Navegando por Orientador "Marques, Waldemar"
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- DissertaçãoA educação à distância nos cursos de graduação em engenharia(2019) Oliveira, Rafael Barbosa deO presente trabalho é baseado em resultados obtidos de uma pesquisa exploratória sobre o que pensam alunos, professores e empregadores sobre a implementação da modalidade de Educação à Distância (EAD) nos cursos de graduação em engenharias. A pesquisa contemplou a aplicação de questionários junto a alunos dos 9º e 10º períodos dos cursos de engenharia que cursaram disciplinas na modalidade presencial e a aplicação de questionários a professores e empregadores. Este estudo visou identificar e analisar as impressões e opiniões sobre a modalidade EAD aplicada nas engenharias e como percebem a formação e capacitação do aluno dentro dessa modalidade para sua atuação profissional. Os resultados indicaram que a maioria dos pesquisados tanto alunos, professores e empregadores aceitaram a implementação da modalidade EAD nas engenharias, mas não para todas as disciplinas, propondo uma opção semipresencial ou híbrida.
- TeseA educação superior no Brasil: direito ou privilégio? : o profissional em direito(2018) Brancaccio, Felipe JorgeEsta tese destaca a educação superior no Brasil, vista como direito ou privilégio do cidadão, focada no profissional do direito. Objetiva avaliar em que medida as legislações educacionais contemplam o direito do cidadão a esse nível de educação. Uma vez que, no Estado Democrático de Direito é basilar a dignidade da pessoa humana que se coaduna à proteção jurídica de direitos fundamentais, o tema atrelase, respectivamente, ao desenvolvimento humano e à justiça social. A metodologia aplicada neste estudo está baseada em levantamento e estudo da bibliografia pertinente ao assunto e explora dados oficiais e documentais sobre a educação superior no país, abrangendo a era Colonial, Imperial e o Período Republicano até os dias atuais, abordando a educação superior e, no interior desta, a superior jurídica. Sob a visão de que a educação influencia a conduta humana em sociedade, a problemática reside em quem foi por ela beneficiado, ou quem teve a ela acesso, enquanto direitos relativos à educação superior; se as políticas públicas atuam como mecanismos de acesso, em busca da verdadeira democracia social; e, por fim, qual o papel que a questão da evasão na educação superior desempenha neste cenário. Como resultado desse estudo, destaca-se o processo de democratização da educação superior.
- TeseA educação tecnológica: sua história, seus professores e a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas(2016) Lechugo, Carla PinedaEsta tese vincula-se a linha de pesquisa “Educação Superior” e tem por finalidade analisar as diretrizes do Centro Paula Souza (CEETEPS), a formação acadêmica e a qualidade de vida dos professores de uma Faculdade de Tecnologia do interior paulista e a percepção dos alunos sobre suas práticas pedagógicas. As perguntas que orientaram essa pesquisa são: a) quais práticas pedagógicas os professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista incorporam no exercício da docência? b) quais práticas pedagógicas incorporadas pelos professores, atendem satisfatoriamente às expectativas dos alunos? c) quais práticas pedagógicas incorporadas pelos professores, atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares em curso? e d) como os alunos avaliam a competência dos professores como profissionais da Educação? E os problemas apontados acima, originaram as seguintes hipóteses: a) as práticas pedagógicas incorporadas se constituem em aulas expositivas, centradas no professor e pouco participativas. b) as práticas pedagógicas incorporadas pelos professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista, não atendem satisfatoriamente as expectativas dos alunos. c) as práticas pedagógicas incorporadas pelos professores da Faculdade de Tecnologia do interior paulista, não atendem satisfatoriamente as diretrizes curriculares em curso e d) os alunos avaliam os professores capacitados nas suas áreas técnicas, porém, não qualificados para ensinar. A