Inteligência emocional e relações públicas: um estudo sobre os estudantes de relações públicas da Universidade de Sorocaba
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Resumo / Abstract
Este trabalho foi realizado com o objetivo identificar as habilidades de inteligência emocional entre os estudantes de graduação do curso de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba. Foi utilizado um estudo teórico-prático no contexto da formação da graduação em Relações Públicas aplicando a Medida de Inteligência Emocional desenvolvida por Siqueira, Barbosa e Alves (1999). Para isso, realizou- se uma revisão de bibliografia em autores como Goleman (1995), Kunsch (2009) entre outros. Como resultados, no campo da pesquisa bibliográfica constatou-se que a inteligência emocional é a capacidade do indivíduo utilizar habilidades emocionais para resolver problemas da vida diária, contemplando habilidades de empatia, sociabilidade, autocontrole, autoconsciência e automotivação. No campo das Relações Públicas, verificou-se que este profissional atua por meio da comunicação para estabelecer relacionamentos com diferentes públicos, sendo necessário o uso de inteligência emocional nas suas atividades laborais. Foi aplicado questionário com 58 pessoas de 65 estudantes de Relações Públicas na Uniso, contatou-se que a habilidade de autocontrole é a que precisa ser mais desenvolvida entre os estudantes de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba.