Navegando por Assunto "Professores e alunos - Relações"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoO professor, o aluno e as tecnologias da comunicação na sala de aula: oportunidades e ilusões(2011) Feital, Maria Teresa Tabarassi da SilveiraEste estudo procura investigar a importância da existência e da permanência das salas de aula, ainda fundamentais na formação profissional, ética e criativa de estudantes universitários de cursos de formação tecnológica, em um momento que o ensino a distância aparece como uma descoberta revolucionária no aprendizado e “construção do conhecimento” no Brasil. A cada avanço tecnológico (rádio, televisão e Internet) a sociedade atribui aos novos processos comunicacionais uma expectativa educacional gerando questões delicadas na área de interface. É importante o uso das tecnologias atuais na sala de aula para favorecer o aprendizado, mas é preciso saber usá-las e entendê-las. Elas são meios de aprendizado e não o aprendizado, por isso a sala de aula continua sendo um ambiente importante que pode fortalecer e marcar as relações interpessoais no segmento analisado. O real impacto das tecnologias atuais no processo de aprendizagem e na relação entre professores e alunos ainda precisará ser melhor avaliado devendo-se compreender que essas tecnologias, assim como as anteriores, têm limitações. Acredita-se que cabe aos educadores desenvolver práticas pedagógicas que tenham como foco o aluno e suas expectativas, as relações humanas e a integração cultural e não a tecnologia e seus potenciais, mesmo por que a tecnologia disponível hoje deverá tornar-se superada em apenas alguns anos. As observações deste trabalho foram realizadas em uma faculdade, durante o desenvolvimento da disciplina de Comunicação Empresarial, que tinha como objetivo melhorar a comunicação oral e escrita dos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade e Processos Gerenciais Palavras-chave: comunicação, educação, ensino superior, relações humanas, processos comunicativos.