Navegando por Assunto "Teoria musical"
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- DissertaçãoComunicação e arte entretecendo a canção(2011) Cardoso, Cadmo FaustoO presente trabalho intitulado “Comunicação e arte entretecendo a canção” tem por objeto a canção Beatriz de Chico Buarque e Edu Lobo. A canção acompanha a trajetória do homem desde seus primórdios e a palavra-cantada tem um papel importante na expressão da cultura, na comunicação e construção da arte desenvolvida pela humanidade. Sabendo-se que a canção é uma linguagem hibrida, que se caracteriza pelo “entretecer” de melodia e letra, nosso propósito é o de avaliar o processo de construção do gênero musical “canção” em Beatriz, buscando verificar o potencial comunicativo dessa linguagem hibrida. Buscamos, então, verificar como se estabelece o diálogo entre essas duas matrizes de linguagem — sonora e verbal — na canção escolhida para análise. Tal enfoque enquadra este estudo no campo da Comunicação pelo viés das mensagens e seus códigos. Nesse território da Comunicação, cabem as pesquisas referentes às linguagens, discursos e processos sígnicos das mais diversas ordens. Em se tratando de uma pesquisa empírica, o foco centra-se na análise de material que traga elementos para um diálogo entre palavra e som. À semiótica peirciana, enquanto mapa orientador das leituras, bem como a classificação das matrizes sonora e verbal elaborada por Santaella (2002) é parte da metodologia. A princípio, na esteira de Galway (1987), Casoy (2007), Carrasco (2003), traçamos um caminho da canção que impregna a história da cultura do homem que perpassa pelos gregos, pelo livro santo até chegarmos à Música Popular Brasileira onde esta inserida Beatriz. Fazendo o recorte na área musical de sua canção, desenvolvemos, utilizando o referencial teórico de Lucia Santaella e autores ligados à linguagem musical, como Schoemberg (1986), uma análise da melodia. Num outro momento o enfoque passa a ser a poesia de Beatriz, a partir de Roman Jakobson (1971), Santaella (2005), Décio Pignatari (1998). A intersemiose que resulta do embricamento estrutural entre melodia e letra é reveladora do potencial comunicativo da canção Beatriz e responsável por disseminar o estético.