Navegando por Assunto "Mulheres na educação"
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- DissertaçãoA mulher na educação superior: tendências e trajetórias(2008) Piacitelli, LuciáEste estudo trata da trajetória da mulher até as universidades, suas razões de escolha dos cursos e possíveis contribuições a esta instituição, como se deu a sua escolarização, a sua inserção aos cursos superiores. Há uma breve abordagem de um longo processo de rupturas e conquistas nessa caminhada que envolve várias questões da história. Os dados quantitativos abordados nesse estudo que constroem contornos estatísticos comprovam uma tendência mundial da inserção da mulher nas universidades. Em decorrência disto, também foram observadas as clássicas divisões entre o que se convencionou chamar de áreas mais “femininas”, concentradas nas ciências humanas e em vários cursos da área da saúde, e aquelas ditas “masculinas”, mais presentes nas ciências exatas e nas carreiras tecnológicas. Além da apresentação de estatísticas, relativas ao crescimento da matrícula feminina na educação superior, foram feitas várias entrevistas com o propósito de compreender melhor a condição social dessas mulheres na busca pela escolaridade. Com base nos depoimentos de oito entrevistadas, que cursavam ou tinham concluído a educação superior, foi possível constatar além de expectativas e sonhos, problemas na ordem de recursos financeiros, desigualdades e preconceitos nesse acesso a universidade. Este estudo também tem intuito de ajudar a compreender melhor como a trama da articulação da desigualdade de gênero se produz e se reproduz na sociedade. Ao analisar a trajetória das entrevistadas de diferentes classes sociais, observaram-se mudanças significativas através da graduação, como ascensão na carreira e uma relativa independência social e econômica, desafiando os estereótipos de gêneros, que de fato repercutem na sociedade.
- DissertaçãoMulher negra: trajetórias e narrativas da docência universitária em Sorocaba-São Paulo(2008) Crisostomo, Maria Aparecida dos SantosEsta pesquisa investigou a condição de mulheres negras, docentes no ensino superior em universidades privadas da cidade de Sorocaba - São Paulo, no período de 2000 a 2007, através da análise das trajetórias e narrativas de vida, incluídas suas experiências com o trabalho na Educação Superior. Esse trabalho buscou articular as três dimensões do conhecimento: gênero, raça e educação que promovessem a inserção política e ética da mulher negra na Educação do Ensino Superior como docente. A análise dos dados permite afirmar que a condição da mulher negra como professora universitária é de exclusão nesse nível de ensino. Este é um momento oportuno para contarmos as histórias dessas quase invisíveis mulheres negras, professoras universitárias que conseguiram resistir e alçar outros vôos em direção à construção de novas identidades. Contar essas histórias é trazer à baila, trazer à tona uma realidade há muito silenciada. Não importa quanto tempo tenha passado, nós encontramos um caminho. Esta e uma forma de conhecermos essa realidade, problematizá-la, indagá-la. Um olhar atento sobre as trajetórias e narrativas das poucas mulheres negras, professoras universitárias da cidade de Sorocaba - São Paulo, desvela uma história de neo-rascismo brasileiro. À medida que a mulher negra se fizer mais presente na universidade em posições sociais e profissões em que antes não lhe era permitido, promoverá transformações nas expectativas da sociedade. A mudança dos espaços ocupados produz novas identidades a essas mulheres, identidades mais diversificadas e com novos modos de existência e representações capazes de humanidades mais plenas e sociedades plurais.