Navegando por Assunto "Trabalho"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA representação do trabalho na ficção audiovisual brasileira: o filme A selva e a minissérie Amazônia : de Galvez a Chico Mendes(2009) Olivério, Ana Christina Nacif Dias de CarvalhoO objetivo principal do presente trabalho é verificar como a comunicação de massa representa as relações de trabalho no Brasil, um país onde as produções audiovisuais, especialmente as televisivas, encontram-se maciçamente presentes na cultura e referenciais do povo, podendo essas, com suas narrativas, atuar de maneira positiva ou negativa para a manutenção do sistema vigente, o capitalismo. Ao analisar dois discursos audiovisuais – o filme A Selva, de Leonel Vieira, e a minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, de Glória Perez – são identificadas nas obras possíveis leituras das relações de trabalho e as relações sociais por essas geradas. Inicialmente são verificadas algumas representações que tiveram a Amazônia como cenário. Fala-se sobre os conceitos de ideologia e como esta se faz presente em discursos ideológicos de produtos audiovisuais. Para um melhor aprofundamento é discutida de maneira mais detalhada a narrativa clássica, uma vez sendo essa a forma de discurso audiovisual mais utilizada nas produções ocidentais. O tema cultura e a sua relação com os meios de comunicação de massa é abordado. Também é verificada a relação entre indústria cultural e cultura de massa, e seus efeitos na sociedade. O cinema e a televisão são analisados como meios audiovisuais de comunicação da indústria cultural. Faz-se um apanhado sobre o trabalho ao longo da história da humanidade, dando maior destaque para o sistema capitalista, suas bases e principais conceitos. A fim de contextualizar o tema na sociedade brasileira, temos uma recapitulação do desenvolvimento do trabalho no Brasil. Por fim, temos a análise das obras “A Selva” e “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”. Assim são reconsideradas as hipóteses, consolidando-as ou invalidando-as. Há uma busca de significações e possibilidades de comunicação dos elementos do texto que possibilitam gerar leituras das relações de trabalho e das relações sociais dentro dos dois discursos. As duas obras audiovisuais são examinadas tecnicamente e desmontadas, a fim de desdobrar suas significações. São identificadas possíveis leituras que determinadas cenas, personagens e histórias podem suscitar. O que é proposto é uma investigação que perceba como cada obra reafirma ou contesta uma ou outra ideologia.
- DissertaçãoComunicação e educação na re/construção do indivíduo(2011) Mazzarino, Ana Claudia AraujoA pesquisa que realizamos teve por objetivo investigar o papel do docente, como detentor e orientador dos processos comunicacionais em sala de aula e de sua capacidade de percepção sobre as temporalidades individuais de aprendizagem e transformação da autonomia dos alunos, contemplando as possibilidades de reestruturação dos indivíduos situados às margens dos processos de trabalho e consumo da sociedade contemporânea. Foi adotado como recorte um grupo de alunos desempregados, cadastrados pelo Posto de Apoio ao Trabalhador - PAT, em Itapetininga/SP, onde tivemos a oportunidade de ministrar aulas na qualidade de Assistente Administrativo. Atuando como docente única de um curso de 120 horas, observamos e desenvolvemos técnicas adaptadas à realidade educacional e social dos discentes. Para a produção do texto dissertativo utilizamos como corpus teórico, entre outros, principalmente os autores Paulo Freire, Dzvetan Todorov, Alexander R. Luria e Vigotsky. Procuramos analisar a idéia do trabalho na estrutura cultural do homem, transitando na visão de trabalho na Antiguidade Clássica, na Revolução Industrial, na Modernidade e na Contemporaneidade. O segundo capítulo procura contextualizar a Educação Profissionalizante de adultos no Brasil desde a industrialização e suas modificações no decorrer das modificações do sistema de trabalho. Na sequencia buscamos demonstrar um pouco da articulação teórica e das características do grupo, para então propormos as conclusões finais, nas quais buscamos relacionar o quadro apresentado com as teorias propostas.