Repositório Institucional da UNISO
 

Estudo comparado entre o tecido adire nos trajes tradicionais africanos e na moda contemporânea

dc.contributor.advisorSilva Neto, José Ferreira da
dc.contributor.authorBarbosa, Fernanda de Souza
dc.date.accessioned2025-10-13T18:12:25Z
dc.date.available2025-10-13T18:12:25Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO Adire é uma técnica de tingimento com padrões criativos, que tem origem Iorubá, o qual tradicionalmente é tingido de índigo. O tecido Adire serve como linguagem visual para muitas comunidades da África Ocidental. Seu modo de produção foi ganhando alterações durante os anos e se moldando á uma nova realidade. O seguinte trabalho buscou fazer uma comparação aos trajes tradicionais Adire ao contemporâneo, estudando sua origem de produção e introduzindo seus métodos de produção hoje, para assim responder a problemática do trabalho que levanta a questão sobre o tecido Adire ainda ser um produto de grande produção como antes, mesmo que sua forma tradicional demande um processo lento, e dispor como grandes designers tem trabalhado esse tingimento. O estudo analisou que, mesmo com suas mudanças de produzir para uma forma mais rápida do que o tecido tradicional, utilizando corantes sintéticos, estênceis, e outras alternativas, ele não deixou de ser um tecido culturalmente valioso, o qual além de servir como um meio de comunicação, ainda hoje é muito ensinado e movimentado pelo comércio Nigeriano. Com essa pesquisa será desenvolvida uma coleção de moda contemporânea confeccionada inteiramente com tecidos Adire produzidos pela própria designer .pt
dc.description.abstractAdire is a dyeing technique with creative patterns, which has Yoruba origin, which is traditionally dyed indigo. Adire fabric serves as a visual language for many West African communities. Its mode of production has been gaining changes over the years and molding itself to a new reality. The following work sought to make a comparison of the traditional Adire costumes to the contemporary, studying their origin of production and introducing their production methods today, in order to answer the problematic of the work that raises the question about the Adire fabric still being a product of great production as before, even if its traditional form demands a slow process, and dispose as great designers have worked this dyeing. The study analyzed that even with its changes from producing to a faster form than traditional fabric, using synthetic dyes, stencils, and other alternatives, Adire has not ceased to be a culturally valuable fabric, which in addition to serving as a means of communication, is still today much taught and moved by the Nigerian trade. With this research will be developed a contemporary fashion collection made entirely with Adire fabrics produced by the designer herself.en
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniso.br/handle/uniso/2198
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.22482/dspace/537
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilen
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.subjectModa - TCC
dc.subjectUniversidade de Sorocaba - TCC
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadas::Moda
dc.titleEstudo comparado entre o tecido adire nos trajes tradicionais africanos e na moda contemporânea
dc.typeMonografia / TCC
dspace.entity.typePublication
local.description.courseModa
relation.isAdvisorOfPublicationa6b6ec62-ee25-4633-b93b-8cae07ed8779
relation.isAdvisorOfPublication.latestForDiscoverya6b6ec62-ee25-4633-b93b-8cae07ed8779

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