Navegando por Assunto "Marca de produtos"
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- DissertaçãoComunicação, marca e novas tecnologias: um estudo do aplicativo TamoJunto e as interações dos fãs nas plataformas digitais da marca Coca-Cola(2014) Ribeiro, AlexandreEsta dissertação tem o propósito de refletir sobre a comunicação das marcas no ambiente digital. Para tanto, apoia-se no referencial teórico da marca na pós-modernidade e nas novas tecnologias emergentes, trabalhando os conceitos, evolução da marca no espaço social e suas abordagens na interação, comunicação com os usuários (consumidores). Aponta-se a importância de pensar a marca e as novas possibilidades que se abrem nesses ambientes, bem como os riscos que podem comprometer a sua legitimidade. Nesse contexto, a relevância da pesquisa reside em contribuir para novas abordagens para gestores de marcas que pensam em investir no ambiente digital. Há, na atualidade, queda de audiência nas mídias tradicionais, em razão da migração para novas mídias digitais, fazendo com que o usuário passe a produzir e compartilhar conteúdos. Com isso, os ambientes que eram tradicionais para a marca fazer sua representação passam por uma crise de atenção. As marcas, por outro lado, têm uma boa oportunidade de personalizar ofertas e contatos por meio das novas tecnologias em canais distintos. O encurtamento de distância entre usuário e marca permite estreitar relacionamento e criar laços afetivos, já que o consumidor, na atualidade, está mais propenso a se engajar em projetos pessoais, uma vez que a marca tem recurso de ofertar e construir mundos possíveis por seu discurso na publicidade. Em razão das mudanças e interações com os fãs e as marcas, o Marketing também muda a sua abordagem, centralizando suas ações no consumidor, que, hoje, é visto como ser humano. Como objetivo principal, está avaliar como o consumidor interage com o aplicativo TamoJunto da empresa Coca-Cola Company e de que forma ocorrem a comunicação da marca, suas interações e como criam proposta de valor nos laços associativos entre a marca e o consumidor. Como objetivos específicos, pretendemos refletir sobre as mudanças, a evolução e o papel das marcas e do Marketing na cultura da convergência.
- DissertaçãoConstrução dos sentidos no universo das marcas: Hello Kitty em foco(2013) Martins, Pedro Luiz Figueira GimenesEsta pesquisa tem como contexto marca e consumo na contemporaneidade, nela consideramos que a marca constrói um contexto significativo em decorrência dos processos comunicativos que engendra por meio dos modos como se expressa, quer seja pela qualidade dos produtos, ou pelos logos, embalagens, slogans ou diálogos com outras marcas e personagens, importa-nos, portanto, nesse universo das marcas no contemporâneo, tratar da marca Hello Kitty. Nosso objetivo geral é compreender o processo comunicativo estabelecido pelas marcas no contexto contemporâneo e os específicos de explicitar aspectos do contexto contemporâneo com ênfase nas relações estabelecidas pelas marcas e pelo consumo; inventariar o percurso da Hello Kitty no universo das marcas; identificar os valores que agrega a outras marcas e explicitar o seu papel no processo comunicativo das marcas, ou seja, delinear o contexto que a interação entre as marcas e Hello Kitty constroem para tais marcas,para tal, valemo-nos de Bauman, Maffesoli, Canclini, Baudrillard e Lipovetsky para tratar de aspectos do contemporâneo e do consumo; Semprini e Aaker e Perez para marcas, bem como análise semiótica de representações visuais da Hello Kitty e da sua imagem em outras marcas, com ênfase na marca MAC. Tratar das marcas e do contexto que elas estabelecem, no caso em diálogo com a Hello Kitty, constitui a relevância dessa pesquisa, uma vez que isso a as insere como objetos de estudo da comunicação num sentido mais amplo, que os aspectos contemplados pelo marketing e pela publicidade.
- DissertaçãoO desvelar da identidade da marca: estudo com embalagens da marca "Jundiá"(2010) Dias, Alex Sandro BenettiEsta pesquisa tem como contexto marca e identidade de marca, o qual a partir do modelo proposto por Semprini, visto à luz da semiótica peirceana, permite que a embalagem seja considerada como uma atualização possível da marca. Conhecer noções de marca e de identidade, bem como compreender a marca como signo são os objetivos gerais dessa pesquisa, enquanto os objetivos específicos são os discriminar os artefatos que podem apresentar a marca aos clientes ou tornar a marca visível; constatar a importância desses para a consolidação da identidade; explicitar a relação entre projeto e identidade da marca, averiguar o potencial significativo de embalagens da marca “Jundiá”, discriminar elementos que contribuem para agregar fetiche ao par produto/embalagem e identificar aspectos da identidade da marca “Jundiá”. Valer-se-á de Aaker, Semprini e Perez como fundamentação teórica para as questões de marca e identidade da marca. Também da semiótica peirceana, notadamente de fragmentos da gramática especulativa - um dos ramos da semiótica ou lógica de Peirce -, e de noções de fenomenologia, com Peirce e Santaella, para tratar a marca e a embalagem como objetos semióticos e, como metodologia, da análise semiótica de embalagens da marca “Jundiá”. A relevância desta pesquisa se deve ao fato de que a compreensão de marca como signo possibilita redimensionar o papel da embalagem para a identidade de uma marca.
