Navegando por Assunto "Universidades e faculdades - História - Sorocaba (SP)"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA origem da Faculdade de Direito de Sorocaba(2021) Guzmán, Maria Fernanda de Oliveira CagliariEsta dissertação apresenta e historia a criação de uma faculdade de direito na cidade de Sorocaba a partir dos fatores que determinaram a implantação de um curso jurídico no interior do estado. Ainda, identifica o contexto educacional da cidade à época e as influências políticas e sociais locais que possibilitaram a instalação do curso, resgatando informações da criação e do desenvolvimento da Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). A pesquisa verifica por que a Sorocaba, que emergia no cenário econômico do país nos anos de 1950, reunia condições para a instalação do ensino superior, e lança a hipótese a ter sido a presença da Igreja Católica significativa na expansão educacional da cidade, como acontecia em relação à educação do país em geral. A ideia de instalação de um curso superior voltado ao ensino jurídico na cidade de Sorocaba surgiu no início dos anos de 1950, quando o Padre André Pieroni Sobrinho e os advogados Hélio Rosa Baldy e José Pereira Cardoso sugeriram que o então deputado estadual, Gualberto Moreira, apresentasse à Assembleia Legislativa uma proposta para a criação da Faculdade de Direito. A Faculdade efetivamente se tornou realidade pela adesão do empresariado local, ávido pela formação de profissionais qualificados para atender as demandas de uma Sorocaba que se transformava. Constatou-se, assim, que a criação e a instalação da Faculdade de Direito de Sorocaba foram frutos dos esforços de segmentos da sociedade local, que aderiu à causa e não mediu esforços para tornar realidade o sonho de um curso jurídico na cidade.
- DissertaçãoA trajetória de um curso em Sorocaba: da Escola Superior de Educação Física à Faculdade de Educação Fisica da ACM(2010) Trevisam, KleberEsta dissertação de mestrado procurou traçar a trajetória do curso de Educação Física em Sorocaba, desde a sua abertura como Escola de Educação Física até os dias atuais como Faculdade de Educação Física da ACM; assim, o presente estudo teve como objetivo, a busca das relações entre as particularidades da instituição estudada e a sociedade sorocabana. Buscaram-se nas consultas à legislação específica, jornais da época, arquivos pessoais de ex-alunos e revisão bibliográfica as fontes que pudessem auxiliar na investigação acerca do seu passado. Conclui-se que houve o “mérito”, não se deve negar, da direção da Organização Sorocaba de Ensino e Cultura (OSEC) em vislumbrar um cenário em que a promulgação do decreto regulamentando a atuação profissional no ensino básico, resultou na valorização daqueles que possuíam a formação superior, associado ao desenvolvimento econômico da cidade e aumento na demanda de profissionais para atuar na escola. Por outro lado, observou-se também que o vislumbre encontrou suas dificuldades, por iniciar um curso superior sem instalações próprias. Neste ponto é inegável a importância da ACM na manutenção sua em Sorocaba, que só aceitou o desafio por encontrar na sua estrutura reais condições para sua manutenção além de vislumbrar também um modo de conseguir destaque entre as outras ACMs existentes.
- DissertaçãoAs origens da educação superior em Sorocaba: a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras(2015) Rossini, Leonardo de LimaEsta pesquisa analisa, historicamente, a formação e a institucionalização do processo de educação superior em Sorocaba com as instalações da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras e da Faculdade de Medicina. Contribuindo para a historiografia local, este trabalho lança a hipótese de como essas primeiras instituições de educação superior foram resultado de uma série de articulações políticas envolvendo o poder público municipal, o setor industrial e a Igreja Católica. Apesar dessas articulações resultarem concretamente com a instalação de dessas duas faculdades é de se ressaltar que os resultados foram surpreendentes se considerarmos que no final do Estado Novo, em 1945, encontrara uma Sorocaba numa situação bastante desfavorável às tentativas de se afirmar como um centro de educação superior. A ideia da instalação das primeiras faculdades da cidade de Sorocaba, começou a ser constituída com o prefeito Gualberto Moreira, o industrial José Ermínio de Moraes e o Cônego André Pieroni Sobrinho. Esta pesquisa ainda destacou Pe. André Pieroni: professor e político que foi um dos grandes responsáveis pela criação das primeiras Faculdades de Sorocaba, porém, nunca se juntou esses fatos para a elaboração de um trabalho que discuta a história da educação superior na cidade e a sua participação nesse processo. Três expressões da materialidade histórica se configuram como ferramentas de pesquisa: as fontes documentais localizadas, organizadas, examinadas e sistematizadas criando o corpo metodológico. Os procedimentos de análise, potencializados, por meio da produção historiográfica sobre a história da educação superior no Brasil, no período da década de 1950.
- TeseFaculdade de Tecnologia de Sorocaba: da gênese à consolidação(2014) Oliveira, Lauro Carvalho deEsta tese trata da instalação da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. Faz uma cronologia, marcada pela revisão das publicações jornalísticas do período analisado de 1968 a 1975. Pela revisão objetiva-se localizar as primeiras manifestações para a criação de um novo modelo de curso superior, as ideias, as ações dos atores envolvidos, a determinação das forças políticas estaduais e federais, que influenciaram na decisão de, efetivamente, implantar e testar, no país, os cursos de tecnologia. Analisa as necessidades de criação de cursos de curta duração voltados para o trabalho, para arranjos produtivos locais, para a transferência de tecnologia, para a interiorização da indústria e, sobretudo, para as necessidades técnicas da indústria brasileira. Relata as dificuldades de aceitação da instalação da Faculdade de Tecnologia por parte dos dirigentes locais e as constantes publicações negativas elaboradas pela mídia impressa. Faz um paralelo entre o desenvolvimento socioeconômico e industrial de Sorocaba e região e a instalação da Faculdade de Tecnologia, que aconteceram no mesmo período, mostrando a evolução da escola e de seus cursos para atender as necessidades técnicas do parque industrial instalado, o que demonstra a influência da Faculdade de Tecnologia no desenvolvimento industrial e socioeconômico da cidade de Sorocaba e da região.
- TeseO processo de criação da Universidade de Sorocaba: (1988-1994)(2016) Venanzi, DélvioO tema desta tese é o processo de criação da Universidade de Sorocaba (Uniso), no período de 1988 a 1994. A pesquisa foi realizada por meio de consultas em jornais da cidade e da Faculdade de Filosofia (FAFI), documentos internos, livros de atas, projetos de Leis na Câmara Municipal, artigos diversos, dissertações e teses. O estudo mostra que não havendo a possibilidade de trazer uma universidade pública para a cidade de Sorocaba, por fatores políticos não favoráveis à cidade, a mantenedora da FAFI - Fundação Dom Aguirre (FDA) -, o poder público, empresários e pessoas do setor acadêmico deram apoio e concentraram as forças para a criação de uma universidade não pública, efetivamente, a partir de 1988, após preparo do que era necessário. O recorte temporal do estudo se estende até o ano 1994, com o reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação (CFE), da Universidade de Sorocaba.