Práticas pedagógicas para alunos(as) com transtorno do espectro autista nas escolas do ensino fundamental: anos iniciais
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Resumo / Abstract
Nos últimos anos, as escolas do ensino regular têm enfrentado o desafio da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando a necessidade de desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam às diversas necessidades desses(as) alunos(as) na Educação Inclusiva. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as produções científicas relacionadas às práticas pedagógicas desenvolvidas para alunos(as) com TEA que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, utilizando como base as teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/Ibict) e defendidas entre os anos de 2012 e 2022. A pergunta central do problema de pesquisa foi: como se configura a produção científica, em nível de teses e dissertações, sobre práticas pedagógicas para alunos(as) com TEA que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental? Para alcançar a finalidade desta investigação, este estudo fundamentou-se nas perspectivas teóricas da Psicologia Histórico-Cultural, de Vigotsky, e da Pedagogia Histórico-Crítica, de Saviani. Por enfatizarem a importância das interações sociais e do contexto cultural no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos, essas abordagens foram adotadas visando promover a igualdade educacional. Ademais, optou-se pela abordagem quali-quantitativa do tipo Estado do Conhecimento, envolvendo procedimentos de análise bibliométrica e análise de conteúdo. As categorias e subcategorias seguiram orientações de Bardin (2016). Por meio dessas análises, buscou-se explorar e compreender as tendências e os enfoques presentes nas teses e dissertações relacionadas ao tema, a fim de contribuir para o conhecimento sobre práticas pedagógicas que promovam a inclusão e a aprendizagem de alunos(as) com TEA no contexto da Educação Inclusiva. O mapeamento das produções e categorias de análise proporcionou elaborar um panorama das diversas abordagens utilizadas pelos(as) educadores(as) para atender às particularidades de estudantes com TEA. Os resultados desta pesquisa ressaltaram a importância da abordagem intencional nas práticas pedagógicas, respaldada por conhecimentos teóricos fundamentados na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Além disso, salientaram a necessidade de implementar ações que aprimorem essas práticas, com ênfase na formação continuada de professores(as) e na atualização de estratégias pedagógicas específicas e adequadas. Esses achados não apenas contribuem para uma compreensão aprofundada das práticas inclusivas, mas também servem como fonte de informações para futuros leitores e leitoras interessados nas abordagens pedagógicas voltadas para alunos e alunas com TEA.