Problemáticas no alcance de um perfil gerencial para o profissional enfermeiro advindo da formação profissional na universidade
dc.contributor.advisor | Almeida, Clayton Gonçalves de | |
dc.contributor.author | Fortes, Marian Ximenes | |
dc.contributor.author | Sapanhós, Raquel Machado Vieira | |
dc.date.accessioned | 2025-09-08T17:24:52Z | |
dc.date.available | 2025-09-08T17:24:52Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | A formação curricular das grades dos cursos de Enfermagem no Brasil, enfrentam uma grande lacuna entre a prática profissional e a teoria aplicada dentro da sala de aula, cenário este onde os discentes deixam a universidade com boa formação técnica e operacional, entretanto, com um antagonismo evidente entre a a assistência e o desenvolvimento de hard-skills e soft-skills, no exercício profissional que compete ao enfermeiro. O presente estudo tem como objetivo analisar as características definidoras da formação curricular de enfermeiros no brasil e as dificuldades encontradas por docentes e discentes no decorrer da graduação. Trata-se de uma revisão de escopo, onde os artigos foram selecionados nas bases de dados: MEDLINE, BDENF, SciELO e LILACS. Utilizando a ferramenta PICO, construímos a pergunta norteadora “Quais fatores propiciam a dificuldade do gerenciamento na atual formação dos enfermeiros no Brasil?”. Como critério de inclusão utilizamos: estudos nos idiomas inglês, espanhol e português, publicados entre janeiro de 2019 à março de 2023; e como critério de exclusão, não foram elegíveis estudos anteriores a janeiro de 2019, estudos que não são condizentes com o tema e/ou não estão disponíveis em sua integralidade nas bases de dados supracitadas. Como resultado foi possível perceber que o corpo docente e as instituições de ensino superior que fornecem a graduação de Enfermagem seguem os cronogramas estabelecidos pelo MEC, entretanto, não abordam a liderança em enfermagem e o desenvolvimento dessas habilidades de modo individualizado e também de modo coletivo nos alunos, resultando em uma formação deficitária e consequentemente um forte impacto na qualidade da assistência e do domínio que este enfermeiro não terá dentro do tema de gerenciamento de conflitos perante sua equipe de enfermagem. Consideramos ao final deste estudo, a necessidade de abordar a liderança transformacional nos meios acadêmicos e consequentemente aumentar a qualidade formativa dos enfermeiros no Brasil através do desenvolvimento da liderança e do espírito resolutivo no meio profissional deste indivíduo. | pt |
dc.description.abstract | The curricular structure of Nursing courses in Brazil faces a significant gap between professional practice and the applied theory within the classroom, a scenario in which students graduate from university with a strong technical and operational foundation; however, there is a clear contrast between patient care and the development of hard skills and soft skills in the nurse's professional practice. This study aims to analyze the defining characteristics of the curriculum for nurses in Brazil and the challenges encountered by educators and students during their undergraduate education. It is a scoping review, where articles were selected from the following databases: MEDLINE, BDENF, SciELO and LILACS. Using the tool PICO, we formulated the guiding question "What factors contribute to the challenges in nursing education in Brazil?". As inclusion criteria included studies in English, Spanish, and Portuguese published between January 2019 and March 2023. Exclusion criteria were studies published before January 2019, studies not relevant to the topic, and studies not available in their entirety in the aforementioned databases. As a result, it became evident that the teaching staff and higher education institutions providing nursing education adhere to the schedules established by the Ministry of Education (MEC). However, they do not address nursing leadership and the development of these skills on an individual and collective basis in students. This results in a deficient education and, consequently, a significant impact on the quality of care and the lack of proficiency that these nurses will encounter in conflict management within their nursing teams. At the conclusion of this study, we consider the need to incorporate transformational leadership into academic settings to enhance the quality of nursing education in Brazil through the development of leadership and problem-solving skills. | en |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniso.br/handle/uniso/2116 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.22482/dspace/513 | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | en |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | |
dc.subject | Enfermagem - TCC | |
dc.subject | Universidade de Sorocaba - TCC | |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde::Enfermagem | |
dc.title | Problemáticas no alcance de um perfil gerencial para o profissional enfermeiro advindo da formação profissional na universidade | |
dc.type | Artigo / TCC | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.course | Enfermagem | |
relation.isAdvisorOfPublication | 1bea8de4-8a47-4d65-9383-d51eecbebaa8 | |
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscovery | 1bea8de4-8a47-4d65-9383-d51eecbebaa8 |
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