Navegando por Orientador "Barchi, Rodrigo"
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Item Altas habilidades/superdotação e os cotidianos escolares : políticas, pesquisas e trajetória(2024) Barchi, Rodrigo; Universidade de Sorocaba- TeseFormação continuada docente para acessibilidade de estudantes com deficiência visual na educação profissional e tecnológica(2025) Barchi, Rodrigo; Universidade de SorocabaA partir da primeira década do século XXI, após o desenvolvimento de ações inclusivas para a garantia do direito à educação de pessoas com deficiência em escolas regulares, verificou-se um aumento na ocupação de matrículas deste público nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica. Frente ao crescimento de matrículas de estudantes com deficiência, observou-se demanda por ações, no sentido de colaborar no processo de participação e aprendizagem desses/as alunos/as. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi compreender e analisar as ações de formação continuada, a partir de quatro encontros formativos realizados em 2023, destinados aos/às professores/as de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, denominado neste trabalho de “Câmpus S”, no contexto do atendimento aos estudantes com deficiência visual (DV). A presente pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, e buscou responder a seguinte questão norteadora, que corresponde ao problema de pesquisa: As ações de formação continuada, realizadas a partir de encontros formativos, no contexto do atendimento aos alunos com deficiência visual, contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes? Para alcançar o objetivo proposto a pesquisa foi dividida em três etapas: na primeira, foi aplicado um questionário diagnóstico, através do Google Forms – enviado ao e-mail dos/as professores/as que ministravam aulas em cursos nos quais havia matrícula de alunos/as DV, com o objetivo de identificar as principais necessidades de formação continuada para atendimento a esses/essas alunos/as. A partir dos resultados do questionário, a pesquisadora, e o NAPNE da instituição implementaram quatro encontros formativos (segunda etapa da pesquisa). Após a realização dos encontros, os dados foram sistematizados e organizados (transcrito todo o conteúdo gravado). A análise dos dados coletados nos encontros foi realizada por meio de narrativas, numa abordagem qualitativa. Na terceira etapa, foi aplicado um questionário avaliativo aos/às professores/as – como técnica de investigação qualitativa, para que pudessem avaliar a contribuição dos encontros para o seu desenvolvimento profissional. Os resultados evidenciaram que os encontros formativos foram fundamentais para promover transformações nos sujeitos, uma vez que foram observadas trocas de saberes e experiência estabelecidas uns com os outros, alinhando o conhecimento teórico e prático, sendo possível, construir/reconstruir novos conhecimentos acerca do ensino, evidenciando-se, então, como uma situação promotora de desenvolvimento profissional. Por outro lado, observou-se também na presente investigação que para potencializar os processos de Desenvolvimento Profissional é necessário que a instituição de ensino possa desenvolver uma cultura coletiva, a fim de contribuir por melhorias no processo de trabalho docente, entendendo a necessidade de lutar por mais recursos humanos e materiais, recursos de acessibilidade, que possam colaborar no aumento da qualificação do trabalho docente para escolarização dos estudantes público-alvo da educação especial.
Item O transtorno do espectro autista nos/dos/com os cotidianos escolares : uma experiência autoetnográfica em memórias, artefatos e cartas(2024) Barchi, Rodrigo; Universidade de Sorocaba- DissertaçãoPráticas pedagógicas para alunos(as) com transtorno do espectro autista nas escolas do ensino fundamental: anos iniciais(2024) Zuliani, Agda Cristina FogaçaNos últimos anos, as escolas do ensino regular têm enfrentado o desafio da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a necessidade de desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam às diversas necessidades desses(as) alunos(as) na Educação Inclusiva. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as produções científicas relacionadas às práticas pedagógicas desenvolvidas para alunos(as) com TEA que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, utilizando como base as teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/Ibict) e defendidas entre os anos de 2012 e 2022. A pergunta central do problema de pesquisa foi: como se configura a produção científica, em nível de teses e dissertações, sobre práticas pedagógicas para alunos(as) com TEA que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental? Para alcançar a finalidade desta investigação, este estudo fundamentou-se nas perspectivas teóricas da Psicologia Histórico-Cultural, de Vigotsky, e da Pedagogia Histórico-Crítica, de Saviani. Por enfatizarem a importância das interações sociais e do contexto cultural no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos, essas abordagens foram adotadas visando promover a igualdade educacional. Ademais, optou-se pela abordagem quali-quantitativa do tipo Estado do Conhecimento, envolvendo procedimentos de análise bibliométrica e análise de conteúdo. As categorias e subcategorias seguiram orientações de Bardin (2016). Por meio dessas análises, buscou-se explorar e compreender as tendências e os enfoques presentes nas teses e dissertações relacionadas ao tema, a fim de contribuir para o conhecimento sobre práticas pedagógicas que promovam a inclusão e a aprendizagem de alunos(as) com TEA no contexto da Educação Inclusiva. O mapeamento das produções e categorias de análise proporcionou elaborar um panorama das diversas abordagens utilizadas pelos(as) educadores(as) para atender às particularidades de estudantes com TEA. Os resultados desta pesquisa ressaltaram a importância da abordagem intencional nas práticas pedagógicas, respaldada por conhecimentos teóricos fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Além disso, salientaram a necessidade de implementar ações que aprimorem essas práticas, com ênfase na formação continuada de professores(as) e na atualização de estratégias pedagógicas específicas e adequadas. Esses achados não apenas contribuem para uma compreensão aprofundada das práticas inclusivas, mas também servem como fonte de informações para futuros leitores e leitoras interessados nas abordagens pedagógicas voltadas para alunos e alunas com TEA.