busca de possíveis respostas aos problemas propostos demandou: a) entendimento do processo de industrialização, das transformações no mundo do trabalho e os reflexos na Educação Superior profissionalizante, b) conhecer o Centro Paula Souza e suas Diretrizes Curriculares, c) analisar a formação dos professores, d) entrevistá-los para compreender a qualidade de vida e seu cotidiano, e) compreender a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas através de pesquisa qualitativa. As conclusões deste trabalho apontam um descompasso entre a Missão, Visão, Valores e as Diretrizes Pedagógicas dos cursos com as práticas exercitadas em sala de aula, pois, tanto nas declarações da Identidade e Imagem Institucionais, como nas diretrizes pedagógicas dos cursos, não se reconheceu nas falas dos alunos e dos professores uma Educação que promova plenamente a criatividade, as competências humanas, o estímulo a discussão e a compreensão dos problemas da sociedade, a formação do ser humano pleno e do cidadão responsável. Os resultados desta pesquisa revelaram uma heterogeneidade nas práticas pedagógicas dos professores e nas expectativas dos alunos. Porém, pode-se perceber que os alunos avaliaram os professores com base nos itens “fale bem” e “reclame” pelos mesmos critérios: conhecimento do professor sobre a matéria a ser lecionada, relacionamento professor-aluno, capacidade de ensinar e motivação do professor. Dos itens mencionados, pode-se concluir que a maior deficiência dos professores está relacionada a capacidade de ensinar, pois os alunos reconhecem que os professores são qualificados em suas áreas, porém, não qualificados para “dar” aula como apontado na hipótese. Esse resultado é consequência da pouca formação dos professores pesquisados nas áreas da Educação, pois a maioria deles têm formação nas áreas técnicas. Também se constatou uma qualidade de vida que prejudica o trabalho docente, pois os professores entrevistados acumulam dois ou três empregos e não tem tempo para aperfeiçoarem o seu trabalho. Ao final desta pesquisa, são elencadas as características do “bom professor” e do “mau professor” e sugere-se uma avaliação de competências a ser utilizada pelo CEETEPS para futuros investimentos na formação dos professores.
- DissertaçãoA precarização das condições do trabalho docente nas instituições particulares de ensino superior(2018) Silva, Elcio Galioni daEsta dissertação tem por finalidade identificar as condições do trabalho docente de instituições de ensino superior particulares. Intenta também identificar quais os efeitos da mercantilização da educação superior. Foram analisados os currículos cadastrados na plataforma Lattes dos professores que ministram aulas no curso de Administração em três instituições. Os dados extraídos forneceram possibilidades para uma análise quantitativa da atividade docente, observando destes professores, o número de disciplinas ministradas, o número de cursos em que atuam, o número de instituições em que lecionam, sob qual regime de trabalho atuam, se desempenham outra atividade profissional além da docência e outros fatores que ajudaram a caracterizar as condições de trabalho docente. As hipóteses apresentadas foram que se o grupo docente apresentasse números significativos nas variáveis pesquisadas, sua condição de trabalho teria indícios de precarização. Os resultados formaram um quadro de caracterização destes profissionais, sendo uma das características o fato de 68% dos docentes não possuírem formação pedagógica. Foi caracterizado também um quadro sob os aspectos da financeirização, apresentando que a instituição não financeirizada retém o professor em média por 10 anos, enquanto nas instituições financeirizadas, esta média é de 4 anos. Sob os aspectos da precarização, os resultados mostraram que: 52% dos professores desempenham outra atividade, 60% leciona em mais de um curso, 40% lecionam 7 ou mais disciplinas, 95% atuam em regime horista e 67% atua em duas ou mais instituições. Como os resultados apresentaram números significativos em todas as variáveis da hipótese, pode-se concluir que a condição do profissional docente está precarizada.
