Navegando por Orientador "Morais, Osvando J. de"
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- DissertaçãoA Fórmula 1 e as teorias da comunicação: transformações culturais(2012) Giavoni, Lucas Augusto Costa PintoEsta pesquisa tem como objetivo analisar, à luz das teorias da comunicação, as transformações culturais ocorridas na Fórmula 1, principal categoria do esporte a motor mundial, por sua associação com as indústrias da mídia, partindo do pressuposto de Thompson de que os meios de comunicação de massa não apenas financiam e difundem formas culturais, mas também os transformam. Optou-se metodologicamente por dividir o trabalho em dois estágios. Em um primeiro momento, iremos verificar a associação de uma das invenções com maior impacto social do século XX, o automóvel, com a prática esportiva, fazendo nascer assim o automobilismo, que é dotado de vários desafios, uma vez que é composto pelo atleta e seu equipamento. Deste modo, poderemos entender o significado simbólico desta modalidade, destacando diferenças e semelhanças dos dois berços de competição: Europa e Estados Unidos, por meio de análise cultural sócio-histórica, também baseada em Thompson. Em um segundo momento, analisaremos a associação do automobilismo – sobretudo a Fórmula 1 - com a mídia, no que poderemos verificar as transformações ideológicas, no sentido de aproximação com o conceito de Indústria Cultural, de Adorno/Horkheimer, e as necessidades de extensão que o automobilismo demanda, de acordo com as propostas de McLuhan. Diante de tão poucos trabalhos específicos, procura-se intensificar o esporte a motor como objeto de estudo nas pesquisas científicas aplicadas à comunicação: a Fórmula 1, considerada a mais importante categoria, envolve diversos aspectos exploráveis nas questões midiáticas, comunicacionais e culturais em suas especificidades discursivas.
- DissertaçãoA indústria cultural e os meios de comunicação de massa amplificando a persona(2008) Monteiro, Susi BerbelEste estudo se propõe a aprofundar as análises sobre os impactos da Indústria Cultural e dos Meios de Comunicação de Massa na psique humana e reunir argumentos relativos à questão da influência dos bens simbólicos, veiculados pelos meios de comunicação de massa, na constituição do indivíduo. O comportamento humano frente ao crescente desenvolvimento tecnológico vem se transformando ao longo do tempo. A vida em sociedade mediada pela Indústria Cultural e os meios de comunicação de massa propõe novos modelos e padrões de relações humanas. A construção subjetiva do indivíduo, por conseguinte, também se dá de forma diferenciada diante dos novos estímulos propostos. O indivíduo na sociedade que tem a Indústria Cultural como paradigma de todas as coisas se comporta e se constrói de acordo com padrões previamente estabelecidos. Psiquicamente responde aos estímulos externos de forma a adaptar-se na sociedade. A Persona, um dos arquétipos básicos que compõe a psique, recebeu especial atenção neste estudo. Buscou-se avaliar se as características da sociedade contemporânea facilitam e estimulam de forma mais contundente o desenvolvimento deste arquétipo específico em detrimento dos demais. Analisou-se a amplificação deste arquétipo e as conseqüências na psique como um todo.
- DissertaçãoA nova resistência: rock antropofágico nos meios alternativos de Sorocaba(2009) Roberto, Eduardo CerqueiraA pesquisa que gerou este trabalho teve, como propósito, investigar a invasão cultural observada no Brasil, notadamente a norte-americana. Objetivou-se, ainda, analisar a imposição estética como hábil instrumento para a dominação ideológica e seus efeitos sobre a cultura e a identidade nacionais, por meio de levantamento e estudo dos espaços “alternativos” vistos como difusores de produtos culturais, disseminados pelos meios de comunicação. No contexto midiático, com freqüência, aparecem textos culturais produzidos no Brasil percebidos como índices da cultura norte-americana, incessantemente veiculados pelos meios massivos, reverberando na nossa vivência cotidiana. A ocorrência do fenômeno vem de longa data, e a respeito dessa invasão, fica muito difícil, senão irrealizável, precisar quais elementos estão sendo incluídos (e com que finalidade), e quais outros já se encontram arraigados, resultante de uma cultura hibridizada, praticada pela sociedade global. As atuais “tribos” e redutos alternativos de jovens, orientados musicalmente pelo rock, podem ser vistos como excelente fonte de dados, visto sua proximidade tanto com o velho, por meio de estereótipos já consagrados pelo cinema, quanto pelo novo, por meio de novas versões criadas a partir de velhos modelos. Assim, é possível dizer que as misturas, os “sincretismos” musicais produzidos em um espaço de tempo que ultrapassa os 50 anos, resultaram das fusões musicais que se deram na apropriação de ritmos não apenas locais, mas de todo o mundo. Isto pode ser percebido nas diferentes maneiras de expressão dos sujeitos desses ambientes, marcada por suas roupas, atitudes, letras de músicas, blogs e comunidades virtuais da internet.
