Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 323
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Monografia / TCCMapeamento dos projetos experimentais do curso de relações públicas da Universidade de Sorocaba: análise de 10 anos de produção acadêmica(2018) Mira, Júlia Izidoro deNo âmbito da graduação em Relações Públicas, a inexistência de um mapeamento sistematizado dos projetos experimentais dificulta na identificação de temáticas recorrentes e de parâmetros que contribuam para a orientação de futuros trabalhos. Pensando nisso, um mapeamento dos projetos experimentais produzidos em 10 anos no curso de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba foi realizado com o objetivo de delinear o perfil científico e profissional desta produção, bem como o perfil desses projetos também. Algumas das características percebidas foram que grande parte dos Projetos priorizavam pela literatura clássica de Relações Pública brasileira, além disso, também foi possível notar a aproximação cada vez mais visível da profissão com a área de negócios.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para o Parque Tecnológico de Sorocaba(2018) Bernardini, Bruna Machado; Rocha, Laura Liz Miyr Alves da; Oliveira, Lucas Lucena de; Arruda, Monick Ueiny Mello; Lopes, Wellington AraujoEste trabalho consiste na elaboração de um Projeto Experimental de Relações Públicas para o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), tendo como objetivo contribuir para que ele seja referência no estímulo da cultura de inovação e do desenvolvimento sustentável de Sorocaba e região. O projeto teve como ponto de partida a realização de um briefing, seguido da análise dos públicos, estudos do setor, das tendências e a aplicação da pesquisa de opinião com a comunidade. Com base nas informações obtidas, foi possível confirmar o desconhecimento da população em relação às atividades do PTS e a necessidade de ampliar o relacionamento com outros públicos de interesse por meio de um plano estratégico de Relações Públicas.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas: Yoshi’s Japanese Food(2018) França, Bárbara Camille de; Pita, Carmem Soares Vargas; Soares, Estefânea Correa; Moizes, Keith da Silva; César, Paola da SilvaO presente trabalho tem como objetivo propor soluções de relações públicas para a organização-cliente (Yoshi’s Japanese Food), articulando teoria-prática. Para alcançar este objetivo, busca-se ter a real compreensão das principais características da empresa, considerando seu interesse e necessidades de comunicação e entender as tendências do mercado em que atua. Além disso, para identificar a necessidade de compreender a interação da empresa com seus públicos e avaliar a visibilidade da marca no ambiente digital, foi realizada uma análise de conteúdo das postagens nas redes sociais do cliente. Os resultados contribuíram para a elaboração do diagnóstico e do mapa estratégico. Identificadas as lacunas de comunicação e as potencialidades da organização, foi possível desenvolver um conjunto de ações de comunicação e de relações públicas coerentes com a realidade do cliente.
- Monografia / TCCAirbnb: relações de confiança na economia compartilhada(2019) Cima, Gabriella de AlmeidaA partir da década de 70, um novo modelo econômico surgiu nos EUA denominado Economia Compartilhada nos Estados Unidos. Contudo, isto gerou novos desafios para os profissionais de comunicação, que buscam diariamente estabelecer relações de confiança com seus públicos. Neste estudo, teve como objetivo identificar o papel das Relações Públicas na construção de confiança entre organizações que atuam no sistema de Economia Compartilhada e seus usuários. Este trabalho apresenta uma revisão teoria sobre os conceitos de Economia Compartilhada, Confiança e Relações Públicas. Em seguida, propõe realizar um estudo aplicado sobre o Airbnb. Conclui-se que a confiança é o principal indicador de qualidade das atividades de Relações Públicas e também fator chave de sucesso das organizações de Economia Compartilhada.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas: Madá Bar Brasileiro(2019) Lima, Audrey Proença de Souza; Emboaba, Natália Cruz; Fonda, Thaisa de SouzaEste trabalho apresenta os resultados de um Projeto Experimental de Relações Públicas em desenvolvimento para um bar balada localizado na cidade de Sorocaba . Realizou se um estudo da organização Madá Bar Brasileiro, seguido do mapeamento dos públicos, estudo do mercado de casas noturnas e levantamento de opinião com 260 pessoas, a fim de verificar o perfil e o comportamento dos frequentadores de bar balada em Sorocaba. Verificou se que jovens solteiros, influenciados pelos amigos e redes sociais, são os principais frequentadores e consideram o preço da entrada e dos produtos fatores decisivos na escolha do lugar. Concluiu se que as redes de relacionamento dire tas e mediadas pelas mídias digitais devem fazer parte das ações de comunicação voltadas para as casas noturnas.
