Navegando por Orientador "Pinto, Rafael Angelo Bunhi"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoEducação financeira como política pública no brasil: do processo histórico ao levantamento das ações práticas na educação superior(2022) Bufalo, Daniela Cristina LourençoA educação financeira, na maioria das vezes, vincula-se a investimentos, poupança e reservas financeiras, chamando atenção apenas daqueles que possuem dinheiro sobrando, quando na realidade o tema associa-se a problemas graves da sociedade, incide na vida cotidiana, no planejamento familiar e no exercício pleno da cidadania, sendo capaz de transformar a qualidade de vida através da mobilidade social e do bem-estar da população. A urgência de educar-se financeiramente emerge em meio a digitalização do cotidiano e a facilidade de acesso a produtos e serviços financeiros cada vez mais complexos. Com esse foco, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e governos no mundo todo têm concentrado esforços nesse tema, com o propósito de formar cidadãos conscientes do impacto de suas ações como agente financeiro individual na sociedade global, por meio da educação. Nesse contexto, o objetivo geral desta dissertação é compreender como a Educação Financeira se tornou política pública no Brasil, até chegar às ações práticas com foco no ensino superior. Para alcançar esse objetivo, perfaz-se os conceitos de educação, política pública e educação financeira, além do contexto histórico, desde o momento da implantação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), bem como os resultados após dez anos de trabalho sobre o tema. Por fim, quanto à metodologia, é feito um levantamento bibliográfico dos trabalhos científicos publicados e disponibilizados nas plataformas Portal de Periódicos da Capes, Scielo e Google Acadêmico, no período compreendido entre 2011 e 2021, que abordam a educação financeira como política pública no contexto da educação superior. Como resultado, percebe-se que os estudantes da educação superior têm ficado à margem das políticas públicas sobre o tema e as Universidades têm atuado de forma tímida como disseminadoras do letramento financeiro e produção de conhecimento científico, por meio de publicações acadêmicas que podem contribuir para o aprimoramento e expansão do alcance da ENEF.
- DissertaçãoEvasão na educação superior: proposta de preditores para análise de evasão(2021) Carrera, Fabio RodriguesEsta dissertação tem como tema a evasão no ensino superior brasileiro e se justifica pela necessidade de diminuição dos índices de evasão, que representam prejuízos, tanto para os estudantes quanto para as Instituições de Ensino Superior – IES, resultando no desperdício de investimentos, públicos ou privados. Tem como objetivo principal o desenvolvimento de preditores que possam auxiliar na análise da evasão e na elaboração de um modelo de predição, baseado na literatura internacional e nacional sobre evasão. Ademais, este trabalho também busca indicar quais os principais preditores nos quais a instituição de ensino superior pode intervir com o intuito de diminuir os índices de evasão. Para isso, se propõe a estudar sociologicamente as complexidades dos jovens adultos, focando no contexto nacional, pois representam a grande maioria dos ingressantes no ensino superior; assim como buscar modelos de evasão que possam ser adaptados à realidade brasileira, com base nas informações coletadas em estudos com caráter qualitativo realizados com estudantes de Instituições de Ensino Superior – IES nacionais. Outro ponto é o caráter genérico e adaptável dos preditores, que busca abranger o maior número de variáveis possíveis ligadas ao contexto acadêmico e social do estudante. Por fim, foram estabelecidos dez preditores, divididos em dois grupos: Grupo 1 - Alta influência da IES e Grupo 2 - Influência baixa ou nula da IES. Dentre as considerações finais, é possível destacar: a) a natureza heterogênea e complexa da evasão expressa no número de preditores e a relação intrínseca entre os mesmos; b) o fato do processo de evasão no ensino superior começar antes mesmo do estudante se matricular na IES; c) o fato de que boa parte dos fatores que levam à evasão não tem influência direta da instituição e que, portanto, a mesma deveria focar principalmente nos preditores do Grupo 1.
