Navegando por Assunto "Publicidade - Aspectos sociais"
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- DissertaçãoPublicidade e comicidade: identidades nacionais em cena(2013) Araujo, Marina Rosa Martins deEsta pesquisa, que tem a publicidade como tema, busca verificar como a comicidade se entretece em peças publicitárias permeadas por questões vinculadas às identidades nacionais brasileira e argentina, bem como avaliar como tal relação pode contribuir para estabelecer diálogos com o outro, a partir de peças publicitárias que trazem à tona aspectos destas identidades nacionais. Para tanto, recortes de cinco peças publicitárias foram analisados na perspectiva da semiótica peirceana e sob o olhar construído com Kristeva (1994) e Todorov (2005; 2010) para a questão do estrangeiro; Bergson (2001), Propp (1992) e Alberti (1999) para a comicidade; Lipovetsky (2007; 2011), Citelli (2007), Trindade (2012), Maffesoli (2001; 2008), Baudrillard (2004) e Santaella e Nöth (2010) para a publicidade, bem como Bauman (2005) para tratar do processo de construção da identidade nacional. Entre os resultados, destacamos que a comicidade bem-vinda à publicidade é a que se vale de certos objetos do riso que provocam o riso bom, capazes de transgredir a ordem social e cultural, mas respeitando limites, ou seja, a publicidade que apresenta a problemática da alteridade de forma sutil, suavizando embates. A pesquisa é relevante por considerar a publicidade, via comicidade, potencialmente adequada para desencadear reflexões sobre conflitos de ordem política e social impostos pelo contato entre coletividades que se identificam também por sua alteridade umas em relação às outras, bem como, com isto, levar as marcas ou produtos a propor sentidos e valores.
- DissertaçãoPublicidade e marca: heterorreferência na comunicação a partir da campanha publicitária Câncer de mama/Avon(2013) Gonzaga, Márcia Féldreman NunesEsta pesquisa focaliza, de um lado, o caráter interdisciplinar da comunicação ao buscar a Teoria da Autopoiese de Maturana e Varela, que sustenta a Teoria dos Sistemas de Luhmann. De outro, busca o contexto das marcas e da publicidade. Compreender a heterorreferência na comunicação, a partir do tema “Câncer de Mama” e a marca “Avon”, à luz da Teoria dos Sistemas de Luhmann, constitui o objetivo geral da pesquisa; enquanto os objetivos específicos são os de explicitar as operações pertinentes ao universo das marcas que podem consolidar a heterorreferência, bem como identificá-las nas peças publicitárias e avaliar, com base neste referencial, a contribuição da marca “Avon” para a prevenção do câncer de mama. Para alcançar tais objetivos, autores como Luhmann (2005; 2009), para tratar da teoria dos sistemas; Maturana e Varela (1997; 2001), para o conceito de autopoiese, principalmente; Aaker (1998; 2007) e Lipovetsky (2011), para tratar de marca e publicidade, compõem a fundamentação teórica. Realizamos também análises de representações visuais, uma sequência de peças publicitárias referentes aos anos de 2006 a 2012, que mostram o caminhar da campanha do câncer de mama empreendida pela Avon. Dos resultados, enfatizamos que a teoria utilizada permite constatar a ampliação da memória do sistema das marcas e contribuir para a permanência deste, com o consequente fortalecimento da marca, no caso, da marca “Avon”, sem garantia de mudanças das condutas das mulheres em relação à prevenção do câncer de mama. A importância desta pesquisa está na possibilidade de refletir sobre o alcance de campanhas publicitárias com o tema “Câncer de Mama” em sistemas para os quais o tema não é pertinente.