- Monografia / TCCRelações públicas, influenciadores digitais e o mercado de beleza masculina: o papel de James Charles e a marca de maquiagem Covergirl(2019) Machado, Renan ChavesDiante dos atuais debates em relação às questões de gênero, esta monografia tem como objetivo compreender o papel do influenciador digital James Charles na promoção da marca de maquiagem Covergirl e na representatividade do público masculino. Para isso foi realizada uma revisão de literatura sobre os influenciadores digitais no contexto das relações públicas, o mercado de beleza para o público masculino, e diversidade de gênero. Por meio da Análise de Conteúdo, buscou-se identificar o impacto do trabalho de James Charles e a vida e carreira de James Charles e a Covergirl e a relação da marca com o influenciador.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas: Madá Bar Brasileiro(2019) Lamarca, KaiqueEste trabalho Bibliográfico e de Estudo de Caso apresenta os resultados de um Projeto Experimental de Relações Públicas desenvolido para uma casa noturna localizada na cidade de Sorocaba-SP. Para tanto, realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica acerca dos temas pertinentes ao embasamento teórico dessa pesquisa, para em seguida realizar-se um Estudo de Experimental na organização Madá Bar Brasileiro, a partir do mapeamento dos públicos, estudo do mercado de casas noturnas e uma análise do principal canal de comunicação do Madá com os seus frequentadores, o Facebook. Concluiu-se, por fim, que as redes de relacionamento diretas e mediadas pelas mídias digitais devem fazer parte das ações de comunicação voltadas para as casas noturnas, adotando uma linguagem padronizada em relação aos tipos de públicos presentes e com poder de influencia nas atividades da casa noturna. Produzindo, ao final, uma campanha com o objetivo de aprimorar a comunicação com os frequentadores e outros públicos do Madá Bar, foco deste estudo.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para a organização Oca Burger(2019) Marques, Guilherme; Scapol, Luiza Bellotto; Azevedo, Maria Emilia Cezario de; Carvalho, Pâmela Lima de; Lisboa, Rafaela Fioravanti; Campos, RaianEste trabalho apresenta os resultados do Projeto Experimental de Relações Públicas em desenvolvimento para a hamburgueria Oca Burger. Tem como objetivo propor um Planejamento de Comunicação que auxilie a organização-cliente no relacionamento com seus diferentes públicos por meio da Comunicação Dirigida. Inicialmente, buscou-se conhecer a empresa e analisar os seus públicos, a partir da perspectiva da gestão dos stakeholders de Edward Freeman (SILVA, MORATTI, 2013). Após, estudou-se os macroambientes e o setor da organização e realizou-se uma pesquisa de opinião com 483 pessoas para conhecer o perfil dos consumidores de hambúrguer de Sorocaba, onde, verificou-se que os principais consumidores neste segmento são jovens, de classes média e alta, influenciados pelas redes sociais, amigos, familiares e plataformas de delivery. Com esses dados, realizou-se o diagnóstico das problemáticas da organização e um plano de relações públicas objetivando sanar essas problemáticas.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas: Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS)(2019) Miranda, Beatriz Negrini; Leite, Beatriz Rocha; Santos, Jéssica da Silva; Asevedo, Luciely Nayara Rodrigues de; Luz, Talissa Kênia Cará daCom o objetivo de elaborar um Projeto Experimental de Relações Públicas para o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), realizou-se um estudo teórico-empírico sobre o setor museal. Além da coleta de informações sobre a instituição, a análise dos seus públicos (PERUZZO, 2007) e um levantamento de opinião com 402 pessoas, para conhecer os hábitos de consumo de arte e cultura em Sorocaba, o estudo contou com a elaboração de um diagnóstico, mapa estratégico e desenvolvimento de um plano de Relações Públicas para o MACS. Constatou-se que a maioria dos pesquisados raramente frequenta museus e desconhece o MACS; sendo a internet e as redes sociais os meios mais utilizadas para obter informações sobre arte e cultura. Concluiu-se que as atividades de Relações Públicas poderão contribuir para ampliar o relacionamento com os parceiros reais e potenciais e expandir o acesso à arte e cultura ao público beneficiário.