- TeseA reforma curricular em um curso de medicina: determinantes externos e internos e o impacto sobre o trabalho docente(2016) Pavan, Maria ValériaEm 2006, o Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, Campus Sorocaba, FCMS da PUC-SP, alterou seu projeto pedagógico para utilizar métodos ativos de ensino/aprendizagem. Este estudo de caso buscou identificar e analisar os principais determinantes externos e internos da reforma curricular e avaliar o impacto desta mudança sobre o trabalho docente. O trabalho foi uma cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba, UNISO e a FCMS da PUC-SP. A pesquisa bibliográfica e a análise documental disponível na FCMS da PUC-SP foram utilizadas para analisar os determinantes externos e internos da reforma curricular, isto é, buscou-se entender e contextualizar temporalmente os movimentos sociais, institucionais e as intenções de órgãos governamentais da educação e da saúde buscando promover mudanças curriculares nos cursos de medicina no Brasil, que pudessem adequar o perfil do médico formado às necessidades da população e do Sistema Único de Saúde, o SUS. Os dados sugerem que a proposta da FCMS da PUC-SP buscava atender a insatisfação da comunidade acadêmica, mas trazia, já na sua origem, os mesmos princípios norteadores das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina de 2001 e se adequava às necessidades geradas pelo SUS. Para avaliar o impacto sobre o trabalho docente, foi construído um questionário respondido por mais de 50% dos professores e realizadas entrevistas com seis docentes que viveram a reforma curricular. De maneira geral, os docentes que responderam o questionário têm uma visão positiva do curso, com 63,7% dizendo-se satisfeitos com o trabalho e 69,6% motivados para o trabalho. Em aspectos mais específicos, esta visão positiva diminui, sendo as instalações físicas e a qualidade do profissional formado consideradas adequadas por 51% e 57,8% dos docentes, respectivamente. A inserção dos alunos em atividades na atenção primária desde o início do curso foi considerada importante para a formação do futuro médico por 90,2% dos docentes, que também consideram a organização dos alunos em pequenos grupos positiva para o aprendizado, para a interação professor/aluno e para a atividade do professor. Os docentes indicaram o modelo pedagógico e a motivação dos alunos como fatores que facilitam o progresso do currículo. Entre os fatores que dificultam o andamento do curso, os mais citados foram as dificuldades na avaliação dos alunos e a falta de capacitação contínua dos docentes. As entrevistas confirmaram a boa aceitação do método pedagógico em prática e esclareceram questões levantadas na análise do questionário, entre elas, a importância da participação dos alunos no processo de ensino/aprendizagem e a influência que as dificuldades em relação à infraestrutura, à avaliação do aluno e à capacitação dos docentes exercem sobre as atividades diárias dos docentes. Em conclusão, a avaliação constante do processo de ensino e a rápida tomada de decisão institucional são necessárias para manter o currículo vivo.
- DissertaçãoA Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a formação de professores da educação básica(2015) Silva, Leo Victorino daEste trabalho apresenta o déficit de professores da Educação Básica com formação acadêmica mínima exigida, sobretudo destacando este evento no final da década de 1990 e primeira década de 2000. Impulsionada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, a formação de professores da Educação Básica é uma das metas do Plano Nacional da Educação de 2001. Nesse contexto, foram criados programas para formação, principalmente em licenciaturas e, entre eles, a Universidade Aberta do Brasil – UAB, através da Educação a Distância, visando responder à demanda de professores em algumas áreas do conhecimento e em algumas regiões do país onde o déficit de professores com formação era maior. A pesquisa traz um estudo do cenário da Educação Básica, sua constituição, as políticas de educação que influenciam na Educação Básica, o histórico e características da UAB e, por fim, apresenta os números da Educação Básica dos censos de 2007 e 2013 em comparação com os dados da UAB para fins de relacionamento deste programa com a formação de professores.
