Navegando por Assunto "Professores de educação física"
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- TeseA contribuição do mestrado em educação da Uniso aos professores de educação física(2014) Massari, MaurícioO Programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba – PPGE – existe desde 1996. Desde seu início, vários professores com formação inicial em Educação Física concluíram seus créditos e tornaram-se Mestres em Educação. Inserida neste contexto, a questão principal deste estudo é procurar refletir sobre as contribuições do programa de pós-graduação em Educação da Uniso, mais especificamente o curso de mestrado, para os professores graduados em Educação Física que o cursaram. Alicerçado nos referenciais teóricos da Perspectiva Ecologista de Educação, dos Estudos Culturais e em autores como Mary Jane Paris Spink, Paulo Freire e Nilda Alves (e a ideia de rede de conhecimentos), esta tese realiza, além de elucidar as discussões feitas nas dissertações finais, a temática analisada, os referenciais utilizados e as conclusões a que chegaram, entrevistas semiestruturadas com 13 professores de Educação Física com o perfil que coaduna com o objetivo da pesquisa. As falas dos professores foram analisadas em 7 categorias: “a contribuição do mestrado”, “o mestrado e as práticas cotidianas”, “as práticas sociais”, “práticas culturais”, “a dimensão científica para o campo da Educação Física”, “a Educação Ambiental” e o “cotidiano no/do mestrado”. O programa de mestrado em Educação trouxe aos professores de Educação Física um maior suporte teórico, uma visão de educação contextualizada, alterações nas práticas cotidianas, sociais e culturais, de uma Educação Física contextualizada e como principal reflexão, o entendimento de que Educação Física é Educação.
- TeseO ser professor: narrativas do cotidiano na Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba(2021) Trevisam, KleberComo alguém se torna aquilo que é? Com esta pergunta inicial, a presente tese de doutorado tem por objetivo realizar a reflexão em torno do processo formativo e seu desenvolvimento profissional do discente de Educação Física, na Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba (FEFISO). Como principais referenciais teóricos para o entendimento das narrativas ficcionais presentes, na compreensão do cotidiano e na formação profissional encontram-se os estudos de Peter Spink, Marcos Reigota e Paulo Freire, pois, a partir deles, o refletir sobre o processo formativo do discente no qual a observação do seu cotidiano dentro do ambiente escolar, o olhar e o ouvir do pesquisador se fazem sempre presentes, seja nas lembranças enquanto discente ou enquanto professor. Nas buscas por respostas, estas não são obtidas a partir de entrevistas, formulários ou qualquer outro meio formal, mas, sim, por meio das narrativas decorrentes de encontros informais nos espaços comuns da faculdade, em momentos de sala de aula, quando há posicionamento deles diante de algum fato, e que revelam aspectos particulares deles próprios. De maneira que, ao seu final, a partir da tecitura das respostas às questões iniciais, o “ser professor”, tanto do autor como dos seus alunos, pode ser compreendido a partir das análises presentes no cotidiano da instituição em questão.
- TesePráticas pedagógicas em educação física: diálogos com Paulo Freire(2018) Monteiro, Alessandra Andrea; 1971-Esta tese de doutoramento tem como arcabouço teórico a obra de Paulo Freire, as produções sobre as práticas pedagógicas e sobre as teorias do currículo, especialmente, aquelas que tratam das correntes crítica e pós-crítica, inseridas no cotidiano escolar. O objetivo desta pesquisa é identificar no pensamento dos professores de Educação Física indícios do ideário freiriano sobre práticas pedagógicas que contribuam para a construção da autonomia e da emancipação dos educandos. Também se constitui objeto de investigação a compreensão que os professores têm acerca do trabalho de Paulo Freire, dos Estudos Culturais, do currículo cultural da Educação Física e dos documentos curriculares da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para esse componente. Para as análises e as interpretações dos dados encontrados, busca-se compreender as relações tecidas entre os escritos de Paulo Freire, os referenciais da área da Educação para as práticas pedagógicas, as teorias críticas, com ênfase na pedagogia freiriana e as teorias póscríticas, essencialmente, os Estudos Culturais e o currículo cultural para a Educação Física. O pano de fundo dessa pesquisa é constituído pelas produções sobre cotidiano escolar, inclusive, sobre os estudos no/do/com o cotidiano. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, recorre à observação como técnica para a coleta dos dados em um curso oferecido aos professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação da cidade de São Paulo, lotados na Diretoria Regional de Educação Pirituba-Jaraguá, zona oeste da cidade. O curso foi estruturado em cinco encontros, com duração de quatro horas cada um, e temáticas específicas para cada dia, com a participação de 16 professores. A análise e a interpretação dos dados foram feitas à luz do Paradigma Indiciário, proposto por Carlos Ginzburg (1989) apoiadas pelo referencial teórico que subsidia a tese. Em cada encontro foram levantados sinais nos discursos dos professores sobre temas específicos, pautados no pensamento de Paulo Freire e no currículo cultural da Educação Física, como fios condutores. Obedecendo à rigorosidade flexível do método indiciário, após a descrição das observações e das respostas dadas pelos professores às perguntas elaboradas, esses sinais compuseram os seguintes indícios: as práticas pedagógicas prescritas, a ausência dos conceitos freirianos nas atuações docentes, e o reconhecimento das ideias de Paulo Freire e dos Estudos Culturais sem demonstrar aplicação nas práticas pedagógicas. Constatamos que os professores de Educação Física planejam suas práticas pedagógicas apoiados em currículos prescritos e nos saberes adquiridos durante a formação inicial, mas, ao mesmo tempo, os discursos proferidos nos fornecem indícios de uma busca por ações docentes mais democráticas e críticas, aproximando os educadores da obra de Paulo Freire e também dos Estudos Culturais. Assim, após a interpretação dos indícios gerados, confirmamos que a influência de Paulo Freire na Educação e a convergência de suas ideias com os Estudos Culturais, especificamente, com o currículo cultural da Educação Física, se mostram atuais, e ainda uma alternativa para os problemas e os desafios enfrentados pelos professores no cotidiano escolar.
- DissertaçãoResistências e criações no cotidiano escolar: relatos de experiências de professores na educação física(2014) Gonçalves, Juliana de Souza e AbreuEsta pesquisa tem como objetivo compreender o cotidiano escolar, mais especificamente as aulas de educação física em um CIEP (Centro Integrado de Educação Pública), localizado na região da Baixada Fluminense, no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Com a hipótese que as práticas pedagógicas de aulas de educação física, são práticas de resistências, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, que relatou experiências que mostraram o modo como os professores reagem aos acontecimentos relacionados à falta de materiais, estrutura física, relações de poder entre outras situações cotidianas. Foram realizadas entrevistas com dois professores de educação física do CIEP, registro de campo e observações, além de narrativas de minhas memórias como professora do CIEP. Nas análises de conteúdos, foram elaboradas categorias que relacionaram a percepção sobre a experiência docente e as experiências de resistências e criações. Os resultados apontam para situações em que os professores de educação física pesquisados realizam práticas de resistência com criatividade, em meio a dificuldades socioeconômicas e políticas nas quais a escola está inserida, possibilitando assim, outra maneira de viver o espaço escolar e as relações ali produzidas.