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para a escola Chácara Viva a Vida(2020) Fernandes, Bruno Henrique Pornadzik; Oliveira, Laura Nicolli Castilho de; Gomes, Maiara Juliane Silva Sousa; Carvalho, Sabrina Alves Coelho de; Moreira, Taynara Maria de JesusEste trabalho consiste no desenvolvimento de um Projeto Experimental de Relações Públicas para a Escola Chácara Viva a Vida, e tem como objetivo aumentar o impacto da imagem institucional e da marca da escola, enfatizando os seus diferenciais, tais como a filosofia educacional humanista e a aprendizagem integrada à natureza, compreendendo o perfil, a percepção e o conhecimento dos seus públicos em relação aos serviços prestados. Para tal, após compreender a organização-cliente por meio do briefing, utilizou-se da metodologia de Fábio França (2011) para verificar os públicos que necessitam de maior atenção nas ações de comunicação, e resultou-se nos públicos não essenciais, especificamente em relação ao relacionamento com os sindicatos, e os públicos essenciais de sustentação primária, o que inclui funcionários, professores, prestadores de serviços, pais e alunos. Em seguida, por meio da análise estratégica e do modelo de relações públicas e papel do comunicador, identificou-se a necessidade da aplicação de duas pesquisas de opinião aos 23 funcionários da escola e aos 62 pais dos alunos, para constatar a necessidade de, além de fortalecer a comunicação interna, promover o caráter estratégico, articulado e simétrico de mão dupla na organização por meio das demais ações comunicacionais, articulando-as aos objetivos institucionais e pedagógicos da escola. Com esses dados, realizou-se o diagnóstico das problemáticas existentes bem como um mapa estratégico para identificar as potencialidades da organização-cliente para, por fim, propor um Plano de Relações Públicas envolto de ações objetivando sanar as problemáticas de comunicação existente para melhor viabilização perante seus públicos de interesse.
- Monografia / TCCLiderança negra: desafios e oportunidades para a atuação das mulheres no mercado de trabalho de comunicação e relações públicas(2020) Ramos, Samira de Fatima SantosDiante de uma sociedade machista e preconceituosa, esta monografia tem por finalidade compreender os desafios e oportunidades que norteiam a ascensão de mulheres negras a cargos de liderança nas áreas de Comunicação e Relações Públicas. Para tanto, houve a necessidade de realizar estudos teóricos e uma pesquisa aplicada, a fim de compreender de forma assertiva como ocorre a intersecção entre raça, gênero e o mercado de Comunicação e Relações Públicas. Dentre os principais resultados obtidos com os estudos teóricos destacam-se: a importância de movimentos emancipatórios e sociais para a conquista de direitos civis da população negra, as contribuições do empoderamento feminino, a compreensão da historicidade e mercado de relações públicas na atualidade. Já a pesquisa prática reforçou alguns dados aferidos no estudo teórico, a exemplo disso é possível citar o preconceito racial sofrido por mulheres negras em ambientes corporativos. Verificou-se que essa forma de tratamento está relacionada a estruturas organizacionais pautadas em conservadorismo e preconceito racial. Apesar dos resultados negativos a respeito da relação entre o mercado de trabalho e a diversidade, ressaltam-se as contribuições propiciadas pela área de Relações Públicas para a promoção de equidade racial e de gênero na sociedade.
