Navegando por Assunto "Redação de textos jornalísticos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoJornalismo literário e cobertura de guerra: a produção de Dorrit Harazim(2021) Camargo, Bruna EmyEsta pesquisa parte da seguinte questão: quais elementos de jornalismo literário estariam presentes nas coberturas de guerra e/ou conflitos feitas pela correspondente brasileira Dorrit Harazim? Numa tentativa de respondê-la foi montado o corpus com as oito reportagens publicadas pela jornalista sobre o tema – uma sobre a Guerra do Vietnã (1970), uma sobre o golpe de Estado no Chile (1973), uma sobre o conflito na Cisjordânia (1977) e cinco sobre os atentados em Nova York (2001), cobrindo um período de 31 anos. O método de investigação adotado é a análise de conteúdo francesa (BARDIN, 2011), buscando-se por meio dela as três características de jornalismo literário apresentadas por Martinez (2016): apuração; digestão e compreensão do material apurado; e redação em estilo literário. Para tanto, o objetivo principal é contribuir para a compreensão do jornalismo literário produzido por Dorrit Harazim na cobertura de guerras e conflitos no Vietnã, no Chile, na Cisjordânia e em Nova York. São objetivos específicos: a) explorar aspectos da produção de jornalismo literário em coberturas de guerras e conflitos; b) destacar como se deu a participação de mulheres na produção de jornalismo literário em coberturas de guerras e conflitos; c) identificar especificidades na produção de Dorrit Harazim, referentes ao jornalismo literário e/ou ao fato de ser mulher. O quadro teórico desta pesquisa apoia-se nos conceitos de jornalismo literário (BAK, 2011, 2017; LIMA, 2009, 2014; MARTINEZ, 2016) e cobertura de guerra e conflitos (KNIGHTLEY, 1978; SCHELP, 2016), além de diversas reportagens, relatos pessoais e biografias de correspondentes. Com a análise, identificamos em Dorrit Harazim a competência em produzir jornalismo literário em coberturas de guerra e/ou conflitos com as três características aqui listadas: a jornalista faz ampla coleta de dados durante a imersão em campo; as informações são contextualizadas e relacionadas para que fiquem mais claras, revelando domínio da profissional sobre o tema; e a narrativa é conduzida de modo a contar uma história com descrição de cena, inserção de diálogos, utilização de palavras imagéticas e sonoras e humanização de personagens. Esta investigação foi proposta considerando-se a importância em destacar a produção feminina em coberturas de guerras e conflitos; logo, coube ainda elaborar um apêndice para trazer luz às mulheres mencionadas, justificando as muitas narrativas que podem no futuro ser analisadas.
- DissertaçãoJornalismo literário: mais uma forma de narrar fatos e alternativa para a mídia impressa(2012) Lara, Maria Beatriz SalvettiO objetivo da minha pesquisa é levantar a questões de convergência entre Jornalismo Literário e Literatura. A presente pesquisa pretende mostrar as relações entre jornalismo e a literatura, uma situação que se desenvolveu a partir do New Journalism, corrente desenvolvida a partir da insatisfação de alguns jornalistas americanos, diante da forma padronizada dos textos jornalísticos. A minha pesquisa, dividida em três capítulos, relata o trato do Jornalismo Literário com a mídia impressa, por meio de análise de publicações e autores que tenham abordado tal assunto, traçando uma linha de raciocínio que permita uma discussão sobre a influência do Jornalismo Literário nos textos jornalísticos. Esse parece ser um cenário em que mais uma vez jornalismo e literatura acertam seus passos. E as convergências se renovam. O objetivo final é lançar novas luzes sobre esse gênero do jornalismo literário que inspira um talento de raciocínio e a observação dos fatos com técnicas narrativas que ampliam os horizontes do público da mídia impressa.
- DissertaçãoJornalismo longform: uma análise das narrativas do site BBC Brasil sobre o BRICS(2018) Fidelis, Kelly DecaniniEssa pesquisa tem como objeto a produção jornalística do site BBC Brasil, da rede de comunicação British Broadcasting Corporation (BBC), sobre o BRICS - referência ao grupo político-econômico Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As reportagens analisadas foram aquelas publicadas em jornalismo longform, termo utilizado para as reportagens em formato longo, em geral associadas a recursos multimídia, com mínimo de 1.200 palavras, Longhi (2015). O objetivo é examinar se há elementos de jornalismo literário nessa produção. Do ponto de vista metodológico, após a revisão de literatura – que evidenciou que o primeiro artigo científico internacional sobre o tema é de 2008 – delimitou-se o corpus no período entre 2009 e 2017, optando-se por uma reportagem de cada ano (a que continha o maior número de palavras). A análise de conteúdo realizada parte da abordagem de Bardin (2011), buscando elementos dos dez pilares do jornalismo literário na perspectiva de Lima (2009). Os resultados sugerem que o site BBC Brasil, ao retratar o BRICS, não têm a intenção de realizar o jornalismo longform, se considerarmos que este jornalismo teria um texto mais aprofundado, dado o tamanho mais generoso, com recursos multimídia como apontado por Longhi (2015), nem jornalismo literário nos moldes dos dez pilares apontados por Lima (2009). É importante considerar que os jornalistas responsáveis por algumas das reportagens aqui selecionadas, de maneira aleatória, assinaram textos no estilo de jornalismo literário em publicações como a revista piauí!, o que evidencia o conhecimento e o talento para realizar produção mais elaborada. É possível igualmente observar que as pesquisas em jornalismo literário parecem florescer com mais intensidade no Brasil e no exterior (BAK; REYNOLDS, 2011; MARTINEZ, 2016), diferente do que acontece com o jornalismo longform, cujas pesquisas caminham a passos mais lentos.