Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Orientador "Nakaghi, Andrea Cristina Higa"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Artigo / TCCCasuística das alterações do sistema reprodutivo em cães e gatos atendidos no Hospital Veterinário Universitário - UNISO(2023) Diniz, Gabriela Helena Cheles; Thomazella, Laura AparecidaO exame ultrassonográfico é uma ferramenta importante para auxílio diagnóstico de diversas alterações que podem acometer os pequenos animais, sendo a realização deste exame recomendável na rotina clínica. Este trabalho trás os achados ultrassonográficos do trato reprodutivo dos cães e gatos que foram realizados no Hospital Veterinário Universitário – UNISO, mostrando as afecções que mais acometem esses animais.
- Artigo / TCCComparação do perfil clínico-laboratorial da cinomose canina em diferentes idades: relato de caso(2023) Sales, Arissa; Almeida, Letícia Koga; Padilha, Jéssica; Wajnsztejn, HenryA cinomose é uma doença infectocontagiosa de ampla distribuição com manifestações clínicas inespecíficas. O presente trabalho relata três casos de cinomose em caninos de 3 meses, 6 anos e 12 anos de idade, todos com diagnóstico conclusivo para a doença por meio da presença do corpúsculo de Lentz em esfregaço sanguíneo. Visto que a faixa etária de maior incidência é de 3 a 6 meses de idade, foram encontradas semelhanças relacionadas aos sinais clínicos e leucograma, e também diferenças, principalmente associadas a série vermelha em cada idade.
- Artigo / TCCHipertiroidismo secundário à carcinoma de tireoide em um cão: relato de caso(2023) Morassi, Livian Lúcia Bernardello; Canto, Luize Franco doO hipertireoidismo é uma doença crônica causada pelo excesso de produção e secreção dos hormônios tireoidianos, tiroxina (T4) e triiodotironina(T3), o que torna o funcionamento anormal da glândula. Geralmente, é consequência das neoplasias da tireoide e ocorre com maior acometimento em gatos de meia idade a idosos e raro em cães. O diagnóstico precoce é importante para impedir o desenvolvimento da doença, realizado através de palpação da região cervical, aumento da dosagem do hormônio T4 e exame histopatológico. Um canino da raça golden retriever foi atendido no Hospital Veterinário Universitário de Sorocaba (UNISO), apresentando histórico de emagrecimento progressivo, fadiga, polidipsia, tosse seca, eructação. Na inspeção notou-se presença de nódulo firme, com diâmetro de aproximadamente 9cm aderido a traqueia na região cervical. O leucograma mostrou aumento de leucócitos por linfocitose absoluta e monocitose relativa absoluta e trombocitose. Nas mensurações dos hormônios tireoidianos, revelou-se aumento do T4 e T4L e redução do TSH. O exame histopatológico diagnosticou com carcinoma folicular de tireóide bem diferenciado na tireóide esquerda e metástase no linfonodo retrofaríngeo esquerdo.
- Artigo / TCCSenso comum no uso de anticoncepcionais em cães e gatos(2023) Silva, Liliane Teixeira daO aumento da população de cães e gatos no Brasil está cada vez maior, pois cães e gatos são de espécies multíparas, com isso alguns tutores têm recorrido ao uso de fármacos como métodos contraceptivos, pelo seu fácil acesso e baixo custo, porém não são orientados sobre os efeitos adversos do uso do medicamento. Os métodos contraceptivos podem evitar a superpopulação animal, impedindo a reprodução por um determinado período ou definitivamente. O objetivo deste trabalho é avaliar o grau de conhecimento da população em relação aos métodos contraceptivos e possíveis riscos do uso de anticoncepcional. Para isso foi criado um questionário composto de 14 perguntas, através da plataforma Google Forms, para alcançar o maior número de pessoas, não havendo contato direto ou coleta de dados pessoais, direcionado especialmente para tutores de cadelas e/ou gatas, onde obteve-se 132 formulários preenchidos. Com isso, entende-se que apesar dos tutores não saberem diretamente sobre os riscos do uso de anticoncepcional, sabem que não é o melhor método contraceptivo, devido aos malefícios causados.
- Monografia / TCCTratamento farmacológico da dermatite atópica canina: uma revisão sistemática(2023) Rocha, Bruna Gomes Tomazoli; Góes, Victória Maria Oliveira Hoppe deA dermatite atópica canina é uma doença alérgica pruriginosa, considerada a principal dermatopatia crônica entre os cães. Dessa forma, é de extrema importância que o médico veterinário tenha conhecimento das alternativas terapêuticas bem como os malefícios e benefícios que o medicamento pode proporcionar. Os resultados mostraram que o oclacitinib é o melhor tratamento farmacológico para DAC em comparação com as outras opções estudadas sendo elas corticoides, lokivetmab e ciclosporina. No entanto, cada animal e organismo possui características individuais de resposta a medicamentos, e por isso é imprescindível conhecer e considerar todas as opções terapêuticas atualmente. Estudos analíticos ainda devem ser realizados e dados quantitativos devem evidenciar informações essenciais no tratamento do DAC.