Navegando por Assunto "Pandemia COVID-19, 2020-2023"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoFatores acadêmicos e socioeconômicos na permanência estudantil dos bolsistas do Prouni : comparação entre os periodos pré-pandemia de Covid19 e durante o ensino remoto(2024) Prinhorato, Henrique AugustoNas últimas décadas, observou-se um processo de massificação do ensino superior brasileiro, impulsionado, sobretudo, pelos Planos Nacionais de Educação e por uma cesta de políticas públicas de expansão e inclusão, como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Embora a literatura acadêmica reconheça os avanços do Prouni no que se refere ao acesso ao ensino superior, ela também destaca fragilidades relacionadas à permanência estudantil. Além disso, nota-se a carência de estudos que tratem da permanência desses bolsistas no período pandêmico e do ensino remoto. A fim de preencher esta lacuna, este trabalho objetiva compreender os fatores acadêmicos e socioeconômicos na permanência estudantil dos beneficiários do Prouni na Universidade de Sorocaba (Uniso), comparando os períodos anterior à pandemia de Covid-19 e concomitante ao ensino remoto. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico e um survey com 1.227 bolsistas do Prouni ingressantes na Uniso entre 2018 e 2021, obtendo-se 17,85% (n=219) de respostas. Inicialmente, as variáveis foram analisadas de forma isolada, por meio de gráficos e tabelas contingência. Em seguida, foi realizada uma Análise de Correspondência Múltipla, com o intuito de compreender as inter-relações das variáveis e de suas categorias. Os resultados mais relevantes indicam o aumento significativo das dificuldades de acesso às plataformas digitais, pedagógicas, de relacionamento com os colegas, e de material de estudo. As dificuldades psicológicas, porém, mostraram-se as mais relevantes durante o ensino remoto. Dificuldades de transporte, alimentação, financeiras e tempo para estudar diminuíram de um período para o outro. Ademais, notouse que a presença de trabalho e renda e o background socioeducacional privilegiado atuaram como fatores de poucas dificuldades, que diminuíram ainda mais durante o ensino remoto, protegendo e reduzindo a probabilidade de evasão desse grupo. Por outro lado, a ausência de trabalho e renda e um background desprivilegiado atuaram como fatores de várias dificuldades, que se ampliaram durante o ensino remoto, aumentando a vulnerabilidade e a probabilidade de evasão desse grupo. Espera-se que esta pesquisa amplie o conhecimento acadêmico sobre a permanência dos bolsistas do Prouni e subsidie tanto as instituições como os formuladores de políticas públicas na criação políticas de permanência eficazes e direcionadas a esse grupo de estudantes.
- DissertaçãoPandemias contemporâneas : o SARS-COV-2 e a desinformação no Brasil bolsonarista : análise da perspectiva discursiva construcionista(2023) Fonseca, Odailson AlmeidaEm 2020, a humanidade foi marcada por duas pandemias: a do novo Coronavírus (SARS-COV2) e a da desinformação. Uma vez que faltava à informação um direcionamento claro e seguro, norteado pelos procedimentos preconizados pela Ciência, a verdade foi eclipsada pela confusão de fontes e interpretações. Partindo desta problemática, esta pesquisa tem por objetivo compreender como a agência de checagem Lupa buscou persuadir o(a) leitor(a) da falta de veracidade do conteúdo sobre a Covid-19 publicado durante o período de pico pandêmico (março de 2020). A primeira estratégia metodológica constituiu na detecção da autoridade comunicacional no embate da checagem entre as mensagens formais de responsabilidade médicas contrárias às declarações de personalidades públicas, militantes nas redes sociais, e carentes de amparo científico. Para analisar tais declarações, valeu-se do arcabouço teóricometodológico de uma Análise de Discurso de base construcionista, capaz de refletir sobre quais relações sociais são estabelecidas e sustentadas pelos discursos sob investigação. Os autores utilizados como fontes principais são Lupicínio Iñíguez, Mary Jane Spink e John Thompson, entre outros. A estratégia metodológica final consistiu na análise de três materiais publicados durante esse período e selecionados como referência para a avaliação do objeto proposto. Partindo desta reflexão sobre a autoridade e responsabilidade no combate à desinformação, foi analisada a forma de legitimação da veracidade destas posições apresentadas por este órgão comunicacional de aferição e checagem da informação — sobretudo em tempos em que a sociedade se viu diante de um volume incalculável de informações, frente às questões de saúde pública potencializadas ao longo daquele período. A conclusão apontou para a conscientização mais criteriosa da sociedade ao ser confrontada com as informações publicadas – incluindo as próprias agências de checagem.
- DissertaçãoPercepções do discente no ensino remoto durante o período pandêmico e impactos em sua motivação : um estudo em uma instituição de ensino superior do município de Tatuí/SP(2022) Rosa, Lilian Faustino daEssa pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade de Sorocaba (Uniso), inserida dentro da linha de pesquisa Educação Superior, trata das transformações ocorridas a partir do início do ano de 2020, especificamente na educação superior, em razão da pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionada ao novo coronavírus, que assolou o Brasil e o mundo, fazendo com que medidas de isolamento social fossem impostas, o que resultou no fechamento das Instituições de Ensino Superior. Nesse contexto, o objetivo geral desse estudo é verificar, pela visão dos estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior localizada no município de Tatuí/SP, como se desenvolveram as aulas remotas durante o momento pandêmico, bem como identificar aspectos que podem ter impactado ou não na motivação desses estudantes. A delimitação do estudo foi realizada por meio de dois critérios: 1) temporal, tendo em vista que a pesquisa abrange o período da crise mundial imposta pela pandemia do novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, causador da infecção respiratória aguda COVID-19; e 2) espacial, sendo que a pesquisa foi aplicada aos estudantes universitários de dois cursos superiores de graduação de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista. Em relação à metodologia, quanto aos objetivos, o estudo foi realizado por meio de pesquisa descritiva e, quanto aos procedimentos, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando-se questionário on-line, aplicado aos discentes de dois cursos superiores da instituição objeto de pesquisa. Como resultado, constatou-se que, frente aos desafios encontrados durante o período pandêmico, 52% dos discentes se mantêm totalmente motivados em assistir e aprender nas aulas remotas e reconhecem que a instituição de ensino se preocupou em oferecer ensino de qualidade, independentemente do método proposto. Um dos pontos que se destaca é a leitura que os alunos desenvolveram quanto aos métodos avaliativos, revelando que 49% dos participantes não se prendem apenas às avaliações habituais e, sim, à avaliação diária, com a participação nas aulas, nos questionamentos e nos debates propostos. Para finalizar, com a condição do ensino remoto no momento pandêmico, docentes, discentes e instituição tiveram de se adaptar a novos métodos de ensino, cuidando ainda mais da motivação dos discentes para os estudos que foram afetados visivelmente depois de várias mudanças advindas do cenário pandêmico, que impôs tantas restrições.
Item Representações da casa do brasileiro na propaganda em tempos de pandemia(2022) Aniello, Fernanda Beatriz Wahl da Silva