Biomedicina
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Biomedicina por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 31
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Artigo / TCCDiabete mellitus: uma revisão narrativa = Diabetes mellitus: a narrative review(2022) Pereira, Vitória FernandaIntrodução: A Diabetes Mellitus (DM) é uma desordem metabólica caracterizada por hiperglicemia crônica, sendo uma das principais doenças que acometem o ser humano na atualidade. O objetivo deste trabalho é avaliar a importância da detecção dos níveis glicêmicos para o diagnóstico e seguimento dos pacientes com DM. Métodos: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura utilizando artigos científicos com até cinco (5) anos de publicação, que analisem a avaliação do controle glicêmico e o uso da hemoglobina glicada para o diagnóstico de diabetes. Desenvolvimento: Conhecer e classificar os tipos de DM permite o tratamento adequado ao paciente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a DM é classificada em tipo 1, tipo 2, gestacional e outros tipos. A Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes apresenta os exames mais indicados para o diagnóstico de DM e para controle glicêmico: glicemia de jejum, glicemia após teste oral de tolerância à glicose e hemoglobina glicada. Conclusão: Níveis elevados de glicose no sangue para uma pessoa com diabetes é extremamente tóxico ao organismo, podendo causar diversas complicações. Portanto, é fundamental que o paciente realize constantemente o controle da doença, sendo avaliado a partir da realização do exame de hemoglobina glicada.
- Artigo / TCCTerapia de células-tronco hematopoiéticas autólogas em pacientes com esclerose múltipla = Autologous hematopoietic stem cell therapy in pacients with multiple sclerosis(2022) Garcia, Larissa Padrão; Pedroso, Vitória Carolina MarquesIntrodução: A EM é um distúrbio do SNC, a qual possui como sintomas variáveis, que afetam e debilitam funções cognitivas, sensoriais e motoras. Tratamentos como o TCTH autólogos promovem um aumento na qualidade de vida do paciente a longo prazo. Objetivo: Descrever os benefícios do transplante autólogos de células tronco hematopoiéticas em pacientes com esclerose múltipla identificando suas eficácias clinicas, aplicabilidades e prognóstico. Métodos: foi realizada uma revisão sistematizada de artigos sobre a temática publicados entre 2012 a 2022. Resultados: em seguida da análise dos estudos, foi possível identificar uma diminuição geral de 0,5 na Escala Expandida do Estado de Incapacidade e um aumento de mais de 50% da sobrevida geral dos pacientes após o transplante, sendo assim, o maior ápice de melhora após doze meses do procedimento. Conclusão: Verifica -se que após 12 meses a eficácia do transplante através da diminuição da pontuação da escala do EDSS, que demostrou melhora significativa na regressão da sintomatologia da doença. Contudo o alto custo dessa terapia e a falta de acessibilidade pode ser um obstáculo para a implantação do tratamento.
- Artigo / TCCA importância e aplicabilidade dos bioativos da Cannabis sativa na medicina = The significance and applicability of cannabis sativa bioactives in medicine(2022) Justo, Bárbara Cavalcanti; Oliveira, Thiago RoratoINTRODUÇÃO: A Cannabis sativa, ou “cânhamo da Índia”, pode ser encontrada crescendo livremente como arbusto em várias partes do mundo. Utilizada por milênios de diversas formas como para indústria têxtil, papel e para fins terapêuticos. Apresenta propriedades farmacológicas e terapêuticas promissoras para aplicabilidade em doenças crônicas, ansiedade e outras. OBJETIVO: Evidenciar a importância do aprofundamento dos estudos na Cannabis sativa, e mostras as suas aplicabilidades na medicina atual. MÉTODO: Buscando uma análise mais crítica, trata-se de uma revisão narrativa da literatura, exploratória. Foi realizada por busca em base de dados, Scielo, NCBI, PubMed e LILACS. Os descritores utilizados foram ‘’Cannabis’’, ‘’estudo medicinal ‘’ , “canabinóides”, ‘’efeito terapêutico”. RESULTADOS: Os bioativos derivados da Cannabis sativa já estão sendo utilizados no mundo e no Brasil, passaram por autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). São utilizados no tratamento de ansiedade, dores crônicas, depressão, insônia, esclerose múltipla, autismo. CONCLUSÃO: Os potenciais terapêuticos dos bioativos devem receber atenção, devendo ser realizadas mais pesquisas para maior conhecimento dessas substâncias, e assim, maior conhecimento para uma melhor aplicabilidade com melhores resultados. Também a alta importância de educar e orientar a população e os profissionais.
