Biomedicina
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Biomedicina por Orientador "Oliveira, Rômulo Tadeu Dias de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Artigo / TCCDiabete mellitus e comorbidades associadas = Diabetes mellitus and associated comorbidities(2022) Santos, Ludmila Marçola SabinoIntrodução: Sabe-se que a diabetes mellitus é uma disfunção metabólica patológica, que vem preocupando o cenário da saúde mundialmente, não somente pelos danos causados a vida do paciente, mas também por todas as outras comorbidades associadas. Metodologia: Para realização desta revisão narrativa foram utilizados artigos científicos de forma não sistemática com até 15 anos de publicação. Resultados: Como as principais complicações associadas estão as microvasculares tais como a retinopatia diabética, a nefropatia diabética e a neuropatia diabética. Nas complicações macrovasculares estão o acidente vascular encefálico, infarto agudo do miocárdio e doença vascular periférica. As doenças cardiovasculares podem ser atribuídas a efeitos tóxicos da glicose sobre os vasos sanguíneos, dislipidemia, hipertrigliceridemia, níveis elevados de Apolipoproteína B, LDL alto e HDL baixo. Conclusão: Portanto, é necessário um melhor rastreamento e acompanhamento destes pacientes desde a descoberta até o fim de sua vida, pois as comorbidades são desenvolvidas devido anos de descontrole glicêmico, e estas afetam diretamente a qualidade de vida e prejudicam alguns dos principais órgãos vitais.
- Artigo / TCCTerapia de células-tronco hematopoiéticas autólogas em pacientes com esclerose múltipla = Autologous hematopoietic stem cell therapy in pacients with multiple sclerosis(2022) Garcia, Larissa Padrão; Pedroso, Vitória Carolina MarquesIntrodução: A EM é um distúrbio do SNC, a qual possui como sintomas variáveis, que afetam e debilitam funções cognitivas, sensoriais e motoras. Tratamentos como o TCTH autólogos promovem um aumento na qualidade de vida do paciente a longo prazo. Objetivo: Descrever os benefícios do transplante autólogos de células tronco hematopoiéticas em pacientes com esclerose múltipla identificando suas eficácias clinicas, aplicabilidades e prognóstico. Métodos: foi realizada uma revisão sistematizada de artigos sobre a temática publicados entre 2012 a 2022. Resultados: em seguida da análise dos estudos, foi possível identificar uma diminuição geral de 0,5 na Escala Expandida do Estado de Incapacidade e um aumento de mais de 50% da sobrevida geral dos pacientes após o transplante, sendo assim, o maior ápice de melhora após doze meses do procedimento. Conclusão: Verifica -se que após 12 meses a eficácia do transplante através da diminuição da pontuação da escala do EDSS, que demostrou melhora significativa na regressão da sintomatologia da doença. Contudo o alto custo dessa terapia e a falta de acessibilidade pode ser um obstáculo para a implantação do tratamento.
- Monografia / TCCUso da toxina botulínica na profilaxia da enxaqueca em adultos(2022) Kumabe, Samanta Carolini; Pestilho, Larissa AmandaA enxaqueca, também conhecida como migrânea, corresponde a um tipo de cefaleia frequente e que pode comprometer a qualidade de vida das pessoas. A Clostridium botulinum é uma bactéria gram-positiva produtora da toxina botulínica tipo A (TBA) que demonstra efeito terapêutico eficaz para diversas doenças ao longo da história. A TBA provoca o relaxamento muscular temporário evitando contrações indesejadas e possibilitando o tratamento de distúrbios musculares. Objetivos: Avaliar a eficácia e segurança da TBA para prevenir episódios de migrânea na população adulta. Métodos: Revisão narrativa da literatura com busca de artigos nas bases de dados Medlars Online International Literature (MEDLINE) via PubMed. Resultados: Os resultados apresentados pelos estudos clínicos analisados foram considerados satisfatórios para o controle da migrânea. Conclusão: Diante dos resultados benéficos obtidos, a toxina botulínica do tipo A mostrou-se eficaz e segura na profilaxia da enxaqueca em adultos, com possíveis efeitos adversos leves, de fácil resolução e com baixo risco de sequela ao paciente.