- DissertaçãoCurso superior de gastronomia: um estudo de caso sobre o perfil e a identidade docente(2014) Rocha, Keli de AraujoA formação na área de gastronomia tem em grande parte natureza tecnológica, em que o foco se remete ao ensino profissionalizante, atraindo uma crescente demanda por uma grande variedade de público. Em geral, os professores que trabalham na formação acadêmica em gastronomia são profissionais da área que atuam ou atuaram no mercado de trabalho e que possuem formação em nível de graduação e especialização lato sensu, sem qualificação específica para a docência. Partindo do pressuposto que atuar como professor exige formação própria para o ato de ensinar, o presente estudo tem como objetivo apresentar um estudo de caso para conhecer a trajetória profissional e identificar o perfil e a identidade profissional dos docentes do ensino superior em gastronomia, analisando o cenário em que atuam, sua historicidade e a percepção de si mesmos. Tendo por hipótese que esses docentes possuem dificuldade para se identificar no papel de educadores dentro do contexto em que vivem, adotou-se como procedimento metodológico pesquisa quantitativa das informações disponibilizadas pelos docentes junto à Plataforma “Lattes”, e pesquisa qualitativa, com questionários individuais com professores que ministram aulas essencialmente práticas no curso de tecnologia em gastronomia de uma instituição de ensino superior do interior do Estado de São Paulo. Os resultados surpreenderam ao demonstrar que os docentes se identificam mais como professores, em virtude do amor que desenvolveram pela educação.
- TeseEducação superior e ENADE: mineração de dados como ferramenta para gestão(2019) Moreno, Rafael Fernando de MoraesEste trabalho tem como foco a Avaliação da Educação Superior, tendo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) como fonte de dados para análise do período de 2004 a 2014. Ano após ano, o ENADE foi se reconfigurando, dificultando a utilização de seus dados devido à falta de padronização. Assim, nesta pesquisa se colocam as seguintes indagações: a) quais as implicações destas mudanças quanto à geração de informações confiáveis para a gestão acadêmica? b) como fazer uso dos dados do ENADE para tomada de decisão e/ou auxílio na gestão das Instituições de Ensino Superior (IES)? Para tanto, este trabalho identificou e analisou as alterações existentes nos microdados do ENADE e as dificuldades que essas alterações apresentam quanto ao seu uso na gestão da Educação Superior. A mineração de dados foi utilizada como técnica para possibilitar a identificação de padrões e informações regulares, porém, ocultas no conjunto dos dados do ENADE. Como resultado, foram identificados padrões existentes nos microdados, destacando variáveis comuns em todos os anos de aplicação, demonstrando assim, que é possível utilizar o ENADE como fonte para a tomada de decisões no âmbito da Educação Superior e, principalmente, na melhoria do processo de aprendizagem dos estudantes.
- DissertaçãoEducação superior e sustentabilidade(2016) Tomaz, DanieleO título desta dissertação “Educação Superior e Sustentabilidade” encerra em si, duas de minhas inúmeras inquietações: o que é sustentabilidade, e como é abordada a sustentabilidade nos cursos de Educação Superior. Como base deste trabalho recorri ao recurso da pesquisa e análise bibliográfica e documental dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura na Graduação de três Instituições Educacionais de Educação Superior da cidade de Sorocaba, sendo uma delas de iniciativa privada, uma de iniciativa pública e uma comunitária, com intuito de ampliar a amostragem e retratar de forma mais contundente a realidade educacional vigente. Esta pesquisa indica que até o presente momento estão sendo empenhados esforços hercúleos da comunidade global principalmente através da Organização das Nações Unidas (ONU), para senão reverter o cenário de degradação do meio ambiente ao menos estabilizar os prejuízos já causados, de modo a dar início a um processo de recuperação que possibilitará às gerações futuras uma vida sustentável, que implica na forte presença da educação. Esta pesquisa indica a dificuldade, de reconhecer e dimensionar a real magnitude que uma educação para o desenvolvimento sustentável deva ter. Este trabalho analisa em que medida a Educação Superior foca nos Projetos Pedagógicos de cursos de Licenciatura de três instituições educacionais de Sorocaba, (privada, pública e comunitária) o conceito de sustentabilidade e seus quatro principais pilares (Ambiental | Cultural | Econômico | Social), tendo em vista que cabe à educação como atividade formadora, empoderar o indivíduo para exercer plenamente sua cidadania e este indivíduo enquanto educador, tornar-se um multiplicador de conhecimentos, habilidades e atitudes positivas e propositivas, tendo consolidado em seu arcabouço de saberes os principais pilares da sustentabilidade.
