A improvisação no teatro de formas animadas e a educação do sensível nas aulas durante a pandemia
Data
Tipo de documento
Curso
Assunto
Autor(es)
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo / Abstract
A presente pesquisa estuda as possíveis colaborações da Improvisação no Teatro de Formas Animadas, com práticas de objetos e de bonecos para a Educação do Sensível nas aulas de Arte do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais de Escolas Estaduais da cidade de Sorocaba. O desenvolvimento da pesquisa, com metodologia de pesquisa-ação é fundamentado nos conceitos dos principais autores Viola Spolin, Ana Maria Amaral e Duarte Junior, e amparado nos pensamentos de Paulo Freire e na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. O trabalho analisa as consequências da pandemia e das medidas estabelecidas pelo Governo de São Paulo para o ensino híbrido e à distância na educação de arte, partindo da experiência das práticas realizadas. O projeto é resultado da elaboração, aplicação e análise das aulas de arte nas Escolas Izabel Rodrigues Galvão e Escola Geraldo do Espírito Santo Fogaça Almeida para dois grupos distintos de alunos. Busca analisar nas cenas criadas o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e espontaneidade dos estudantes por meio dos jogos teatrais e manipulação de objetos e bonecos, onde expressaram a sensibilidade nos jogos, cenas e protocolos propostos