- DissertaçãoComunicação do medo: os ataques do PCC(2009) Couto, Cyro Augusto PachicoskiO objetivo deste trabalho é discutir a disseminação do medo por meio da comunicação, ao propor uma discutição sobre os ataques do Primeiro Comando da Capital – PCC, no mês de maio de 2006, como fenômeno midiático. Para tanto, buscou-se analisar nos dias de hoje, que o crime organizado está associado de maneira ordenada a um contexto em que sobreviver confunde-se com consumir e, juntos constroem certa subjetividade enfatizadas em modelos propostos pela indústria cultural e pelos meios de comunicação massiva. Objetiva-se ainda avaliar e aprofundar o levantamento da literatura especializada, visando destacar as principais correntes do pensamento sobre o tema, além de expor as teorias vigentes, pesquisar e analisar os resultados encontrados no advento da violência praticada pelo crime organizado, ora confundida com ataques terroristas, encontrando assim espaço ideal na mídia para uma divulgação intensa. Inevitavelmente, realizou-se uma pesquisa de profundidade com cinco representantes da sociedade que vivenciaram o período dos ataques, possibilitando verificar em suas práticas e falas, novos padrões de necessidades e desejos vinculados por meio da violência, ou seja, novos padrões de relações humanas.
- DissertaçãoComunicação e cultura de massa nos shopping centers: uma cidade dentro da cidade(2009) Santos, Robson José dosEsta dissertação tem como objetivo propor uma reflexão sobre o Shopping Center ser muito além do que mero consumo, condição esta, diferenciada, já que há diversas pesquisas realizadas nessa área, abrangendo o empreendimento de forma comercial, puramente capitalista. O Capitalismo centrado no lucro, na atividade de compra e de venda que culmina em resultados. Todavia, essa evidência que o centro comercial, como são chamados os „Shopping Centers‟, encontra-se muito mais do que a condição financeira vivida pelo mundo capitalista, é o despertar dessa pesquisa. Os Shopping Centers podem, em seu contexto geral de atividade, também propiciar ao homem, diversos movimentos no campo social, integrando-o em sociedade, cuja comunicação e cultura são alicerces à vocação desse objeto. Os empreendimentos são identificados como pontos de entretenimento, lazer, segurança e informação que tratam das bases fundamentais desta pesquisa. A análise deste trabalho retrata a história da cultura e suas influências nas mais diversas óticas com autores e estudiosos do tema. Isto posto, o tema Shopping Center como uma cidade e, em volta dela, a sociedade, traz em voga, neste tipo de empreendimento, não somente consumo – o poder da mercadoria e a troca – mas, também, faz com que indivíduos convivam em seu entorno e, sobre ele, no desenvolvimento sociocultural e econômico da própria cidade.Justamente nessa ponderação, necessária se faz, por que, um Shopping Center também fomenta cultura e como ele se relaciona no próprio desenvolvimento pessoal e coletivo. Um Shopping Center é um centro de entretenimento, lazer, cultura e como objetivo principal, não deixa de ser um empreendimento capitalista, atento às oportunidades de negócios e respectiva lucratividade. A pesquisa, ao longo de seu caminho, deve responder à indagação inicial enveredada na teoria da cultura e da comunicação, na formação da cidade até aos dias atuais, bem como, da teoria do consumo, pois, juntas, buscam representar o conteúdo proposto. E atingir a esse objetivo, já será uma motivação para novas pesquisas, sendo essa primeira de um início de um processo natural a ser aprimorado no tempo.
