Navegando por Assunto "Poesia brasileira"
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- DissertaçãoA poética de Emmanuel Marinho adentra o cotidiano escolar em Pilar do Sul(2018) Faustino, Rosana MariaEsta pesquisa parte de inquietações vivenciadas no cotidiano escolar, na busca pela reinvenção e pelo entendimento do diálogo que pode ocorrer entre educador/poética/educando, de modo que este proporcione uma prática que reflita movimentos produtores de significados poético-político-estéticos no contexto das aulas de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de Pilar do Sul - SP. Para esses movimentos, a aproximação dos estudantes com a poética de Emmanuel Marinho foi proporcionada, de modo a entender as suas reverberações no cotidiano escolar. O poeta, com seus poemas, textos teatrais e música discute os mais diversos assuntos de maneira muito provocativa. Com a poética de Emmanuel Marinho houve a possibilidade de sensibilização para a leitura e escrita, com (re) leituras de aspectos culturais presentes nos textos e também na sociedade da qual os estudantes fazem parte. E partindo disto, as produções aconteceram no contexto escolar e também fora dele: em oficinas de escrita e produção inventiva tanto com estudantes quanto com os professores; a realização da oficina A poética da escrita no Sesc-Sorocaba, e por fim, a publicação do livro A poética do eu: poemas que nasceram em sala de aula, como consequência do trabalho com a poética e do exercício da poesia no cotidiano escolar.
- DissertaçãoComunicação e uma poética do erotismo: de Hilda Hilst a Eduardo Nunes(2023) Macedo, Tatiana Aparecida Veronezzi deEste estudo tem como questão norteadora a compreensão sobre o modo como o cineasta Eduardo Nunes, em seu filme Unicórnio (2018), comunica a narrativa poética de Hilda Hilst (1930-2004), com enfoque no erotismo. Para tanto, o corpus envolve as obras de Hilda Hilst, O Unicórnio e Matamoros, e o filme de Eduardo Nunes, o Unicórnio, em confluência com fragmentos biográficos da escritora, coletados de uma série de entrevistas organizadas por Diniz (2018), entre outras informações secundárias. A partir das proposituras de Silva (2007-2010), compreendemos o erotismo como uma forma específica de comunicação, apoiando-nos também em Bataille (2021). O objetivo deste estudo é o de discutir como Nunes dialogou com a obra de Hilst, por meio de um processo aparentemente antropofágico. Para responder a esta pergunta, realizamos uma pesquisa bibliográfica, assim como uma análise, na qual se realiza uma leitura do filme, buscando apreender elementos resultantes dos processos dialógicos operados por Nunes, sobretudo a partir dos aspectos eróticos presentes nos textos de Hilda e no filme do cineasta. Assim, consideramos a perspectiva da antropofagia como um possível método (SILVA; PICHIGUELLI, 2020; CASTRO e SILVA, 2022) utilizado por Nunes. A justificativa deste trabalho como contribuição à área da comunicação está em se pensar a poética de Nunes como um processo comunicacional, antropófago, o que significa uma contribuição incremental para o estudo das narrativas midiáticas. Também se justifica por contribuir no debate sobre a importância do poético para os processos comunicacionais, trazendo luzes a uma autora que, por razões diversas, tem sido continuamente negligenciada. Consideramos que Nunes coloca-se como artista-antropófago e nos convida a uma experiência de uma comunicação erótica-antropofágica com Hilda Hilst, por meio da narrativa cinematográfica.