- Monografia / TCCO papel das relações públicas e da comunicação nos concursos de beleza: o caso miss Brasil(2020) Souza, Milena Xavier deO culto ao corpo e a beleza, estão cada vez mais banais nos dias atuais, sejam eles na adolescência ou na vida adulta. Esse projeto de pesquisa busca refletir sobre as influências impostas pela sociedade nos padrões impostos nos concursos de belezas. O assunto é relevante devido ao grande número de mulheres que se sentem insatisfeitas com seu corpo, devido padrões questionando a beleza ou início de uma doença? Através disso, realizaremos uma reflexão sobre os riscos que os padrões de belezas influenciam diretamente em possíveis doenças como, obsessão pela imagem corporal e distúrbios alimentares, levando em consideração os riscos que os procedimentos estéticos podem causar. Portanto, o estudo busca discorrer sobre como a atividade de um profissional de Relações Públicas, pode influenciar na atuação destes eventos, assim como na gestão de imagem e representatividade de candidatas com o objetivo geral de identificar o papel das Relações Públicas e da Comunicação na construção do evento do concurso Miss Brasil, estabelecendo estratégias para um trabalho preventivo, auxiliando nosso cliente na prevenção de situações de riscos e reflexão sobre o tema abordado.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para a organização Ranchinho do Turquinho(2020) Silva, Ana Julia Castilho da; Lera, Beatriz Cardoso; Silvestre, Bianca Fernanda; Oliveira, Bruna Cristina de; Tavares, Leticia Araujo; Migorança, RebecaO presente trabalho apresenta o Projeto de Relações Públicas desenvolvido para o restaurante Ranchinho do Turquinho. Teve-se como objetivo identificar lacunas na área da comunicação, bem como entender as suas necessidades mercadológicas e institucionais e, consequentemente, propor um Plano de Relações Públicas com o intuito de melhorar o relacionamento com os seus públicos por meio da Comunicação Dirigida. Para isso, inicialmente, buscou-se conhecer a organização e analisar os seus públicos, a partir da perspectiva de Lucien Matrat (apud SIMÕES, 1995). Em seguida, estudou-se as tendências do macroambiente em que a organização está inserida e por fim, realizou-se uma pesquisa de opinião com as pessoas que frequentam o local para identificar o perfil de seus consumidores e entender os motivos pelos quais o escolhem. Os resultados obtidos contribuíram para a realização do diagnóstico, mapa estratégico e o desenvolvimento das ações de comunicação e relações públicas, articulando a teoria e a prática.
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para à organização Frutamania(2020) Silva, Gabriela Pauletto da; Viana, Giovana Carolina; Pires, Nathali; Theodoro, Vinicius CubaEste projeto tem como objetivo explanar as etapas do desenvolvimento do Projeto Experimental de Relações Públicas para a organização Frutamania, localizada na cidade de Sorocaba. Por meio de estudo teórico-prático e de entrevistas presenciais e virtuais, buscou-se conhecer a organização, o seu setor de atuação, conhecer e mapear os seus públicos de interesse e também analisar a concorrência no setor de distribuição de frutas. Para identificar os problemas relatados e identificados através do briefing coletado, foi desenvolvido uma pesquisa de opinião para os colaboradores. A partir dos resultados, entendeu-se que a ausência de políticas de incentivo e de um plano de comunicação para o público interno são um dos principais problemas da organização, assim como a pouca expressão da marca nas mídias sociais. Com base nesses dados, realizou-se um diagnóstico, apontando as problemáticas da organização e desenvolvido um plano de relações públicas para resolver as necessidades encontradas.
- Artigo / TCCTransplante dental autógeno: revisão de literatura(2021) Camargo, Bárbara Mazzer de; Barros, Felipe Augusto; Garcia, Giovana Santos; Sousa, Mariana Isabele da Costa; Chiappetta, Vitória CezarO transplante dental autógeno é um procedimento cirúrgico definido pela transferência dentária de um alvéolo para o outro em um mesmo paciente através de duas técnicas distintas: mediata e imediata. A execução é possível em elementos com rizogênese incompleta ou completa. Apresenta diversas indicações sendo as principais por agenesia, cárie e trauma. Um bom prognóstico vai além da execução da técnica cirúrgica, mas também de um adequado planejamento clínico, com exames complementares e comprometimento do paciente no pós-operatório. O acompanhamento deve realizado periodicamente com exames clínicos e radiográficos. A base do sucesso do transplante consiste na preservação e manutenção do ligamento periodontal e na revascularização pulpar do elemento, resultando em níveis de sucessos e sobrevida promissores. Esta revisão de literatura tem como objetivo observar informações pertinentes a respeito do transplante dental autógeno enfatizando as indicações, as técnicas e os resultados. Serão apresentados pontos relevantes para o sucesso clínico que ressaltam a importância de conhecer a técnica para o planejamento adequado de reabilitações. Buscou-se com este trabalho artigos relacionados ao transplante dental autógeno. Para este trabalho de revisão de literatura a plataforma DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) foi utilizada como base para a obtenção dos termos e realização das buscas por artigos datados de 2002 à 2020 nas plataformas Scielo e Pubmed. Em suma, os transplantes estão presentes na realidade do cirurgião-dentista devido à abrangência de indicações em que se inserem, além da qualidade dos resultados obtidos e prognóstico excelente.