- Artigo / TCCA ética relacionada a edição de genes em humanos na técnica de CRISPR-Cas9 = Ethics related to gene editing in humans in the CRISPR-Cas9 technique(2022) Gomes, Isabella de GoesIntrodução: Desde a descoberta do DNA, a engenharia genética vem se expandido. Através de estudos voltados para essa área, pesquisadores descobriram a CRISPR, molécula de RNA advinda do sistema de defesa de bactérias, e a Cas9, endonuclease que corta o DNA no lugar indicado pela molécula, fazendo com que a CRISPR-Cas9 seja capaz de editar genes humanos e com isso, travar batalhas éticas no meio científico. Objetivo: O presente trabalho busca avaliar a questão ética relacionada ao uso da técnica de CRISPR-Cas9 em humanos, considerando impactos que podem ser causados na geração atual e futura. Métodos: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura. A busca dos artigos científicos foi realizada de forma não sistemática nas bases de dados Medlars Online International Literature (MEDLINE) via PubMed e Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Google Acadêmico e BVS – Biblioteca Virtual em Saúde. Conclusão: Nenhuma tecnologia é aperfeiçoada a ponto de não apresentar erros. Mesmo que a CRISPR-Cas9 disponha de vantagens, os conflitos éticos colocam em risco o seu uso, necessitando da realização de novos testes e pesquisas, para que sua utilização seja feita somente no tratamento de doenças e não em casos que violarem o caráter e a ética humana.
- Artigo / TCCCorrelação entre pesticidas e lúpus eritematoso sistêmico = Correlation between pesticides and systemic lupus erythematosus(2022) Magalhães, Joana Garrossino; Monteiro, Quéren DanielO uso de pesticidas está cada vez mais frequente e com o aumento populacional seu uso na agricultura se tornou quase uma necessidade Além disso a ocupação de seres humanos em grandes centros urbanos colocou em prática a necessidade de controles de pragas como insetos através do uso de inseticidas. Com isso, estudos surgiram a fim de associar o uso destas substâncias tóxicas com o aumento de pacientes portadores de doenças autoimunes, em específico, o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Através do sistema PICOS foi realizada uma busca de estudos relacionando pesticidas e LES. Sendo o LES uma doença autoimune responsável por causar diversas inflamações em seus portadores e possui danos graves a longo prazo. Pesquisas realizadas em humanos comprovam a forte evidência de que a extensa exposição a pesticidas está associada a maior dano oxidativo e inibição de enzimas neurotransmissores, por exemplo. Concluiu então que a má manipulação de pesticidas pode aumentar os riscos de desenvolvimento de doenças autoimunes.
- Artigo / TCCDiabete mellitus e comorbidades associadas = Diabetes mellitus and associated comorbidities(2022) Santos, Ludmila Marçola SabinoIntrodução: Sabe-se que a diabetes mellitus é uma disfunção metabólica patológica, que vem preocupando o cenário da saúde mundialmente, não somente pelos danos causados a vida do paciente, mas também por todas as outras comorbidades associadas. Metodologia: Para realização desta revisão narrativa foram utilizados artigos científicos de forma não sistemática com até 15 anos de publicação. Resultados: Como as principais complicações associadas estão as microvasculares tais como a retinopatia diabética, a nefropatia diabética e a neuropatia diabética. Nas complicações macrovasculares estão o acidente vascular encefálico, infarto agudo do miocárdio e doença vascular periférica. As doenças cardiovasculares podem ser atribuídas a efeitos tóxicos da glicose sobre os vasos sanguíneos, dislipidemia, hipertrigliceridemia, níveis elevados de Apolipoproteína B, LDL alto e HDL baixo. Conclusão: Portanto, é necessário um melhor rastreamento e acompanhamento destes pacientes desde a descoberta até o fim de sua vida, pois as comorbidades são desenvolvidas devido anos de descontrole glicêmico, e estas afetam diretamente a qualidade de vida e prejudicam alguns dos principais órgãos vitais.
