Navegando por Orientador "Pinto, Rafael Angelo Bunhi"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA adesão de professores de educação física às políticas públicas de esporte educacional e escolar na rede municipal de ensino de Sorocaba/SP(2024) Maganhato, Luis GustavoNo Brasil, há duas concepções relacionadas ao esporte no âmbito da educação: o esporte escolar (ou esporte na escola) e o esporte educacional. A primeira, se relaciona à contribuição da escola para o preparo de estudantes habilidosos e formação de futuros atletas, enfatizando as competições esportivas escolares e regionais. Já a segunda, se refere à formação cidadã balizada nos princípios da inclusão, participação, cooperação, coeducação e corresponsabilidade. Nesse contexto, esta pesquisa, vinculada à linha Políticas, Gestão e História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, busca a compreensão sobre as políticas públicas de esporte educacional e escolar oferecidos pela Secretaria da Educação (SEDU) do Município de Sorocaba/SP aos Professores de Educação Física, da rede municipal de ensino, no período compreendido entre 2008 e 2023. Nesse período, a SEDU ofereceu projetos esportivos no contraturno escolar, em conformidade com a política pública estabelecida, mas observou-se variação significativa na adesão de professores aos projetos propostos. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar quais são os fatores que influenciam na adesão de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP nas políticas públicas de esporte educacional e esporte escolar oferecidos pela Secretaria da Educação. No que tange à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de análise documental das principais políticas públicas de esportes voltadas para o contexto escolar. Já quanto aos métodos, o estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de campo, utilizando questionário on-line como instrumento de coleta de dados. A análise de conteúdo foi utilizada como técnica de pesquisa, para a análise das respostas. O resultado do estudo demonstrou que, embora os professores de educação física reconheçam a importância das políticas públicas de esporte na escola, a implementação dessas políticas enfrenta diversos desafios. A escolha de modalidades esportivas, a participação em eventos e o aprimoramento em modalidades específicas são frequentemente mencionados como aspectos positivos. No entanto, a efetividade dessas políticas é comprometida por uma série de fatores, como a falta de recursos financeiros, a carência de formação continuada e a ausência de incentivos para a inclusão dos projetos na jornada de trabalho. Além disso, a burocracia excessiva, a falta de autonomia dos professores e a descontinuidade dos projetos devido a mudanças de governo são obstáculos que impactam significativamente a decisão do professor em aderir ou não a projetos educacionais esportivos oferecidos pela Secretaria da Educação.
- DissertaçãoEducação financeira como política pública no brasil : do processo histórico ao levantamento das ações práticas na educação superior(2022) Bufalo, Daniela Cristina LourençoA educação financeira, na maioria das vezes, vincula-se a investimentos, poupança e reservas financeiras, chamando atenção apenas daqueles que possuem dinheiro sobrando, quando na realidade o tema associa-se a problemas graves da sociedade, incide na vida cotidiana, no planejamento familiar e no exercício pleno da cidadania, sendo capaz de transformar a qualidade de vida através da mobilidade social e do bem-estar da população. A urgência de educar-se financeiramente emerge em meio a digitalização do cotidiano e a facilidade de acesso a produtos e serviços financeiros cada vez mais complexos. Com esse foco, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e governos no mundo todo têm concentrado esforços nesse tema, com o propósito de formar cidadãos conscientes do impacto de suas ações como agente financeiro individual na sociedade global, por meio da educação. Nesse contexto, o objetivo geral desta dissertação é compreender como a Educação Financeira se tornou política pública no Brasil, até chegar às ações práticas com foco no ensino superior. Para alcançar esse objetivo, perfaz-se os conceitos de educação, política pública e educação financeira, além do contexto histórico, desde o momento da implantação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), bem como os resultados após dez anos de trabalho sobre o tema. Por fim, quanto à metodologia, é feito um levantamento bibliográfico dos trabalhos científicos publicados e disponibilizados nas plataformas Portal de Periódicos da Capes, Scielo e Google Acadêmico, no período compreendido entre 2011 e 2021, que abordam a educação financeira como política pública no contexto da educação superior. Como resultado, percebe-se que os estudantes da educação superior têm ficado à margem das políticas públicas sobre o tema e as Universidades têm atuado de forma tímida como disseminadoras do letramento financeiro e produção de conhecimento científico, por meio de publicações acadêmicas que podem contribuir para o aprimoramento e expansão do alcance da ENEF.
- DissertaçãoEvasão na educação superior : proposta de preditores para análise de evasão(2021) Carrera, Fabio RodriguesEsta dissertação tem como tema a evasão no ensino superior brasileiro e se justifica pela necessidade de diminuição dos índices de evasão, que representam prejuízos, tanto para os estudantes quanto para as Instituições de Ensino Superior – IES, resultando no desperdício de investimentos, públicos ou privados. Tem como objetivo principal o desenvolvimento de preditores que possam auxiliar na análise da evasão e na elaboração de um modelo de predição, baseado na literatura internacional e nacional sobre evasão. Ademais, este trabalho também busca indicar quais os principais preditores nos quais a instituição de ensino superior pode intervir com o intuito de diminuir os índices de evasão. Para isso, se propõe a estudar sociologicamente as complexidades dos jovens adultos, focando no contexto nacional, pois representam a grande maioria dos ingressantes no ensino superior; assim como buscar modelos de evasão que possam ser adaptados à realidade brasileira, com base nas informações coletadas em estudos com caráter qualitativo realizados com estudantes de Instituições de Ensino Superior – IES nacionais. Outro ponto é o caráter genérico e adaptável dos preditores, que busca abranger o maior número de variáveis possíveis ligadas ao contexto acadêmico e social do estudante. Por fim, foram estabelecidos dez preditores, divididos em dois grupos: Grupo 1 - Alta influência da IES e Grupo 2 - Influência baixa ou nula da IES. Dentre as considerações finais, é possível destacar: a) a natureza heterogênea e complexa da evasão expressa no número de preditores e a relação intrínseca entre os mesmos; b) o fato do processo de evasão no ensino superior começar antes mesmo do estudante se matricular na IES; c) o fato de que boa parte dos fatores que levam à evasão não tem influência direta da instituição e que, portanto, a mesma deveria focar principalmente nos preditores do Grupo 1.