- DissertaçãoComunicação, cultura e sociabilidade: imagem pessoal do jovem no Orkut e liberdade paradoxal nas redes sociais(2011) Martins, Mariana Domitilia Padovani; 1985-Este trabalho visa analisar e discutir o uso das redes sociais virtuais pelos jovens adolescentes. Tais observações concentram-se nas Imagens Pessoais destes jovens e na automanipulação destas imagens. Escolhe-se para a observação o site Orkut devido sua popularidade entre os jovens brasileiros. Deste modo cabe analisar o modo como os sujeitos utilizam esta ferramenta de sociabilidade virtual e quais podem ser as influências e os efeitos resultantes em reais relacionamentos presenciais. Seja off-line ou online, cada indivíduo expressa determinada identidade ou mesmo identidades. No ambiente virtual, mais especificamente nas redes sociais, o indivíduo extravasa seus desejos de ser e estar contidos no ambiente real. No Orkut, através das fotos do usuário, exibe-se ―uma pessoa-produto‖ ou mesmo ―uma pessoa-marca‖. Surge, portanto, a necessidade de manipulação da auto-imagem que se transforma na autopromoção social presencial e agora virtual. A imagem pessoal do sujeito virtual adquire elementos de aparência e de comportamento muitas vezes diferente daqueles expressados no mundo presencial. Nem tudo que parece ser é. O jogo das manipulações e enganações encontra facilidades no mundo virtual, já que o mesmo oferece ferramentas que motivam de certa forma as representações muitas vezes fantasiosas. Além disso, o ideal de beleza tão desejado pelo sujeito social é agora mais próximo e possível no meio virtual, em especial nas redes sociais, como o caso do Orkut. Graças às ferramentas de edição gráfica e digital, cirurgias plásticas, por exemplo, podem ser substituídas por alguns toques no teclado do computador ou alguns arrastões com o mouse. A Imagem Pessoal forma-se e transforma-se a partir dos modelos pré-estabelecidos pela mídia satisfazendo os desejos mais subjetivos do indivíduo, ora presencial ora virtual.
- DissertaçãoDa arte como comunicação à comunicação como arte: uma abordagem da estética cubista em Guernica(2010) Vig, Rosângela Araujo PiresO Cubismo, ao romper com os processos mimetizadores da natureza, suscitou críticas, por parte do público, que não compreendia a representatividade e via a estética nova, como disforme, geometrizada e grotesca. Esta pesquisa tem objetivo, por meio de um estudo da obra Guernica de Pablo Picasso, esclarecer os ideais estéticos do período em questão, aproximando o receptor da linguagem do artista, com a finalidade não somente de levá-lo a compreender o Cubismo, mas também a Arte que se seguiu depois. Durante um ano, foram coletados dados do período, do artista e da estrutura textual da obra em questão. O estudo do processo comunicativo da Arte cubista foi feito, com base nas teorias do signo de Saussure e de Peirce e nas funções da linguagem, de Jackobson. O aprofundamento nos conceitos do jogo presente na Arte, bem como o problema da beleza e da sublimidade, foram aqui estudados, tendo como referência, Kant e Schiller. Após a reunião de dados, foi necessária a busca de obras que influenciaram Picasso, tanto nos aspectos estéticos e técnicos, quanto nos filosóficos e comunicacionais.
- DissertaçãoTelejornalismo no cerrado: do Triângulo à Integração, uma busca da audiência (Rede Integração - MG)(2008) Amaral, Patricia AparecidaEste trabalho faz uma análise sobre o relacionamento entre jornalistas envolvidos na produção do telejornal de maior audiência da Rede Integração, afiliada da Rede Globo de parte de Minas Gerais, o MGTV 2ª edição, com representantes da comunidade e de algumas associações, usamos como base a sede da emissora, Uberlândia. Para chegar ao nosso objetivo o texto trata, primeiramente, da trajetória do povoamento da Minas Gerais, como se dá a implantação da televisão no Brasil, da antiga TV Triângulo, passando pela busca por uma linguagem nova, abordamos ainda alguns dos conceitos utilizados no telejornalismo. Conta também com entrevistas feitas com parte dos telespectadores e de profissionais ligados à Redação do grupo mineiro como forma de discutirmos a necessidade de pesquisas de cunho qualitativo para que os anseios do receptor sejam atendidos, uma vez que as emissoras já pensam na TV interativa, possibilitada pela tecnologia digital.