- Monografia / TCCUso da toxina botulínica na profilaxia da enxaqueca em adultos(2022) Kumabe, Samanta Carolini; Pestilho, Larissa AmandaA enxaqueca, também conhecida como migrânea, corresponde a um tipo de cefaleia frequente e que pode comprometer a qualidade de vida das pessoas. A Clostridium botulinum é uma bactéria gram-positiva produtora da toxina botulínica tipo A (TBA) que demonstra efeito terapêutico eficaz para diversas doenças ao longo da história. A TBA provoca o relaxamento muscular temporário evitando contrações indesejadas e possibilitando o tratamento de distúrbios musculares. Objetivos: Avaliar a eficácia e segurança da TBA para prevenir episódios de migrânea na população adulta. Métodos: Revisão narrativa da literatura com busca de artigos nas bases de dados Medlars Online International Literature (MEDLINE) via PubMed. Resultados: Os resultados apresentados pelos estudos clínicos analisados foram considerados satisfatórios para o controle da migrânea. Conclusão: Diante dos resultados benéficos obtidos, a toxina botulínica do tipo A mostrou-se eficaz e segura na profilaxia da enxaqueca em adultos, com possíveis efeitos adversos leves, de fácil resolução e com baixo risco de sequela ao paciente.
- Artigo / TCCTricomoníase: uma revisão narrativa(2023) Reis, Beatriz Vale dos; Fernandes, ThamirisTrichomonas vaginalis é um protozoário flagelado causador da infecção sexualmente transmissível tricomoníase, descrita em 1836, pelo médico pesquisador Alfred Donne. Atualmente, é conhecido pelos sintomas comuns ao trato urinário e vaginal que podem ser prurido, ardência, odor característico e corrimento anormal, mas a doença pode ser encontrada em outras áreas do corpo dificultando o diagnóstico e tratamento. Áreas como cérebro e trato respiratório se mostram um novo meio de vida para o patógeno, causando taquicardia, baixo índice de Apgar (em recém nascidos) e até mesmo convulsão nos contaminados, o que pode causar um desvio de diagnóstico e provocar tratamento tardio, culminando em agravamento dos sintomas seguidos de novas infecções. A doença acomete, usualmente, mulheres na faixa etária de 40 a 50 anos e com múltiplos parceiros, mas pode acometer homens e passar despercebido pelo caráter assintomático do parasita, o que dificulta o diagnóstico que normalmente é realizado por meios como microscopia e RT-PCR. Por maior que seja o número de casos anuais, o tratamento é relativamente simples, se baseando no uso de antibióticos que são capazes de matar o agente e com isso é possível verificar que o maior causador do aumento de casos é a alienação informacional da população quanto ao assunto.
- Artigo / TCCUso de terapia a laser para diminuição de lesões pelo melasma: uma revisão de literatura(2023) Veloso, Paola RottaMelasma é uma hiperpigmentação na pele de cor acastanhada com ocorrência mais comum em mulheres. Em geral as lesões são aparentes e de forma simétrica e podem vir a aparecer nas áreas fotoexpostas como a face e o pescoço. Atualmente a radiação ultravioleta, as alterações de hormônios durante a gravidez e os fatores genéticos acabam afetando a pele, gerando o melasma. Por ser uma doença crônica os pacientes podem ser afetados esteticamente e, em geral, o tratamento é desafiador, pois são lentos, inconsistentes e podem gerar efeitos colaterais como pigmentações imprevistas. Dessa forma é essencial o tratamento correto para cada tipo de melasma sendo que, a terapia a laser é eficaz em alguns casos, apresenta baixo custo e pode ser combinada a outros procedimentos apresentando bons resultados e poucos efeitos colaterais.