- TeseEscuta sensível: protagonismo na educação(2017) Carvalho, Margly Octavia Genofre deEste estudo defende a tese que o professor precisa ter formação para uma escuta sensível e uma visão holística na educação. O objetivo primeiro da pesquisa foi verificar se a relação entre professor e aluno está centrada no saber-fazer (razão) ou no saber-ser. Partindo da ideia de que a escuta sensível visa a valorização das expressões como fator fundamental para a compreensão do ser humano, e assim, beneficiar tanto professores quanto alunos e que deve ser uma prática, destaca-se a importância do professor protagonista nessa ação. Como a formação do professor não pode ser pensada apenas como uma atividade intelectual, este estudo busca responder às seguintes questões: Qual a formação do professor? Ou seja, a formação do professor está centralizada no desenvolvimento humano integral (saber-ser)? O escutar professor-aluno acontece no processo ensino e aprendizagem? A partir da escuta, como criar um clima no ambiente escolar que estimule o interesse e a participação efetiva do aluno nas aulas e atividades do seu curso? A pesquisa tem a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação como procedimento metodológico. E traz como suporte teórico, entre outros autores, Ardoino, Barbier, Gatti e Morin. Para a coleta de dados foram utilizados diferentes instrumentos: observação participante, diário de campo (diário de itinerância do pesquisador em pesquisa-ação) e materiais diversos como: atas, plano de gestão e outros. O foco desta investigação foi observar o professor em sua prática e ação docente e não os alunos. O estudo de campo foi realizado na Faculdade de Tecnologia de Sorocaba com a participação de docentes dos cursos da área de mecânica. Os resultados revelaram que entre os discursos teóricos voltados à educação holística e a prática docente há um distanciamento entre o pensamento e a ação. Temos nesse panorama um paradoxo entre a teoria e a prática. Pela análise do Currículo Lattes dos professores constata-se que não há nenhuma informação concreta ao verificar se a formação do professor está centralizada em um saber-ser. O escutar professor-aluno acontece no processo ensino e aprendizagem, mas a escuta sensível não predomina nas práticas e ações dos docentes. A escuta sensível nos incita a ter diferentes visões da mesma situação, direcionando os caminhos e ações docentes.
- DissertaçãoEvasão na educação superior: um estudo em uma IES privada do Médio Tietê(2015) Silva, Hércules Ferrari Domingues daA evasão na Educação Superior deve ser motivo de atenção e preocupação dos gestores educacionais, seja no setor público ou no privado, por causar prejuízos pessoais, sociais e financeiros para as Instituições de Educação Superior (IES), para a sociedade e para o próprio estudante. Estudar a evasão abre espaço para o entendimento de toda dinâmica acadêmica dada a diversidade de variáveis que interferem na decisão de interromper os estudos. O objetivo desta pesquisa é construir um entendimento teórico, conceitual e histórico do fenômeno, a fim de ser mais preciso, ao interpretar as múltiplas variáveis apresentadas pelo estudante, quando decide se desligar da IES; demonstrando, mediante estudo de caso, como as variáveis relacionadas ao curso, ao gênero, ao estado civil, a motivos de escolha do curso, à integração acadêmica, à integração com o corpo docente, à integração com o setor administrativo e à integração social podem influenciar na decisão de o estudante desligar-se do curso e qual a intensidade de ocorrência dessas variáveis. A presente pesquisa está dividida em duas partes: um estudo bibliográfico que visa desenhar a estrutura conceitual para o entendimento da evasão, a sua manifestação ao longo da história da educação superior brasileira e os motivos que levam à evasão tanto no público quanto no privado; no segundo momento, é apresentado um estudo de caso, realizado em uma IES privada do interior paulista, a qual disponibilizou para esta pesquisa informações de 2411 estudantes matriculados e 368 Fichas de Informação de Evasão, preenchidas pelos estudantes que efetivaram seu desligamento no ano de 2013, as quais fornecem dados demográficos, sociais e de integração acadêmica dos estudantes. Como resultado, este estudo oferece aos gestores acadêmicos uma maneira de trabalhar os fatos que envolvem a evasão, demonstrando como são coletadas as informações junto aos estudantes que interromperam seus estudos e estabelecendo cruzamentos das variáveis, as quais fornecerão subsídios para o entendimento da evasão em uma IES específica, levando em consideração todo o contexto no qual está inserida, proporcionando assim a oportunidade de tomar decisões mais seguras e objetivas.
