Navegando por Assunto "Trabalhadores - Educação"
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- DissertaçãoComunicação e educação na re/construção do indivíduo(2011) Mazzarino, Ana Claudia AraujoA pesquisa que realizamos teve por objetivo investigar o papel do docente, como detentor e orientador dos processos comunicacionais em sala de aula e de sua capacidade de percepção sobre as temporalidades individuais de aprendizagem e transformação da autonomia dos alunos, contemplando as possibilidades de reestruturação dos indivíduos situados às margens dos processos de trabalho e consumo da sociedade contemporânea. Foi adotado como recorte um grupo de alunos desempregados, cadastrados pelo Posto de Apoio ao Trabalhador - PAT, em Itapetininga/SP, onde tivemos a oportunidade de ministrar aulas na qualidade de Assistente Administrativo. Atuando como docente única de um curso de 120 horas, observamos e desenvolvemos técnicas adaptadas à realidade educacional e social dos discentes. Para a produção do texto dissertativo utilizamos como corpus teórico, entre outros, principalmente os autores Paulo Freire, Dzvetan Todorov, Alexander R. Luria e Vigotsky. Procuramos analisar a idéia do trabalho na estrutura cultural do homem, transitando na visão de trabalho na Antiguidade Clássica, na Revolução Industrial, na Modernidade e na Contemporaneidade. O segundo capítulo procura contextualizar a Educação Profissionalizante de adultos no Brasil desde a industrialização e suas modificações no decorrer das modificações do sistema de trabalho. Na sequencia buscamos demonstrar um pouco da articulação teórica e das características do grupo, para então propormos as conclusões finais, nas quais buscamos relacionar o quadro apresentado com as teorias propostas.
- DissertaçãoEducação profissional e elevação de escolaridade: a educação de adultos trabalhadores no nível médio de ensino(2009) Fortunato, MarisaAs mudanças no mundo do trabalho que caracterizaram as últimas décadas do século XX trouxeram implicações diretas para os trabalhadores, tanto no campo da produção, como no campo da educação. O advento da reestruturação produtiva – caracterizada por mudanças tecnológicas e de gerenciamento da força de trabalho – exigiu um novo perfil de profissional que rapidamente respondesse e se adaptasse a este modelo, demandando o estabelecimento de uma política de formação que atendesse as novas exigências do sistema produtivo. Nesse contexto, as reformas educacionais dos anos 1990 foram elaboradas num processo de correlação de forças e de embate entre vários setores da sociedade. Marca presença nesse confronto o movimento da classe trabalhadora e suas centrais sindicais. Aqui focamos nossa atenção na Central Única dos Trabalhadores – CUT, que desde sua criação nos anos 1980, sempre teve a educação como uma de suas bandeiras de luta. O debate e as propostas pertinentes à presença da educação como prática formativa da classe trabalhadora foram potencializadas a partir do IV Congresso, realizado em 1991. Nessa sua trajetória, a CUT acumulou uma experiência significativa no campo da formação sindical, o que possibilitou a elaboração de uma proposta educacional que tinha como centralidade o trabalho, ao mesmo tempo em que considerou em seu currículo a articulação da formação profissional com a formação propedêutica. Nesta pesquisa, buscar-se-á compreender: como a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CNM/CUT), a partir de seu posicionamento frente às mudanças no mundo do trabalho, vislumbrou sua atuação no campo educacional? Nesta investigação, a análise incide sobre os documentos oficiais produzidos no âmbito das reformas educacionais e da proposta de formação profissional e elevação de escolaridade do Programa Integrar da CNM/CUT, no que tange ao ensino médio.