- Artigo / TCCLevantamento dos casos de leishmaniose visceral humana no brasil no período de 2010 a 2022(2023) Lanas, Nicolás LatorreA Leishmaniose Visceral Humana (LVH), também conhecida como Calazar, é uma enfermidade parasitária causada por protozoários do gênero Leishmania, pertencentes a família Trypanosomatidae. Existem três espécies de Leishmania: L.Infantum, L. Chagasi e L. Donovani. A L. Chagasi é a predominante nos países da América Latina, sendo a espécie mais comum encontrada no Brasil. Ao longo de seu histórico epidemiológico apresentou caráter reemergente, de acordo com informações do Ministério da Saúde entre 1990 e 2000, a incidência da doença se apresentava em maior quantidade na região Nordeste do Brasil, porém com o decorrer do tempo houve um aumento de casos. Entre 2000 a 2010 passou a migrar para outras regiões, chegando a atingir de forma diversificada todas as cinco regiões geográficas país. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram coletados dados e informações a partir do Ministério da Saúde/SVS, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINANNET), do departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS). No período de 01 de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2022, de acordo com a base de dados do departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), foram notificados um total de 42.665 casos confirmados de LVH, e um total de 3.120 casos de óbito pela parasitose. Segundo estudos anteriores, a LVH no Brasil, apresentou uma característica reemergente entre 2000 e 2010, devido a isso é muito importante observarmos o seu quadro epidemiológico até os dias atuais.
- Artigo / TCCRevolução genética: explorando os avanços da terapia gênica com destaque para a tecnologia CRISPR: uma revisão narrativa(2024) Navarro, Izabella Marchioni; Minitti, Julia PaesA terapia gênica é um campo promissor da medicina que busca corrigir ou substituir genes defeituosos para tratar doenças graves e hereditárias. O objetivo do presente trabalho é abordar e discutir a terapia gênica, com ênfase em seus desafios éticos, além de explorar os avanços técnicos e metodológicos dessa área, que oferece novas alternativas para condições complexas e muitas vezes incuráveis, como certos tipos de câncer, doenças hepáticas e problemas cardiovasculares. Nos últimos anos, a tecnologia CRISPR-Cas9 destacou-se como uma ferramenta essencial na edição do genoma, devido à sua precisão e eficiência superiores em comparação com métodos anteriores, como meganucleases, ZFNs e TALENs. O uso de CRISPR-Cas9 tem possibilitado avanços importantes na pesquisa e no desenvolvimento de terapias gênicas, mostrando resultados promissores em modelos pré-clínicos e até em alguns ensaios clínicos iniciais. No entanto, há desafios técnicos, como a entrega segura e precisa dos genes corrigidos, além de questões éticas, como o impacto das modificações genéticas a longo prazo, que ainda precisam ser resolvidos. Em resumo, a terapia gênica, especialmente com o uso do CRISPR-Cas9, representa uma esperança real para a medicina moderna, com o potencial de transformar o tratamento de diversas doenças e melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, embora exija cautela e avanços adicionais.
- Artigo / TCCA leucocoria no diagnóstico do retinoblastoma: um relato de caso(2024) Santos, Larissa de Melo Schinaider dos; Andrade, Thais RosaO retinoblastoma é um tumor intraocular raro, porém o mais comum na infância, principalmente em crianças de até 2 anos. Pode ser hereditário, como na forma bilateral, associada a mutações no gene RB1, ou unilateral, que é mais rara. O principal sintoma é a leucocoria, um reflexo branco na pupila, seguido por estrabismo em alguns casos. O diagnóstico é feito por oftalmoscopia e exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética. O tratamento varia conforme o estágio da doença, incluindo quimioterapia, radioterapia e enucleação, o sucesso depende da detecção precoce para preservar a vida e a visão da criança. Em virtude da raridade da doença, a importância do diagnóstico precoce para este tipo de tumor, faz-se mister, assim, de um relato de caso de uma revisão de prontuário de uma paciente, que destaca a importância da leucocoria como um diagnóstico precoce para um tratamento eficaz.
