Navegando por Assunto "Professores de matemática"
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- DissertaçãoEnsino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de uma oportunidade de formação docente numa perspectiva multicultural(2023) Almeida, Joana D’Arc deTransformar a escola em um espaço, onde as diferenças sejam reconhecidas como vantagem, e buscar permanentemente por igualdade de condições para o desenvolvimento de pessoas em situação de desigualdade social e cultural são grandes desafios. E isso se torna maior, quando a disciplina a ser ensinada é a matemática, componente comumente reconhecido por ideias abstratas sem nenhuma vinculação com a(s) cultura(s). Contudo, nas últimas décadas, diversas perspectivas dentro da Educação Matemática vêm revelando profundas interrelações entre os conhecimentos matemáticos e os contextos históricos, sociais e culturais. Esta pesquisa se fundamenta em duas delas: a perspectiva da etnomatemática, proposta por D’Ambrosio, e a da enculturação matemática, desenvolvida por Bishop. A investigação parte da hipótese de que são necessárias oportunidades de formação continuada em que tais perspectivas possam ser apresentadas e problematizadas com e pelos professores que ensinam matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições de uma oportunidade de formação docente numa perspectiva multicultural para a formação profissional de professores que ensinam matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram identificar e discutir como as tarefas propostas, durante a oportunidade formativa, promovem reflexões e problematizações sobre a matemática na perspectiva multicultural e sobre o seu ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental; compreender como as interações discursivas entre os participantes do curso, promovem discussões matemáticas e didáticas vinculadas ao ensino da matemática numa perspectiva multicultural; e explorar o papel e as ações das formadoras, principalmente no que tange às suas contribuições para a aproximação e interlocução entre as matemáticas acadêmica, escolar e a das práticas sociais . Adotando uma abordagem qualitativa, o cenário investigativo foi constituído durante um curso de extensão universitária oferecido na Universidade de Sorocaba. Os materiais de análise foram: produções escritas dos professores durante a realização das tarefas, áudio-gravações das conversas grupais e dos momentos de socialização, diário de campo da pesquisadora e fotografias. Os dados foram analisados a partir de uma adaptação do modelo “Oportunidades de aprendizagem profissional para professores”, proposto por Alessandro Ribeiro e João Pedro Da Ponte. A análise revelou que o curso contribuiu para ampliar as concepções da matemática das participantes; promoveu o conhecimento matemático das docentes, estabelecendo vinculações entre as matemáticas acadêmicas, escolar e das práticas sociais; familiarizou as professoras com as principais ideias da Etnomatemática e da Enculturação Matemática; iniciou a construção de uma rede colaborativa, vinculando as docentes com professores da universidade interessados no ensino da matemática na perspectiva multicultural; e possibilitou que as professoras se familiarizassem com tarefas matemáticas que consideram as dimensões culturais da disciplina e que poderão ser utilizadas nas suas salas de aula. Finalmente, a pesquisa revelou que a adaptação do modelo proposto por Ribeiro e Ponte é uma ferramenta potente para a organizar e analisar oportunidades de formação a partir de um enfoque multicultural.
- DissertaçãoProfessores com tecnologias em processo de Lesson study híbrido : conhecimentos e práticas(2025) Oliveira, Paula OdaniOs processos formativos colaborativos centrados na colaboração e na prática letiva dos professores são considerados importantes oportunidades catalisadoras de desenvolvimento profissional docente. A presente pesquisa toma por foco um processo formativo com essas características: um ciclo de Lesson Study desenvolvido por uma comunidade de aprendizagem docente, o Grupo de Sábado. O ciclo contou com a mediação da tecnologia, combinando momentos presenciais e a distância, encontros síncronos, intercâmbios assíncronos e a mobilização de diversos softwares e aplicativos para planejar, implementar e analisar uma tarefa para a sala de aula. A pesquisa busca responder à questão: qual é o papel das tecnologias no processo formativo do Lesson Study Híbrido e como elas contribuem para o desenvolvimento dos conhecimentos necessários para que os professores integrem essas tecnologias em seu ensino? Nesse cenário, os objetivos da pesquisa são compreender o papel das tecnologias digitais ao longo do ciclo, identificando as práticas possibilitadas por cada tecnologia e descrevendo o desenvolvimento dos conhecimentos que possibilitam aos professores integrar a tecnologia no seu ensino. O trabalho adota o construto Seres-humanos-com-mídias e o framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) como perspectiva teórica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adota o estudo de caso como design metodológico. O caso em estudo foi constituído por um grupo de professores e acadêmicos que, dentro do ciclo de Lesson Study desenvolvido pelo Grupo de Sábado, planejaram, implementaram e refletiram sobre uma tarefa centrada na elaboração e interpretação de gráficos estatísticos destinada a estudantes dos 8° e 9° anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas localizadas em cidades no interior do Estado de São Paulo. Os dados coletados incluem videogravações, atas dos encontros realizados, diversas versões da tarefa planejada e dos materiais associados, além do registro do grupo de WhatsApp. Os dados foram analisados de forma indutiva por meio da abordagem de codificação temática. A análise revelou que as tecnologias digitais possibilitaram práticas específicas no desenvolvimento da tarefa. O Google Forms permitiu contextualizar a tarefa, otimizar o tempo disponível e organizar os dados coletados. O WhatsApp desempenhou um papel importante na comunicação entre professores e alunos, viabilizando o compartilhamento de links e QR Codes para acesso aos formulários digitais. O GeoGebra possibilitou a criação de materiais manipulativos. Os navegadores de internet foram utilizados para buscar informações sobre diferentes tipos de gráficos estatísticos. A tela digital favoreceu a comunicação das informações durante as apresentações dos alunos. Além disso, os professores desenvolveram conhecimentos para integrar essas tecnologias ao ensino. Concretamente, eles aprenderam e refletiram sobre a elaboração de formulários digitais, a relação entre as aprendizagens baseadas em experiências manuais e aquelas que incorporam tecnologias digitais e a importância de considerar fatores como infraestrutura, acesso à internet, disponibilidade de equipamentos e características dos alunos no planejamento pedagógico. Ao longo do ciclo de Lesson Study Híbrido, o coletivo avançou no desenvolvimento dos conhecimentos do TPACK, refletindo sobre como as tecnologias podem contribuir para o ensino da Estatística de forma contextualizada e significativa.