Navegando por Assunto "Psicologia - TCC"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Monografia / TCCA importância da intervenção precoce no TEA: revisão integrativa da literatura(2023) Buzineli, Ana Julia Victória RibeiroA intervenção precoce tem o objetivo de melhorar o bem-estar da unidade familiar, promovendo o desenvolvimento da criança, respondendo às preocupações e necessidades da família. Objetivou-se verificar na literatura as principais intervenções utilizadas em crianças com TEA e identificar os efeitos da intervenção precoce. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura no Periódicos CAPES, Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo, Pepsic e Lilacs, com os descritores: intervenção precoce, autismo e crianças. Os critérios de inclusão foram: artigos dos últimos cinco anos, escritos em português e que apresentavam uma intervenção precoce para TEA. Foram incluídos quatro artigos após os critérios de seleção. Os resultados mostraram que dois dos artigos utilizaram intervenções com a participação dos pais e os filhos. Identificou-se que as intervenções precoces têm um papel fundamental no tratamento do TEA, pois auxiliam no desenvolvimento de habilidades sociocomunicativas, e que a equipe multiprofissional é fundamental no tratamento da criança com TEA.
- Artigo / TCCAcolhimento e apoio psicológico a cuidadores: necessidades e lacunas no sistema de saúde(2025) Pereira, Sara Simone AlvesO cuidado contínuo a pessoas com doenças crônicas, deficiências ou em situação de dependência gera elevados níveis de sobrecarga física, emocional e social para os cuidadores, tornando-se primordial o oferecimento de suporte psicológico adequado. Assim, objetivou-se analisar as práticas de acolhimento e apoio psicológico voltadas a cuidadores, identificando suas principais necessidades e lacunas existentes no sistema de saúde. A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, baseou-se em revisão bibliográfica de artigos publicados em bases como SciELO, PubMed, PePSIC e periódicos especializados em saúde como os seguintes descritores: “cuidadores”, “sobrecarga do cuidador”, “apoio psicológico”, “acolhimento”, “doenças crônicas”, “saúde mental do cuidador” e “suporte social”. Os resultados apontam que, apesar do reconhecimento da importância do cuidador no processo de cuidado, o sistema de saúde ainda necessita de políticas públicas estruturadas que garantam espaços de escuta, orientação e acompanhamento psicológico a estes indivíduos. Observa-se que o acolhimento oferecido pelos serviços de saúde é limitado, concentrado apenas no paciente, negligenciando os processos emocionais da psicologia. Evidencia-se que investir em estratégias interdisciplinares e em programas estruturados de apoio psicológico é indispensável para garantir a saúde mental dos cuidadores e elevar a qualidade do cuidado prestado.
- Artigo / TCCInterfaces entre psicologia e gerontologia(2025) Diniz, Emerson JoséO presente estudo tem como objetivo analisar as interfaces existentes entre o campo da Gerontologia e as práticas psicológicas, sob a perspectiva fenomenológicaexistencial. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica narrativa e descritiva, de caráter qualitativo, com base em artigos científicos obtidos em bases como SciELO, PePSIC, BVS-PSI e BVB-MS, nos últimos 10 anos. Os descritores utilizados forma: velhice, envelhecimento, gerontologia, psicologia, fenomenologiaexistencial, psicogerontologia e práticas psicológicas. A análise dos 14 artigos selecionados revelou uma predominância de abordagens voltadas à promoção da autonomia, à dignidade e à compreensão subjetiva da pessoa idosa, destacando o envelhecimento como fenômeno existencial e relacional. A integração teórica entre autores como Jean-Paul-Sartre, Martin Heidegger e Simone de Beauvoir, foi possível compreender o envelhecer como processo de construção de sentido e transcendência, no qual a velhice não representa o fim, mas a possibilidade de uma nova forma de ser-no-mundo. O estudo reforça a importância da atuação da Psicologia, especialmente em sua vertente fenomenológica-existencial, na promoção do bem-estar, na escura empática e no cuidado humanizado ao idoso. Conclui-se que o diálogo entre Psicologia e Gerontologia contribui significativamente para a formação de práticas éticas e existenciais, que valorizam a singularidade e o sentido da experiência de envelhecer.
- Monografia / TCCLuto simbólico no divórcio: uma revisão sistemática da literatura(2023) Soares, Amanda Vieira Ramos; Xavier, Magda Roberta de OliveiraO divórcio é o fim de uma relação legal e definitiva entre dois indivíduos. Para minimizar os efeitos negativos e adaptar-se a um novo contexto, é necessário entender o comportamento e aspectos emocionais envolvidos. Objetivou-se elucidar como os casais lidam com as experiências do processo do luto simbólico existentes ao longo do percurso do divórcio. O método escolhido foi uma revisão sistemática da literatura utilizando como bases os dados eletrônicos em BVS, Scielo, Pepsic e Capes. Foram selecionados e analisados oito artigos, seguindo o protocolo PRISMA. O sentimento de tristeza é comum no início do processo, mas tende a diminuir com o tempo, enquanto o sentimento de alívio tende a se manter. Os processos de luto simbólico diante da separação podem ser diferentes e gerar mudanças e transformações nos indivíduos. O luto é apresentado como doloroso e intenso, e pode perdurar mesmo após um período extenso de desvinculação afetiva.
- Artigo / TCCTraços borderline na infância e adolescência: um estudo sobre desafios da identificação precoce e diagnósticos substitutivos(2025) Silva, Ana Cláudia Leite; Oliveira, Gabriela Dias Damasio de; Fozzati, Nicole BruniEste artigo tem como objetivo analisar os desafios inerentes à identificação precoce de traços borderline na infância e adolescência, com ênfase nos denominados diagnósticos substitutivos. Utilizando uma revisão narrativa da literatura, foram buscados estudos publicados entre 2020 e 2025 em bases nacionais e internacionais, considerando publicações em português e inglês. Os resultados apontam que, embora traços associados ao Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) possam ser reconhecidos em fases do desenvolvimento infantil e adolescente, o diagnóstico formal antes da vida adulta permanece controverso devido à plasticidade da personalidade nesse período. Destacam-se, contudo, a recorrente atribuição de diagnósticos como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno Opositivo Desafiador a crianças e adolescentes com sintomas similares ao TPB. Ressalta-se a importância de uma avaliação criteriosa e multidimensional para prevenir estigmatização precoce, aprimorar o manejo clínico e promover intervenções preventivas adequadas.