- Monografia / TCCA improvisação no teatro de formas animadas e a educação do sensível nas aulas durante a pandemia(2021) Momisso, Camila Barbagallo; Palmeira, Jaqueline Roque de Jesus; Pereira, Maria Vitória Maciel de CamargoA presente pesquisa estuda as possíveis colaborações da Improvisação no Teatro de Formas Animadas, com práticas de objetos e de bonecos para a Educação do Sensível nas aulas de Arte do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais de Escolas Estaduais da cidade de Sorocaba. O desenvolvimento da pesquisa, com metodologia de pesquisa-ação é fundamentado nos conceitos dos principais autores Viola Spolin, Ana Maria Amaral e Duarte Junior, e amparado nos pensamentos de Paulo Freire e na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. O trabalho analisa as consequências da pandemia e das medidas estabelecidas pelo Governo de São Paulo para o ensino híbrido e à distância na educação de arte, partindo da experiência das práticas realizadas. O projeto é resultado da elaboração, aplicação e análise das aulas de arte nas Escolas Izabel Rodrigues Galvão e Escola Geraldo do Espírito Santo Fogaça Almeida para dois grupos distintos de alunos. Busca analisar nas cenas criadas o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e espontaneidade dos estudantes por meio dos jogos teatrais e manipulação de objetos e bonecos, onde expressaram a sensibilidade nos jogos, cenas e protocolos propostos
- Monografia / TCCProjeto experimental de relações públicas para o restaurante #Kibedohassib(2021) Prado, Beatriz Marques; Tellini, Gabriella Cristina Almeida; Cardoso, Gustavo Henrique; Passutti, Natália Buzinelli; Vieira, Vanessa Cristina PaladiniEste trabalho consiste no desenvolvimento de um Projeto Experimental de Relações Públicas para o restaurante #KibedoHassib, e tem como principal objetivo fortalecer a marca e a harmonia no relacionamento com os públicos de interesse. Para isso, buscou-se entender a organização-cliente por meio do briefing, onde se constatou seu perfil humanitário. Na sequência, a partir da metodologia de Grunig (2007) identificou-se que os funcionários e os consumidores estão entre os públicos ativos. Produziu-se ainda-se a análise SWOT (KOTLER; KELLER, 2000), identificando a sustentabilidade e o modelo de negócio fast casual como oportunidades de mercado. Um levantamento com 171 consumidores que seguem a organização cliente no Instagram revelou que estes se importam com marcas com apelo social e sustentável. Por fim, desenvolveu-se um diagnóstico e, a partir dele, um plano de relações públicas com o propósito de sanar as problemáticas identificadas, destacando o caráter inovador do cliente e seu perfil empreendedor, bem como propondo a estruturação da comunicação e do seu modelo de negócio para que se torne escalável.
- Artigo / TCCCondicionamento de pacientes com transtorno do espectro autista em odontologia(2021) Jorgetto, Júlia; Carraschi, Maria Isabela; Proença, Mayara de LacerdaO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome caracterizada por alterações no desenvolvimento neurológico que geram consequências no convívio social, o que se mostra afetado, na comunicação, a qual torna-se deficiente e em comportamentos específicos, que podem ser repetitivos. Este trabalho tem como objetivos realizar uma revisão de literatura sobre o processo de diagnóstico do TEA, sobre as principais características e padrões de comportamento dos pacientes com TEA, sobre as principais dificuldades que os cirurgiões-dentistas encontram ao atender uma criança com TEA e sobre as técnicas de manejo para um melhor condicionamento. Após a revisão da literatura, notou-se que um dos sinais observados nos pacientes com TEA é a inabilidade de produzir a atenção conjunta, que consiste na ausência do interesse pelo que está ao seu redor e a incapacidade de se comunicar, seja através do diálogo ou contato visual. Essas características interferem na boa relação com o cirurgião-dentista e, consequentemente, na realização dos procedimentos clínicos, sejam eles preventivos ou restauradores. O manejo odontológico adequado para uma criança com TEA requer uma individualização e compreensão aprofundada do perfil comportamental e das características do TEA, o que engloba diversas técnicas de manejo como falar-mostrar-fazer, distração, dessensibilização, controle de voz, reforço positivo ou recompensa e modelação. Portanto, pode-se dizer que crianças com TEA apresentam comportamentos específicos e repetitivos e o diagnóstico precisa ser realizado de forma criteriosa junto a uma equipe multidisciplinar. O cirurgião-dentista pode apresentar dificuldades durante os procedimentos e precisa estar qualificado para o atendimento do paciente com TEA.