- DissertaçãoPublicidade e sustentabilidade: a proposta do "Itaú" em foco(2015) Leandro, Renata Müller Veiga SãoO contexto da pesquisa, de um lado envolve a publicidade; de outro, agrega o conceito de sustentabilidade. Dele veio a questão norteadora da pesquisa: Como a publicidade engendra o conceito de sustentabilidade, envolvendo a Instituição Financeira “Itaú”? Para responder tal questão delineia-se o objetivo geral de compreender como a publicidade propõe o conceito de sustentabilidade, bem como os objetivos específicos de explicitar aspectos da identidade da instituição, enquanto marca, em suas diversas manifestações e expressões; tratar do conceito de sustentabilidade; explicitar características da publicidade na contemporaneidade e o potencial de sentidos latentes nas peças publicitárias selecionadas, bem como avaliar como o conceito de sustentabilidade está nelas engendrado. O corpus da pesquisa é constituído por peças publicitárias impressas, veiculadas na internet, do período de 2007 a 2012, que foram separadas em três grupos. Compõem o Grupo 1: Dimensão Econômica trinta e três (33) representações visuais que priorizam as relações bancárias com os clientes e que correspondem ao aspecto econômico do desenvolvimento sustentável; no Grupo 2: Dimensão Social alocamos sessenta e oito (68), que tratam de aspectos sociais e culturais, enquanto no Grupo 3: Dimensão Ambiental estão trinta e nove (39) peças, que enfatizam a preservação do meio ambiente e que correspondem aos aspectos ambientais da sustentabilidade. Entre as estratégias metodológicas, além dos critérios de seleção das peças, está a análise semiótica, na perspectiva da semiótica peirceana, de duas peças por dimensão, enquanto as reflexões sustentam-se em teorias sobre os processos comunicacionais e culturais que envolvem marca, publicidade e sustentabilidade, com ênfase no conceito de “cultura-mundo”. Independente de análises do mundo financeiro, sobre o alcance da sustentabilidade do “Itaú”, as peças exibem uma marca em expansão, que firma sua identidade assumindo-se sustentável, em suas três dimensões: Econômica, Social e Ambiental, bem como se mostra sustentável em manifestações da sua identidade, na publicidade. A marca se humaniza por compartilhar deveres com os usuários e se aproxima deles também por propiciar o prazer do dever cumprido, via publicidade. Tratar dos caminhos da publicidade e da marca no contexto contemporâneo, da “cultura-mundo”, envolvendo a sustentabilidade, constitui a importância desta pesquisa.
- TesePublicidade social sobre a violência doméstica contra a mulher: a denúncia em foco(2024) Dias, Alex Sandro BenettiA publicidade social envolvendo a violência doméstica contra a mulher é o tema da pesquisa, que é guiada pela questão: como a publicidade social sobre a violência doméstica contra a mulher pode suscitar a piedade de modo extensivo a ponto de ser efetiva em relação à denúncia? Para demonstrar ou não a hipótese de que a publicidade social sobre a violência doméstica não contribui para incitar a denúncia, objetiva se, de modo amplo, compreender como a publicidade social pode incitar a denúncia e, de modo específico, explicitar estratégias para análise de publicidade social e averiguar o potencial de peças publicitárias selecionadas para provocar a denúncia. A metodologia envolve a seleção de uma amostra de interesse com peças de publicidade social sobre a violência doméstica contra a mulher, postas em circulação por órgãos governamentais, de 2019 a 2023, e a análise das mesmas aplicando-se estratégias advindas das ideias de Boltanski, que tratam da política da piedade e do sofrimento a distância, que são as seguintes: a) apresentar dados gerais e objetivos sobre as desafortunadas, no caso, as mulheres vítimas de violência doméstica; b) abranger a pluralidade de situações das desafortunadas, que devem ser reunidas tanto por sua singularidade quanto pelo que há de comum entre elas; c) apresentar imagem de corpos em sofrimento; d) não envolver figuras comunitárias e sim figuras singularizadas, sem cair em subqualificações; e) tornar claro o sofrimento ou os riscos que o denunciante pode enfrentar; f) suscitar emoções e g) não colocar o foco em pessoas como responsáveis pela constituição de uma comunidade de apoiadores. Aspectos da violência, abordados na perspectiva de Chauí; da mulher na sociedade brasileira, com Saffioti, bem como autores que tratam da publicidade social compõem a fundamentação teórica. Dentre os resultados, destacamos que três, entre as sete peças publicitárias da amostra atendem a quatro ou mais das sete estratégias mencionadas, o que permite inferir que menos da metade da amostra têm potencial para suscitar a piedade ou contribuir para que haja denúncia. A pesquisa, vinculada à linha de Pesquisa Análise de Processos e Produtos Midiáticos e ao Grupo de Pesquisa Imagem Midiática, tem relevância comunicacional e social, pois seus resultados se constituem como subsídios para a produção de publicidade social e podem gerar diretrizes para o redimensionamento de políticas públicas envolvendo a violência doméstica contra a mulher.