- DissertaçãoO profissional administrador: formação superior e emprego : um estudo de caso(2013) Oliveira, Vanicléia Pinto deO presente estudo faz parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Superior (GEPES), no curso de Pós-graduação em Educação da Uniso, sobre Educação Superior e Emprego, envolvendo diferentes IES de Sorocaba. Este estudo enfoca o destino profissional dos ex-alunos de formação superior, como avalia a formação recebida e sua inserção sócioprofissional no mercado de trabalho. Busca investigar os aspectos da formação recebida na Universidade, os conhecimentos básicos, habilidades e competências referentes à profissão; inserção profissional; melhoria profissional e social; visão crítica; satisfação profissional e pessoal e ampliação da cultura geral e científica. Para analisar tais aspectos tomamos como universo de pesquisa os alunos formados pelo Curso de Administração/Uniso/Ano 2008, portanto a quatro anos de inserção no mercado de trabalho. Os dados foram obtidos por meio de questionário eletrônico preenchido na internet pelos egressos do curso de Administração. Os resultados alcançados indicam aspectos importantes quanto à inserção no mercado de trabalho e sua visão sobre formação recebida. Indicam também aspectos que permitem subsidiar discussões sobre a formação deste profissional com implicação para os projetos políticos pedagógicos.
- DissertaçãoPolítica pública na educação superior - PROUNI: um estudo de caso numa instituição de ensino superior particular(2013) Giuliani, CarlaEste é um trabalho que pretende analisar como que a política pública do ensino superior, ProUni, está ajudando a promover a inclusão de alunos advindos das camadas populares, no mercado de trabalho e, assim, permitindo-lhes mobilidade social e econômica. Esses alunos ingressaram em 2006 e 2007, em uma instituição de Sorocaba. A metodologia deste estudo se deu através de análise do material bibliográfico levantado, coleta e análise de pesquisa quantitativa, através da técnica de questionário e da qualitativa, com entrevista em profundidade com 7 alunos de um universo de 42 alunos selecionados.
- TesePolíticas públicas e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor em uma universidade comunitária(2016) Pinto, Rafael Angelo BunhiA partir da década de 1990, há no Brasil uma preocupação maior em torno de políticas públicas, em razão das várias transformações advindas da globalização e do neoliberalismo, bem como da reforma do Estado. Essas transformações impactam diretamente na implementação e no desenvolvimento dessas políticas públicas. O presente trabalho tem objetivo primário analisar a implementação e o desenvolvimento da política pública do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor em uma Universidade Comunitária, localizada no município de Sorocaba/SP. O Parfor, que faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) e da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, instituída pelo governo federal por meio do Decreto nº 6.755/2009, é resultado de ações do Ministério da Educação em colaboração com secretarias estaduais e municipais de educação e instituições públicas e comunitárias de educação superior com o objetivo de ministrar cursos superiores de licenciatura e de formação continuada gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. O Parfor, enquanto política pública de Estado redistributiva, em um contexto global, também foi implementado para sanar os problemas oriundos da necessidade de formação em áreas prioritárias designadas pelo governo, mas se apresenta como uma solução um tanto quanto tardia, tendo em vista que, historicamente, os problemas de formação docente do passado se perpetuam no presente. Verifica-se, ainda, que a adesão ao Plano é maior em estados e municípios em que há convergência entre os partidos que estão à frente da administração pública com o governo federal, e menor participação dos estados e municípios que fazem oposição. Especificamente na Universidade de Sorocaba, a experiência inovadora da implementação do Parfor permite constatar a estrita relação da Instituição com as comunidades local e regional, o compromisso com a educação e os resultados de suas práticas e de seus serviços vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão, voltados para essas comunidades, principalmente no que se refere à formação de docentes e outros profissionais da educação básica de Sorocaba e região.
