Navegando por Assunto "Semiótica."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA relação entre palavra e imagem que se descortina no livro didático(2011) Santos, Graziela Soares de ArrudaEsta pesquisa tem como objeto os livros didáticos de Língua Portuguesa, do 5º ano, do Ensino Fundamental, recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação e Cultura. Nosso propósito é investigar como a relação entre palavra e imagem se estabelece nesse suporte, de forma a cumprir a prerrogativa dos Parâmetros Curriculares Nacionais na formação de leitores de múltiplas linguagens e verificar se é explorado, nestes livros, o potencial comunicativo que essa relação pode permitir. Nesse sentido, valemo-nos das reflexões teóricas sobre Comunicação e Imagem, com um breve histórico e reflexões sobre o espaço que a imagem ocupa no pensamento comunicacional, amparados por Gombrich, Durand e Miège. A relação semântica entre palavra e imagem fundamenta-se em Nöth. Ancorados ainda pela classificação das matrizes de linguagem visual e verbal de Santaella, por sua vez alicerçadas nas ideias de Charles Sanders Peirce, empreendemos as análises da relação entre palavra e imagem nos livros didáticos, buscando verificar qual dessas relações predomina: se redundância, dominância do texto ou da imagem, complementaridade ou se discrepância. Refletir sobre a relação palavra/imagem constitui a relevância desse trabalho que, por sua vez, pode despertar a atenção de profissionais da área da comunicação e da educação para o potencial comunicativo das representações visuais que se firmam com a presença da palavra.