- DissertaçãoPercepções de competências didático-pedagógicas em disciplinas em EAD na Universidade de Sorocaba(2022) Fernandes, Otavio Henrique Rossi PintoNos últimos anos, pode-se verificar um aumento no número de estudantes na Educação Superior no Brasil, principalmente, mas não exclusivamente, resultante de ações governamentais para o incentivo ao crescimento econômico e de iniciativas públicas e privadas relacionadas a cursos superiores de graduação, inclusive na modalidade à distância. A Educação à Distância - EaD vem ganhando espaço na Educação Superior brasileira, merecendo um olhar especial pela comunidade acadêmica. Com o avanço da EaD, as funções dos professores estão se modificando, passando a exigir novas formas de se desenvolver o trabalho didático-pedagógico e um conjunto de novas competências para o exercício da docência. Este estudo, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, analisa as competências dos docentes em disciplinas ministradas via Educação à Distância (EaD) da Universidade de Sorocaba. Tem como objetivo principal conhecer as percepções de competências didático-pedagógicas nos docentes que ministraram disciplinas em EaD nos cursos presenciais da Instituição entre 2016 e 2021. A metodologia constitui de levantamento bibliográfico e pesquisa com abordagem qualiquantitativa. Foi aplicado questionário on-line direcionado ao corpo docente da Universidade de Sorocaba, intimamente ligado ao objeto de estudo, por meio da pesquisa de campo, o que permitiu analisar e categorizar o conteúdo das respostas abertas. O resultado da pesquisa identificou alguns pontos positivos e outros pontos a melhorar referentes à competência do docente, com foco no aperfeiçoamento e na busca constante de conhecimentos, habilidades e atitudes (valores) em EaD para o próprio crescimento profissional. A função desafiadora do docente nesta modalidade precisa ser congruente com a evolução da sociedade e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e, somado a isso, o uso correto das metodologias ativas de ensino a fim de obter melhor engajamento e motivação dos estudantes.
- DissertaçãoPercepções dos egressos sobre a formação no curso de fisioterapia da Universidade de Sorocaba(2021) Rossi, Mateus FranciscoO estudo detalha o perfil dos egressos do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba (UNISO) e analisa as percepções desses egressos sobre sua formação superior relacionada a atuação profissional. Metodologia: Realizou-se um estudo de caso, de caráter qualitativo e quantitativo, com questionário autoaplicável, em uma amostragem não probabilística intencional, abordando aspectos como: identificação, percurso na graduação, inserção no mercado de trabalho, mobilidade educacional, avaliação do processo de formação em fisioterapia e satisfação com o curso e profissão. Objetivos: avaliar como as percepções dos egressos, sobre sua formação, podem contribuir para o aprimoramento do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba. Resultados e discussão: Os egressos do curso de Fisioterapia da UNISO, são em sua maioria mulheres, de cor branca, abaixo de 28 anos, que frequentaram ensino médio em escola pública, cujo os pais não cursaram ensino superior, realizam pós-graduação, consideram-se satisfeitos com a profissão e com o curso de Fisioterapia, especialmente aos conteúdos práticos, específicos e relacionados a uma formação humanista e integral. Entraram rapidamente no mercado de trabalho e obtiveram ascensão social trabalhando como fisioterapeutas, mas referem insatisfação referente a remuneração e sugerem direcionamento do curso em aspectos relacionados ao empreendedorismo e preparo para o mercado de trabalho.
- DissertaçãoPolíticas públicas afirmativas para educação superior indígena : um estudo sobre Brasil e Peru(2024) Santos, WaldemarEsta pesquisa tem como tema a educação superior indígena e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (PPGE-Uniso), na Linha de Pesquisa “Políticas, Gestão e História da Educação” e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior (GEPES), apresentando a seguinte problemática: como as políticas públicas de ações afirmativas afetam no acesso das populações indígenas ao ensino superior no Brasil e no Peru? Para o recorte, além do Brasil, optou-se também por um estudo sobre o Peru, tendo em vista que esse país é o que apresenta a maior população indígena sul-americana. Nesse contexto, essa dissertação busca, como objetivo geral, compreender os efeitos e os resultados das políticas públicas de ações afirmativas no acesso das populações indígenas no ensino superior no Brasil e no Peru. Para o alcance desse objetivo geral, foram definidos quatro objetivos específicos: a) realizar uma incursão histórica sobre a educação indígena; b) descrever a organização do ensino superior no Brasil e no Peru; c) descrever os marcos legais e as políticas públicas afirmativas para educação indígena no Brasil e Peru; d) realizar um estudo sobre as políticas de acesso para populações indígenas ao ensino superior do Brasil e do Peru. A relevância da pesquisa está na pretensão de traçar conexões importantes entre os países envolvidos, possibilitando, dessa forma, um intercâmbio de ações e reflexões sobre as políticas públicas de ações afirmativas. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, de cunho descritivo e analítico. Nesse âmbito, foram analisadas as legislações e as políticas públicas de ações afirmativas para educação superior indígena do Brasil e do Peru. Os resultados da pesquisa indicam que, embora as políticas públicas afirmativas tenham promovido o acesso das populações indígenas ao ensino superior no Brasil e no Peru, persistem desafios significativos relacionados ao sucesso acadêmico desses estudantes.