Repositório Institucional da UNISO
 

Arte contemporânea no aprendizado de adolescentes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Ano da Resenha

Tipo de documento

Monografia / TCC

Data

2023

Curso

Artes Visuais

Título da obra resenhada




Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Autor(es) da Resenha

Responsável

Orientador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Coorientador(es)

Organizador(es)

Editora

Resumo / Abstract

Em vista da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo da Arte é dividido em quatro linguagens específicas, sendo elas; Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. É exposto pelo documento a necessidade de desenvolver as habilidades propostas de acordo com os objetivos do conhecimento, além de trabalhar a reflexão (crítica, imaginativa e sensível) e autonomia dos alunos, embasadas nas próprias experiências pessoais de contato com a arte. Não obstante, no ensino de arte dentro de escolas, principalmente estaduais ou municipais, a leitura de imagens ainda é ignorada, junto aos objetos de arte presentes no consumo midiático dos alunos; que sem um respaldo sobre como operar no mar de informações visuais para reconhecer as origens e motivações do mundo artístico, deixam de aliar o processo da autossuficiência ao acúmulo de conhecimento teórico e imagético, proveitoso não só para o estudo das Artes Visuais como outras áreas de conhecimento. Em vista dessa concepção, a abordagem triangular se apresenta como um dos possíveis modos de facilitar o aprendizado. Assim, no presente trabalho foi dedicado um estudo em Artes Visuais, a partir de uma releitura da Abordagem Triangular e investigação da correlação entre consumo midiático e aprendizado pela leitura de imagens, por meio do preparo dos alunos para um olhar artístico crítico.


Descrição URL

Citação