Repositório Institucional da UNISO
 

O nome ainda é Enéas: estudo das representações midiáticas e imagens arquetípicas nos comentários do canal Enéas TV

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Dissertação

Curso



Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

Autor(es)

Orientador(es)

Coorientador(es)

Organizador(es)

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo / Abstract

Este estudo, que se inscreve na interface Comunicação/Política, tem como objeto a produção de sentidos de comentários dos usuários do canal Enéas TV, no Youtube. O objetivo é o de verificar representações midiáticas e imagens arquetípicas inscritas nestas mensagens. O corpus de análise consiste nos comentários dos cinco vídeos de maior audiência. Para isso foi feita revisão de literatura e revisão do histórico político de Enéas Ferreira Carneiro (1938/2007). As bases teóricas que sustentam esta investigação se valem, do lado da Comunicação, de Burgess (2009), Lima (2009), Martinez (2016, 2008), Vilas-Boas (2003); pela Política, de Caldeira Neto (2016) e Kelly (2013). No tocante ao Marketing político, Yanaze (2007), Haswani (2006 e 2011), Torquato, (2014) nos amparam; enquanto Gillette; Moore (1993) e Jung (2014) nos alicerçam na seara da Psicologia junguiana. A abordagem metodológica apoia-se em Bardin (2016), na análise de conteúdo. Os resultados apontam que, em 32,94% as mensagens associam Enéas ao presidente que o país não teve; seguido de 27,05% o associando como um gênio e, por fim, 14,70% o identifica como precursor do então candidato e então presente Jair Messias Bolsonaro (PSL). Esses três primeiros índices representam quase 75% de todo o material coletado e sinalizam que, após mais de uma década de sua morte, Enéas é reconhecido com os arquétipos masculinos de Mago e Guerreiro, de acordo com a proposta de Moore e Gillette (1993).


Citação

Use este identificador para citar ou linkar este item