Navegando por Orientador "Oliveira, Cleiton de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoO estágio supervisionado dos alunos do curso de administração de empresas da UNISO: limites e possibilidades(1999) Ortolan, OrlandoEste trabalho teve como objetivo principal investigar o desenvolvimento do Estágio Supervisionado do curso de Administração de Empresas da Universidade de Sorocaba (UNISO). Neste sentido, o estudo partiu do levantamento da origem do termo administração, procurando evidenciar fatos históricos relevantes de sua trajetória, os quais contribuíram para a criação do curso de Administração. Foram analisadas algumas questões pedagógicas pertinentes ao curso de Administração de Empresas, em geral, e da UNISO, em particular, nesta foram caracterizados os corpos docente e discente do referido curso. Quanto ao Estágio Supervisionado foram analisados: os principais problemas revelados pelas ambigüidades e controvérsias decorrentes da interpretação dos aspectos legais e institucionais; as contribuições para a complementação do ensino e para a integração teoria-prática; e, ainda, as várias formas, adotadas por diferentes cursos, para o desenvolvimento daquela atividade. Na pesquisa de campo, foram analisados depoimentos de professores, de dirigentes de empresas, onde os estágios foram realizados, e de alunos-estagiários. A pesquisa bibliográfica revelou que pesquisadores sinalizam que o Estágio Supervisionado está longe de atender, de forma integral, aos objetivos que nortearam sua criação, mas, é unânime a opinião sobre a importância do estágio. Baseado nos dados levantados durante o desenvolvimento do trabalho, foram apresentados, nas considerações finais, alguns elementos julgados relevantes para discussão coletiva e que podem contribuir para a melhoria de qualidade na formação dos administradores da UNISO.
- DissertaçãoQualidade total da empresa à escola: a relação entre as experiências vividas na empresa e na escola, pelo aluno estagiário do curso de desenho de projetos de mecânica da Escola Técnica Estadual "Fernando Prestes"(1999) Koritiake, Luiz AntonioEste estudo busca identificar a relação entre as experiências vividas na empresa e na escola, pelos alunos estagiários do curso de Desenho de Projetos de Mecânica da ETE "Fernando Prestes" - Sorocaba SP., sob os efeitos do movimento da Qualidade Total. O autor busca dar uma visão da Qualidade Total quanto à conceituação, o contexto histórico-evolutivo, as abordagens mais significativas e as características de um modelo de gerenciamento, com base nos trabalhos de alguns pioneiros da qualidade. São abordados alguns fatores que estão interferindo na reorganização das empresas e, como consequência, provocando transformações no mundo contemporâneo, onde a Qualidade Total passa a ser uma vantagem competitiva e uma forma de exclusão. Neste contexto, a educação passa a ser vista como um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico, político e social, sendo assim, o autor desenvolve um breve histórico do ensino profissionalizante no estado de São Paulo e no Brasil, analisando as influências do setor empresarial nos rumos da educação. Tendo como base entrevistas com alunos estagiários e com representantes de empresas é possível identificar um perfil desejado para os técnicos de Desenho de Projetos de Mecânica e é possível perceber a influência da Qualidade Total e suas implicações na formação de um profissional, possibilitando uma avaliação do papel da escola e da empresa neste processo.