- DissertaçãoPercepções de competências didático-pedagógicas em disciplinas em EAD na Universidade de Sorocaba(2022) Fernandes, Otavio Henrique Rossi PintoNos últimos anos, pode-se verificar um aumento no número de estudantes na Educação Superior no Brasil, principalmente, mas não exclusivamente, resultante de ações governamentais para o incentivo ao crescimento econômico e de iniciativas públicas e privadas relacionadas a cursos superiores de graduação, inclusive na modalidade à distância. A Educação à Distância - EaD vem ganhando espaço na Educação Superior brasileira, merecendo um olhar especial pela comunidade acadêmica. Com o avanço da EaD, as funções dos professores estão se modificando, passando a exigir novas formas de se desenvolver o trabalho didático-pedagógico e um conjunto de novas competências para o exercício da docência. Este estudo, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade de Sorocaba, analisa as competências dos docentes em disciplinas ministradas via Educação à Distância (EaD) da Universidade de Sorocaba. Tem como objetivo principal conhecer as percepções de competências didático-pedagógicas nos docentes que ministraram disciplinas em EaD nos cursos presenciais da Instituição entre 2016 e 2021. A metodologia constitui de levantamento bibliográfico e pesquisa com abordagem qualiquantitativa. Foi aplicado questionário on-line direcionado ao corpo docente da Universidade de Sorocaba, intimamente ligado ao objeto de estudo, por meio da pesquisa de campo, o que permitiu analisar e categorizar o conteúdo das respostas abertas. O resultado da pesquisa identificou alguns pontos positivos e outros pontos a melhorar referentes à competência do docente, com foco no aperfeiçoamento e na busca constante de conhecimentos, habilidades e atitudes (valores) em EaD para o próprio crescimento profissional. A função desafiadora do docente nesta modalidade precisa ser congruente com a evolução da sociedade e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e, somado a isso, o uso correto das metodologias ativas de ensino a fim de obter melhor engajamento e motivação dos estudantes.
- DissertaçãoPercepções do discente no ensino remoto durante o período pandêmico e impactos em sua motivação: um estudo em uma instituição de ensino superior do município de Tatuí/SP(2022) Rosa, Lilian Faustino daEssa pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade de Sorocaba (Uniso), inserida dentro da linha de pesquisa Educação Superior, trata das transformações ocorridas a partir do início do ano de 2020, especificamente na educação superior, em razão da pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionada ao novo coronavírus, que assolou o Brasil e o mundo, fazendo com que medidas de isolamento social fossem impostas, o que resultou no fechamento das Instituições de Ensino Superior. Nesse contexto, o objetivo geral desse estudo é verificar, pela visão dos estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior localizada no município de Tatuí/SP, como se desenvolveram as aulas remotas durante o momento pandêmico, bem como identificar aspectos que podem ter impactado ou não na motivação desses estudantes. A delimitação do estudo foi realizada por meio de dois critérios: 1) temporal, tendo em vista que a pesquisa abrange o período da crise mundial imposta pela pandemia do novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, causador da infecção respiratória aguda COVID-19; e 2) espacial, sendo que a pesquisa foi aplicada aos estudantes universitários de dois cursos superiores de graduação de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista. Em relação à metodologia, quanto aos objetivos, o estudo foi realizado por meio de pesquisa descritiva e, quanto aos procedimentos, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando-se questionário on-line, aplicado aos discentes de dois cursos superiores da instituição objeto de pesquisa. Como resultado, constatou-se que, frente aos desafios encontrados durante o período pandêmico, 52% dos discentes se mantêm totalmente motivados em assistir e aprender nas aulas remotas e reconhecem que a instituição de ensino se preocupou em oferecer ensino de qualidade, independentemente do método proposto. Um dos pontos que se destaca é a leitura que os alunos desenvolveram quanto aos métodos avaliativos, revelando que 49% dos participantes não se prendem apenas às avaliações habituais e, sim, à avaliação diária, com a participação nas aulas, nos questionamentos e nos debates propostos. Para finalizar, com a condição do ensino remoto no momento pandêmico, docentes, discentes e instituição tiveram de se adaptar a novos métodos de ensino, cuidando ainda mais da motivação dos discentes para os estudos que foram afetados visivelmente depois de várias mudanças advindas do cenário pandêmico, que impôs tantas restrições.
- DissertaçãoPercepções dos egressos sobre a formação no curso de fisioterapia da Universidade de Sorocaba(2021) Rossi, Mateus FranciscoO estudo detalha o perfil dos egressos do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba (UNISO) e analisa as percepções desses egressos sobre sua formação superior relacionada a atuação profissional. Metodologia: Realizou-se um estudo de caso, de caráter qualitativo e quantitativo, com questionário autoaplicável, em uma amostragem não probabilística intencional, abordando aspectos como: identificação, percurso na graduação, inserção no mercado de trabalho, mobilidade educacional, avaliação do processo de formação em fisioterapia e satisfação com o curso e profissão. Objetivos: avaliar como as percepções dos egressos, sobre sua formação, podem contribuir para o aprimoramento do curso de Fisioterapia da Universidade de Sorocaba. Resultados e discussão: Os egressos do curso de Fisioterapia da UNISO, são em sua maioria mulheres, de cor branca, abaixo de 28 anos, que frequentaram ensino médio em escola pública, cujo os pais não cursaram ensino superior, realizam pós-graduação, consideram-se satisfeitos com a profissão e com o curso de Fisioterapia, especialmente aos conteúdos práticos, específicos e relacionados a uma formação humanista e integral. Entraram rapidamente no mercado de trabalho e obtiveram ascensão social trabalhando como fisioterapeutas, mas referem insatisfação referente a remuneração e sugerem direcionamento do curso em aspectos relacionados ao empreendedorismo e preparo para o mercado de trabalho.