Navegando por Assunto "Violência"
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- DissertaçãoComunicação e violência: uma jornada pela linguagem audiovisual do Anonymous(2017) Souza, Antonio José deA violência que adentra a seara da Comunicação é tema desse estudo que contempla a ação de grupos/tribos ciberativistas/hacktivista, cuja meta consiste em bloquear/romper o funcionamento normal do poder político e econômico em nome de um ideal. A tribo escolhida para exame é o Anonymous, representada num corpus de sua versão brasileira - @AnonBRNews - que abriga duas representações materializadas em vídeos postados no Youtube #OpOlympicHackingCup e # OBoicoteaCopa. A indagação que impulsiona esta pesquisa é: “Como a violência é ressignificada pelo Anonymous no ambiente midiático favorecido pela internet? O objetivo geral da pesquisa é compreender o modo como a violência se configura nos vídeos dos Anonymous do Brasil e que sentidos produzem, enquanto os objetivos específicos são: a) explicitar a relação entre comunicação e violência; b) apresentar uma tipologia da violência a partir de Žižek, problematizando-a; c) abordar a influência da cultura midiática na constituição de grupos sociais; d) analisar o potencial de sentidos advindos das mensagens – texto e imagem – dos vídeos do Anonymous. Diante disso, a metodologia parte da Documentação Indireta, com levantamento bibliográfico pertinente ao tema. Para um estudo sobre a violência, o trabalho de Slavoj Žižek e Walter Benjamin são o ponto de partida. Para compor esse quadro teórico, os conceitos de Michel Maffesoli vão ajudar a compreender como a violência pode vir a servir como cimento social que unifica a tribo em questão. Para avançar nas questões da organização de grupos na internet, busca-se sustentação nas ideias de Lévy e Jenkins. Para abordar a questão da violência na comunicação humana e midiática, os trabalhos de Rocha e Marcondes Filho são requisitados, finalmente, para analisar as mensagens de texto/imagem nos vídeos do Anonymous, a metodologia ampara-se na semiótica peirceana e na noção do signo ideológico de Bakhtin. Entre os resultados, destaca-se a violência do exercício do poder político e econômico, invisível e normatizada, Tal procedimento visa justamente ressignificar essa modalidade de violência e usá-la como argumentação que visa a uma tomada de posição por parte do receptor das mensagens, que, no caso, seria, manifestar-se contra a realização da Copa do Mundo de Futebol e das Olímpiadas no Brasil. A relevância desta pesquisa reside na importância da importância do debate sobre a relação entre comunicação e violência, que se dá na pesquisa a partir do tensionamento de conceitos e ideias e cujo objeto de estudos é característico – até sintomático – da época em que vivemos.
- DissertaçãoViolência e negociação entre os atores no cotidiano das escolas públicas de Araçoiaba da Serra/SP(2010) Boni, Pedro Luiz DalA pesquisa contempla um estudo sobre as violências concreta, simbólica e intermediária produzidas no cotidiano das instituições escolares públicas de ensino fundamental e médio no município de Araçoiaba da Serra-SP. Destacamos as violências reproduzidas pela escola e seus agentes – professores, diretores, alunos e funcionários. Partimos do pressuposto que não existe uma violência, mas um conjunto de violências que precisa ser contextualizado. Nucleada por abordagens interdisciplinares a pesquisa se propõe a examinar a habilidade dos atores do cenário escolar em negociar com os atos de violência no ambiente escolar. Bourdieu, Charlot, Foucault, Maffesoli constituem fortes referenciais teóricos metodológicos; Tocqueville subsidia nossas reflexões a partir da concepção que conflitos são inerentes a qualquer organização social e, sempre, existiram formas pacíficas de encaminhamento de soluções. Portanto, a violência é passível de negociação. Na primeira parte da pesquisa discutimos a dificuldade da conceituação sobre violências concreta, simbólica e intermediária, pois se trata de um termo polissêmico, e defendemos que toda e qualquer forma de violência deva ser contextualizada, sob pena de incidirmos numa limitação conceitual. Na segunda parte examinamos os resultados dos questionários aplicados nas treze escolas públicas do município de Araçoiaba da Serra-SP e as certezas provisórias apontaram que existe negociação com os atos de violência ocorridos nas escolas, contrariando a tese de que as instituições escolares no Brasil se utilizam corretivos violentos (medidas disciplinares) no trato com a violência.
- DissertaçãoViolência linguística: na vida e na escola(2005) Silva, Osvaldo Piedade Pereira daEsta pesquisa trata de manifestações de violência praticadas contra falantes de variações lingüísticas marcadas negativamente pelo exercício do poder, que se manifesta também na linguagem e por seus usos. Através da análise de expressões de cotidiano, traz para o debate nas ciências sociais o tema da violência linguística. Optando por não assumir os conceitos usuais utilizados nas abordagens contemporâneas (preconceito e discriminação lingüística) são apresentadas situações em que, no uso da linguagem. sujeitos falantes de variações lingüísticas não reconhecidas por instituições formadoras de opinião são interditados, humilhados, depreciados, ridicularizados, estigmatizados. As conclusões do estudo indicam que a violência linguística apóia-se em um modelo de língua cuja produção é inscrita dentro de quadros sociais marcadamente contraditórios.