazes de gerar mudanças individuais ou sociais? Esta pesquisa propõe compreender se o projeto social Girls Rock Camp Brasil promove o desenvolvimento de um lugar que gera o afeto alegria, causando mudanças individuais e coletivas. O projeto, criado em Sorocaba em 2013, atende a crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos e é organizado e desenvolvido durante uma semana por uma equipe de pessoas voluntárias. Utilizando a música como estratégia, o acampamento propõe o empoderamento feminista. Adoto o método híbrido de pesquisa por meio da pesquisa participante desenvolvida por Cicilia Peruzzo – pois integro a equipe do voluntariado do projeto desde 2017 – e do círculo hermenêutico desenvolvido por Paul Ricoeur para estruturar a tese e interpretar as narrativas analisadas. Para identificar como as pessoas participantes do Girls Rock Camp Brasil são afetadas, utilizo as narrativas mediáticas do documentário Todas as meninas reunidas, vamos lá!, que apresenta relatos de pessoas envolvidas com a criação do acampamento e sua organização, integrantes da equipe de voluntariado, crianças e adolescentes campistas e familiares das campistas. A análise e interpretação das narrativas são utilizadas, pois, dentro da concepção deste trabalho, são capazes de transmitir as experiências e os afetos de quem narra. O conceito de afeto é abordado pela perspectiva de Benedictus de Spinoza, que compreende que o desejo (conatus), a alegria e a tristeza são capazes de aumentar ou diminuir a potência de agir de quem é afetado por eles. A pesquisa justifica-se pelo ineditismo ao utilizar o conceito espinosano de afeto para identificar, na área da Comunicação no Brasil, de que maneira o afeto alegria pode gerar mudanças individuais e sociais. Sua pertinência se dá pela escassez de pesquisas envolvendo as narrativas mediáticas, os afetos e as mudanças sociais no contexto comunicacional. A relevância mostra-se pelo fato do trabalho apresentar resultados socialmente importantes. Por fim, a pesquisa aponta que projetos sociais fomentadores de espaços que geram alegria são capazes de transformar indivíduos e grupos ao aumentar suas potências de agir no mundo, propagando ações que podem resultar em transformações sociais.