- DissertaçãoTeoria comunicacional auditiva e a ocularidade da cultura do impresso: de como o livro se amplifica em audiolivro(2011) Dionísio, César AugustoEste trabalho científico de investigação tem como propósito analisar o audiolivro em sua gênese enquanto um novo suporte comunicacional para o livro, para a palavra oral, escrita, para o autor e para o leitor. A pesquisa busca, assim, explicitar os fundamentos comunicacionais e culturais do audiolivro enquanto medium ainda não investigado. O audiolivro aparece no cenário mediático como uma nova plataforma à leitura, à literatura, à pedagogia, à comunicação e à cultura. Discutir o audiolivro é pensar uma abordagem futurista para o livro impresso, ao mesmo tempo em que é argumentar sobre as origens desse suporte recente como um resgate à oralidade primeva e medieva da comunicação humana, num embate explicitador entre a palavra grafada e a palavra falada, fazendo ressurgir a oralidade como epicentro da discussão comunicacional. De um lado, o som e a indústria fonográfica e, de outro lado, o livro e sua insistente permanência aurática entre os meios de comunicação, fazendo acalorar o debate sobre o surgimento de uma nova veia pulsante no organismo multicomunicacional contemporâneo. Propõe-se, ainda, discutir o futuro do livro bem como o futuro do audiolivro que parecem estar intimamente correlacionados, num momento histórico em que o livro, finalmente, encontra um irmão gêmeo como um adversário que o desafia frontalmente, nos moldes em que o cinema enfrentou o teatro, e a televisão, por sua vez, envolveu-se em embate com o cinema ou até mesmo com a internet. Por vezes, pode-se também pensar no casamento perfeito entre livro e audiolivro, para que possa, finalmente, o homem aprender a ler como o autor imaginara. Assim, o objetivo nuclear do presente estudo é identificar os fundamentos do audiolivro sob o prisma comunicacional e seus impactos culturais, verificando, com este propósito metodológico através do levantamento bibliográfico, fílmico, imagético e sonoro, a mudança na matriz sensorial, do lado do leitor, do olho para o ouvido, e a formação de um novo autor, que embarque oportunamente o cuidado com a oralidade em sua obra.
- DissertaçãoVideogames, a teoria do meio e a comunicação: novos meios, novos ambientes, novas habilidades : análise de DJFFNY, um encanador e a(s) identidade(s)(2011) Giannone, Caio Fausto de AlmeidaAo considerar o videogame como um produto midiático da indústria cultural de massa contemporânea, o que este trabalho propõe, no fundo, é uma investigação das transformações culturais e sociais decorrentes dessa afirmação, problematizando a relação gamer/personagem/avatar. Outro propósito foi o de compreender a indústria do videogame em processo de transformação nessa bilionária indústria. Para tanto, será necessário conhecer um pouco da história, desse meio virtual de entretenimento, desde seu surgimento na década de cinquenta. Os videogames, reconhecidos como produtos culturais, representam nossas crenças, atitudes e uma série de questões com as quais jogamos em determinados momentos da vida. A ideia dos games é combinar, na narrativa, o envolvimento e a interação do gamer, estabelecendo uma ligação mais profunda, extrapolando a condição de recreação como se apresenta, por exemplo, no game Pong. Objetiva-se, ainda, argumentar sobre o principal interesse dos programadores não estar no aspecto narrativo e o jogador ter que reconhecer e nomear o ponto na tela. Essa condição transforma-se, quando Shigeru Miyamoto, em 1981, propõe uma personagem principal para seu game: um encanador corpulento chamado Jumper Man, mais tarde rebatizado de “Mário”. Propomos, neste trabalho, uma questão importante, que foi, sem dúvida, a evolução da tecnologia que possibilitou a Miyamoto apresentar uma nova proposta estrutural que ganhava, formalmente, um movimento horizontal. Posto que o jogador começava o game do lado esquerdo, em uma fase, e sabia que, ao final, estaria no lado direito da tela e, assim, sucessivamente. Por exemplo, Super Mário Brothers anunciou a nova revolução do videogame doméstico, o que chamaremos, aqui, de “A Revolução de Miyamoto”, o nascimento das personagens e da narrativa nos videogames. A partir desse momento histórico, o grau de envolvimento dos indivíduos com os games ganha uma outra dimensão, dada pela condição de avatar. Isso representou uma transformação radical no mundo do entretenimento virtual. Para contextualizar a compreensão de um outro paradigma estruturador da relação gamer/personagem/avatar, pretende-se analisar, também, de forma mais aprofundada, o game Def Jam: Fight For NY. Nesse revolucionário jogo, o gamer tem a oportunidade de criar seu avatar, como quiser, dando-lhe as mais distintas características e a possibilidade do gamer poder construir, literalmente, uma representação de si mesmo e problematizar a relação gamer/avatar/personagem, na estrutura do game, e irá pontuar as referências teóricas a serem pesquisadas no campo da comunicação e da cultura por este trabalho.