Repositório Institucional da UNISO
 

Projeto experimental de relações públicas para o Centro Cultural JF Estúdio Musical

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Resumo / Abstract

O presente trabalho apresenta as etapas de desenvolvimento do Projeto Experimental de Relações Públicas para o Centro Cultural JF Estúdio Musical, tendo como principal objetivo de entender as necessidades mercadológicas, internas e institucionais para assim propor um Plano de Relações Públicas. O projeto teve início por meio de um briefing com a organização-cliente identificando a necessidade de alinhar a sua identidade institucional. Na sequência, por meio da metodologia de Matrat trazida por Simões (1995), constatou-se que os principais públicos a serem trabalhados são os de opinião, ou seja, influenciadores, universidades e meios de comunicação, ressaltando a necessidade de reforçar a imagem da empresa. Em seguida, por meio de estudos do setor e da concorrência verificou-se que oferecer um estúdio musical pode ser um diferencial para o Centro Cultural JF. Por meio de duas pesquisas de opinião, uma com o público geral de Sorocaba e cidades circunvizinhas e outra com os clientes do Centro Cultural JF, constatou-se que 80% da população visita espaços culturais, porém desconhecem a organização-cliente. Além disso, 62% conheceram o Centro Cultural JF por meio de indicação de amigos e a maioria gostaria que a organização realizasse mais eventos. Com isso, conclui-se que ações de relações públicas são necessárias para alinhamento da identidade e fortalecimento da imagem da organização-cliente perante seus públicos. Com isso foram propostos três programas de Relações Públicas para a organização cliente, sendo o primeiro o Programa RePense com o objetivo de revisar os elementos gráficos que representam o Centro Cultural JF, zelando pela coerência mesmo diante de eventos atípicos, o segundo o Programa ReIntegre, que visa a preservação da organização cliente nos meios on-line, e o terceiro o Programa ReInvente, que estimula uma nova forma do Centro Cultural JF se relacionar com o público externo. Por fim, conclui-se que o plano de Relações Públicas contribuirá para o fortalecimento da cultura no município de Sorocaba, assim como o aumento da visibilidade e reconhecimento do centro cultural diante dos seus públicos de interesse.


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