- Artigo / TCCOdontologia hospitalar: a importância do cirurgião-dentista na UTI(2021) Dordetti, Andressa Cristina; Angelieri, Maria Teresa Ferreira; Adachi, Matheus Shoyti Araújo; Nardo, Yara AntunesA presença da Odontologia nos hospitais é uma realidade muito nova, mas com grande potencial de crescimento. Com o objetivo de comprovar a importância e a necessidade da atuação do Cirurgião Dentista nesse ambiente, este trabalho mostra a relação entre a Odontologia e a unidade de terapia intensiva, demonstrando o importante papel desempenhado pelo dentista na prevenção de doenças bucais e na orientação dos cuidados de higiene oral em pacientes com comprometimentos pulmonares, evitando que bactérias da cavidade oral agravem os quadros sistêmicos desses pacientes. Na equipe multidisciplinar o Cirurgião Dentista também tem se tornado peça chave nos atendimentos de pacientes internados com a Covid-19, uma doença que tem assolado o mundo e que apresenta características bucais que diferem completamente dos padrões convencionais observados nos pacientes internados em UTIs. Como os sinais e sintomas orais dessa doença ainda são muito diversificados, este trabalho de revisão de literatura mostra a importância do CD na equipe multidisciplinar para conseguir que haja menores índices de mortes em unidades de terapia intensiva, reduzindo focos de infecção que podem começar como uma simples fissura nos lábios, por exemplo, ou até mesmo por uma intubação capaz de causar bacteremia, onde bactérias Gram-negativas da cavidade oral podem migrar para o coração, e aumentar o risco de Endocardite bacteriana nesses pacientes. Conclui-se, portanto, que a presença de um cirurgião dentista habilitado em odontologia hospitalar dentro das UTIs, além de garantir maior saúde bucal para os pacientes, também melhora o quadro sistêmico dos pacientes internados.
- Artigo / TCCA importância do cirurgião-dentista no diagnóstico de bulimia(2021) Fernandez, Elizangela Carneiro de Oliveira; Suzuki, Gabriele Vanessa Biscaro; Paula, Jéssica Riner Rodrigues de; Mendonça, Marciele ContiCom a busca pelo padrão de beleza imposto pela sociedade nos dias atuais, vários tipos de transtornos alimentares têm sido constatados. Entre eles pode-se citar a bulimia nervosa, conhecida como uma síndrome em que o paciente busca incansavelmente pela magreza e ao mesmo tempo pelo desejo compulsivo de se alimentar, seguido por um sentimento de culpa, vergonha e arrependimento. É um transtorno caracterizado por episódios em que o paciente se alimenta compulsivamente e logo em seguida induz o próprio vômito. Muitas vezes o paciente com essa síndrome, abusa do uso de laxantes e de atividades físicas, como uma forma de evitar o ganho de peso. O objetivo deste trabalho de revisão de literatura é mostrar que o cirurgião dentista pode ser o primeiro profissional a identificar a síndrome da bulimia nervosa, pois esse transtorno afeta a saúde bucal do paciente com sinais e sintomas característicos de erosão dental, xerostomia, cárie, doenças periodontais e traumas na mucosa que podem auxiliar o profissional no diagnóstico dessa patologia. Conclui-se que pacientes com transtorno de bulimia nervosa necessitam de um tratamento multiprofissional com médicos, nutricionistas, psicólogos e também com o cirurgião-dentista, para que este, além de auxiliar no diagnóstico dos pacientes com essa síndrome, possa planejar e executar o tratamento reabilitador da cavidade bucal, melhorando a função mastigatória e a qualidade de vida desses pacientes.