Navegando por Assunto "Pandemia COVID-19, 2020-"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Monografia / TCCO aumento do uso de benzodiazepínicos no tratamento da ansiedade decorrente da pandemia do Coronavírus(2023) Roberto, João Marcos; Silva, Julia Cristina daIntrodução: O isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo na saúde mental e no bem-estar psicossocial da população, onde notou-se o aumento crescente do uso de benzodiazepínicos. Objetivo: Compreender os riscos relacionados ao uso indiscriminado de benzodiazepínicos associados ao aumento da ansiedade e dos problemas psicológicos decorrentes da pandemia de COVID-19. Metodologia: Este estudo se trata de uma revisão de literatura descritiva. Resultado: Pesquisas indicam o aumento na dispensação e venda de benzodiazepínicos durante a pandemia, tais como, alprazolam, bromazepam, clonazepam, diazepam e lorazepam. Conclusão: Embora eficaz no tratamento de diversos transtornos, é fundamental que o uso dos benzodiazepínicos seja feito de forma racional e controlada, pois quando usados a longo prazo ou de maneira irracional, podem causar efeitos indesejados.
- DissertaçãoPercepções do discente no ensino remoto durante o período pandêmico e impactos em sua motivação: um estudo em uma instituição de ensino superior do município de Tatuí/SP(2022) Rosa, Lilian Faustino daEssa pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade de Sorocaba (Uniso), inserida dentro da linha de pesquisa Educação Superior, trata das transformações ocorridas a partir do início do ano de 2020, especificamente na educação superior, em razão da pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionada ao novo coronavírus, que assolou o Brasil e o mundo, fazendo com que medidas de isolamento social fossem impostas, o que resultou no fechamento das Instituições de Ensino Superior. Nesse contexto, o objetivo geral desse estudo é verificar, pela visão dos estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior localizada no município de Tatuí/SP, como se desenvolveram as aulas remotas durante o momento pandêmico, bem como identificar aspectos que podem ter impactado ou não na motivação desses estudantes. A delimitação do estudo foi realizada por meio de dois critérios: 1) temporal, tendo em vista que a pesquisa abrange o período da crise mundial imposta pela pandemia do novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, causador da infecção respiratória aguda COVID-19; e 2) espacial, sendo que a pesquisa foi aplicada aos estudantes universitários de dois cursos superiores de graduação de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista. Em relação à metodologia, quanto aos objetivos, o estudo foi realizado por meio de pesquisa descritiva e, quanto aos procedimentos, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando-se questionário on-line, aplicado aos discentes de dois cursos superiores da instituição objeto de pesquisa. Como resultado, constatou-se que, frente aos desafios encontrados durante o período pandêmico, 52% dos discentes se mantêm totalmente motivados em assistir e aprender nas aulas remotas e reconhecem que a instituição de ensino se preocupou em oferecer ensino de qualidade, independentemente do método proposto. Um dos pontos que se destaca é a leitura que os alunos desenvolveram quanto aos métodos avaliativos, revelando que 49% dos participantes não se prendem apenas às avaliações habituais e, sim, à avaliação diária, com a participação nas aulas, nos questionamentos e nos debates propostos. Para finalizar, com a condição do ensino remoto no momento pandêmico, docentes, discentes e instituição tiveram de se adaptar a novos métodos de ensino, cuidando ainda mais da motivação dos discentes para os estudos que foram afetados visivelmente depois de várias mudanças advindas do cenário pandêmico, que impôs tantas restrições.
- DissertaçãoRepresentações da casa do brasileiro na propaganda em tempos de pandemia(2022) Aniello, Fernanda Beatriz Wahl da SilvaReconhecida como uma das principais mediadoras sociais da contemporaneidade, a publicidade se revela, assim, potente instrumento de atribuição e construção de sentidos na cultura atual. Partindo desse entendimento e procurando compreender como se deram os processos sígnicos de representação ligados à publicidade no contexto da pandemia da COVID-19, esta pesquisa propõe um questionamento acerca de como a casa – ambiente a que a maior parte da população brasileira se viu limitada nos primeiros meses de 2020 – foi representada pela propaganda brasileira. Que novos sentidos lhe foram atribuídos? Que antigos significados foram reforçados? Quais signos foram manejados para essas construções de sentido? Em termos teóricos, a pesquisa se sustenta no entrelaçamento da antropologia, que busca compreender os significados do morar e do habitar pela perspectiva da cultura; com a semiótica, útil para nos evidenciar a natureza de linguagem que a publicidade tem; e ainda com contribuições teóricas propriamente da comunicação e da propaganda. Para se chegar aos resultados, foram levantados dados históricos e estatísticos sobre o habitar no contexto da pandemia; foi feita uma reflexão a respeito dos impactos da pandemia no comportamento do consumidor; e, por fim, foi realizada a análise do corpus, composto por anúncios publicitários veiculados durante a pandemia, de marcas de abrangência nacional e de diferentes categorias de produtos. Conclui-se, em primeiro lugar, que, mesmo no contexto extraordinário da pandemia da COVID-19, a publicidade manteve seu caráter expressivo, representativo e construtor de valores sociais. De maneira mais específica, notam-se sentidos predominantemente positivos associados ao ambiente doméstico, como segurança, aconchego, família, diversão, apoio e esperança.