Arte contemporânea no aprendizado de adolescentes
Ano da Resenha
Tipo de documento
Data
Curso
Título da obra resenhada
Autor(es)
Orientador(es)
Assunto
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Editora
Resumo / Abstract
Em vista da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo da Arte é dividido em quatro linguagens específicas, sendo elas; Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. É exposto pelo documento a necessidade de desenvolver as habilidades propostas de acordo com os objetivos do conhecimento, além de trabalhar a reflexão (crítica, imaginativa e sensível) e autonomia dos alunos, embasadas nas próprias experiências pessoais de contato com a arte. Não obstante, no ensino de arte dentro de escolas, principalmente estaduais ou municipais, a leitura de imagens ainda é ignorada, junto aos objetos de arte presentes no consumo midiático dos alunos; que sem um respaldo sobre como operar no mar de informações visuais para reconhecer as origens e motivações do mundo artístico, deixam de aliar o processo da autossuficiência ao acúmulo de conhecimento teórico e imagético, proveitoso não só para o estudo das Artes Visuais como outras áreas de conhecimento. Em vista dessa concepção, a abordagem triangular se apresenta como um dos possíveis modos de facilitar o aprendizado. Assim, no presente trabalho foi dedicado um estudo em Artes Visuais, a partir de uma releitura da Abordagem Triangular e investigação da correlação entre consumo midiático e aprendizado pela leitura de imagens, por meio do preparo dos alunos para um olhar artístico crítico.