- DissertaçãoProcesso de construção da identidade visual da TV Tem: uma análise semiótica dos símbolos da marca(2021) Gonçalves, Mírian NadaliniEsta pesquisa é guiada pela seguinte questão: como se dá a produção de significados dos símbolos da marca da TV TEM, no período de 2003 a 2020, na construção da sua identidade? O objetivo geral que se delineia é o de contribuir para a compreensão do processo de construção da identidade da TV TEM via logotipos do período delimitado. Os objetivos específicos são: refletir sobre o processo de regionalização da televisão no Brasil; identificar as especificidades da TV TEM no contexto regional enquanto afiliada da TV Globo; especificar conceitos de marca, de identidade de marca e suas manifestações; explicitar o logotipo enquanto signo, na perspectiva da semiótica peirceana; avaliar o potencial de significados gerados pelos logotipos da TV TEM e aclarar a identidade da marca TV TEM então construída. Para tanto, a análise será a partir de estratégias advindas da semiótica ou lógica peirceana, nos alargamentos trazidos por seus seguidores: Santaella (2002), Drigo e Souza (2013); a abordagem da marca entendida como signo ou linguagem se fará na esteira de Perez (2004), e, para tratar da cultura-mundo, nos valemos de Lipovestsky e Serroy (2011). Esta pesquisa justifica-se por agregar valor ao conhecimento relativo aos significados inscritos nos símbolos de uma marca, propiciando o avanço de ideias e de interpretações. A relevância social se deve à contribuição para que os produtores de marcas possam redimensionar seus modos de produção; finalmente, torna-se relevante para a área ao contribuir com a leitura mais apurada da imagem, apresentando o potencial da semiótica peirceana para análise de produtos midiáticos relativos à identidade visual da marca.
- DissertaçãoPublicidade e marca: heterorreferência na comunicação a partir da campanha publicitária Câncer de mama/Avon(2013) Gonzaga, Márcia Féldreman NunesEsta pesquisa focaliza, de um lado, o caráter interdisciplinar da comunicação ao buscar a Teoria da Autopoiese de Maturana e Varela, que sustenta a Teoria dos Sistemas de Luhmann. De outro, busca o contexto das marcas e da publicidade. Compreender a heterorreferência na comunicação, a partir do tema “Câncer de Mama” e a marca “Avon”, à luz da Teoria dos Sistemas de Luhmann, constitui o objetivo geral da pesquisa; enquanto os objetivos específicos são os de explicitar as operações pertinentes ao universo das marcas que podem consolidar a heterorreferência, bem como identificá-las nas peças publicitárias e avaliar, com base neste referencial, a contribuição da marca “Avon” para a prevenção do câncer de mama. Para alcançar tais objetivos, autores como Luhmann (2005; 2009), para tratar da teoria dos sistemas; Maturana e Varela (1997; 2001), para o conceito de autopoiese, principalmente; Aaker (1998; 2007) e Lipovetsky (2011), para tratar de marca e publicidade, compõem a fundamentação teórica. Realizamos também análises de representações visuais, uma sequência de peças publicitárias referentes aos anos de 2006 a 2012, que mostram o caminhar da campanha do câncer de mama empreendida pela Avon. Dos resultados, enfatizamos que a teoria utilizada permite constatar a ampliação da memória do sistema das marcas e contribuir para a permanência deste, com o consequente fortalecimento da marca, no caso, da marca “Avon”, sem garantia de mudanças das condutas das mulheres em relação à prevenção do câncer de mama. A importância desta pesquisa está na possibilidade de refletir sobre o alcance de campanhas publicitárias com o tema “Câncer de Mama” em sistemas para os quais o tema não é pertinente.
- DissertaçãoPublicidade e sustentabilidade: a proposta do "Itaú" em foco(2015) Leandro, Renata Müller Veiga SãoO contexto da pesquisa, de um lado envolve a publicidade; de outro, agrega o conceito de sustentabilidade. Dele veio a questão norteadora da pesquisa: Como a publicidade engendra o conceito de sustentabilidade, envolvendo a Instituição Financeira “Itaú”? Para responder tal questão delineia-se o objetivo geral de compreender como a publicidade propõe o conceito de sustentabilidade, bem como os objetivos específicos de explicitar aspectos da identidade da instituição, enquanto marca, em suas diversas manifestações e expressões; tratar do conceito de sustentabilidade; explicitar características da publicidade na contemporaneidade e o potencial de sentidos latentes nas peças publicitárias selecionadas, bem como avaliar como o conceito de sustentabilidade está nelas engendrado. O corpus da pesquisa é constituído por peças publicitárias impressas, veiculadas na internet, do período de 2007 a 2012, que foram separadas em três grupos. Compõem o Grupo 1: Dimensão Econômica trinta e três (33) representações visuais que priorizam as relações bancárias com os clientes e que correspondem ao aspecto econômico do desenvolvimento sustentável; no Grupo 2: Dimensão Social alocamos sessenta e oito (68), que tratam de aspectos sociais e culturais, enquanto no Grupo 3: Dimensão Ambiental estão trinta e nove (39) peças, que enfatizam a preservação do meio ambiente e que correspondem aos aspectos ambientais da sustentabilidade. Entre as estratégias metodológicas, além dos critérios de seleção das peças, está a análise semiótica, na perspectiva da semiótica peirceana, de duas peças por dimensão, enquanto as reflexões sustentam-se em teorias sobre os processos comunicacionais e culturais que envolvem marca, publicidade e sustentabilidade, com ênfase no conceito de “cultura-mundo”. Independente de análises do mundo financeiro, sobre o alcance da sustentabilidade do “Itaú”, as peças exibem uma marca em expansão, que firma sua identidade assumindo-se sustentável, em suas três dimensões: Econômica, Social e Ambiental, bem como se mostra sustentável em manifestações da sua identidade, na publicidade. A marca se humaniza por compartilhar deveres com os usuários e se aproxima deles também por propiciar o prazer do dever cumprido, via publicidade. Tratar dos caminhos da publicidade e da marca no contexto contemporâneo, da “cultura-mundo”, envolvendo a sustentabilidade, constitui a importância desta pesquisa.