- DissertaçãoPrograma Universidade para Todos (PROUNI): o olhar dos egressos de uma universidade comunitária no Estado de São Paulo(2019) Alves, Welington RodriguesAs Políticas Públicas possuem papel fundamental na sociedade por garantirem direitos de cidadania como o acesso à saúde e à educação a grupos sociais menos favorecidos. A educação, por sua vez, contribui para o desenvolvimento e emancipação dos indivíduos, além de possibilitar a construção de uma sociedade culturalmente elevada e justa, pautada pelos princípios da democracia e do bem-estar social. O ProUni consiste em uma Política Pública que surge no contexto da necessidade de ampliação do acesso à educação e atende as camadas mais pobres da população que não têm condições financeiras para custear uma graduação. Diante deste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar e analisar os impactos e contribuições que o Programa Universidade Para Todos (ProUni) proporcionou aos seus beneficiários. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo e qualitativo com egressos bolsistas do ProUni de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista, a Universidade de Sorocaba (Uniso). A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos: aplicação de questionário eletrônico com os egressos e a realização de entrevistas. O método de análise utilizado para os dados quantitativos foi a técnica de análise descritiva, por meio da redução e interpretação das informações obtidas e para as entrevistas foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. De acordo com a análise dos dados quantitativos e das entrevistas, fica evidenciado que o ProUni, enquanto Política Pública de Democratização do ensino superior, proporcionou aos seus egressos melhorias sociais, culturais, profissionais, e econômicas. Pôde ser verificado ainda, que se forem considerados a escolaridade e a ocupação dos pais dos beneficiários, o ProUni se apresenta como fator importante de mobilidade social, capaz de abrir novas perspectivas de vida às pessoas pertencentes aos estratos mais pobres da população brasileira. Segundo o relato dos egressos o Programa é considerado uma oportunidade única para mudança de vida daqueles que não possuem condições financeiras de arcar com os custos de uma graduação.
- DissertaçãoPrograma Universidade Para Todos: PROUNI : 2005 a 2010 : um estudo de caso de uma universidade privada da cidade de Sorocaba(2013) Niggl, WilhelmO presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o Programa Universidade Para Todos - PROUNI, criado pelo Governo Federal em 2004 e sancionado em 2005 pela Lei n.11.096. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, dados estatísticos sobre a ampliação do número de bolsas concedidas pelo Programa e dados de desempenho acadêmico de alunos bolsistas e de alunos não bolsistas de uma Universidade Privada da Região Administrativa da cidade de Sorocaba/SP. Pesquisas acadêmicas realizadas sobre este tema evidenciam uma postura crítica ao Programa, destacando o fortalecimento do setor privado de educação superior em detrimento da qualidade de ensino. Por outro lado, foi constatada, uma ampliação do número de bolsas concedidas e uma maior inclusão à educação superior de uma parcela da população de baixo poder econômico. Os resultados deste trabalho de pesquisa também demonstram uma igualdade no que diz respeito ao aproveitamento acadêmico dos alunos bolsistas em comparação com alunos não bolsistas.