- Artigo / TCCAcupuntura sistêmica na gestação: um olhar sobre os efeitos e práticas: uma revisão sistematizada(2024) Silva, Luana Gabrielle Brito daO presente estudo tem como objetivo investigar os benefícios que a acupuntura pode proporcionar à saúde da gestante, abordando tanto as alterações físicas quanto as emocionais que podem ocorrer durante esse período crucial. É imperativo reconhecer que a acupuntura, uma prática milenar da medicina chinesa, se destaca como uma intervenção terapêutica valiosa, capaz de promover um cuidado integral e humanizado. Os profissionais de saúde têm a oportunidade de elevar a qualidade do atendimento ao público gestacional não apenas por meio de intervenções farmacológicas, mas também mediante a aplicação de técnicas de acupuntura, que demonstram eficácia significativa no alívio de sintomas e na promoção do bem-estar da gestante. Assim, a inclusão da acupuntura nos cuidados pré-natais pode enriquecer a experiência da gestante, contribuindo para um acompanhamento mais holístico e efetivo.
- Artigo / TCCRevisão sobre o impacto da droga Krokodil no organismo: mecanismo de ação e consequências para a saúde física e mental(2024) Martins, Ana Paula; Moura, Kamille Victoria RodriguesA Krokodil é uma droga sintética derivada da desomorfina, que se destaca pelo seu elevado potencial viciante e pelos efeitos devastadores que provoca no organismo humano. Sua fabricação clandestina resulta em graves consequências para a saúde, incluindo necrose tecidual, trombose e falência múltipla de órgãos, além de transtornos mentais, como psicose, alucinações e delírios. A revisão apresentada neste trabalho reforça a urgência de intervenções por parte das autoridades de saúde pública, com foco em programas de prevenção, tratamento especializado e políticas que abordem a vulnerabilidade das populações mais afetadas.
- Artigo / TCCOs desafios no diagnóstico e tratamento de pacientes portadores da síndrome de Behçet(2024) Albuquerque, Isabel Pereira de; Leite, Mariana de AlmeidaA Síndrome de Behçet é uma doença autoimune e crônica caracterizada por vasculite, causando inflamação dos vasos sanguíneos de diversos calibres. Embora considerada rara, suas manifestações mais comuns incluem uveíte, úlceras genitais, e lesões cutâneas, podendo evoluir para complicações graves, como acometimento neurológico, aneurismas, trombose venosa profunda, pericardite e envolvimento pulmonar. A doença afeta predominantemente pessoas entre 20 e 40 anos, mas pode se manifestar em outras faixas etárias. Este estudo tem como objetivo reunir informações atuais e relevantes sobre a síndrome por meio de uma revisão narrativa da literatura, além de apresentar um estudo de caso clínico de um paciente em fase de tratamento e remissão.O diagnóstico precoce pode ser desafiador devido à variabilidade dos sintomas, que são frequentemente confundidos com outras doenças autoimunes. Testes clínicos, como o HLA-B51, auxiliam no diagnóstico, mas ele é confirmado principalmente com base nos sinais clínicos do paciente. Apesar de seu caráter complexo, o manejo adequado da doença, geralmente por meio de anti-inflamatórios e imunossupressores, pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Este estudo também reforça a importância da multiprofissionalidade no tratamento, destacando que o conhecimento adequado sobre a doença e a conscientização da população podem reduzir diagnósticos tardios e complicações graves.
- Artigo / TCCPacientes HIV positivos coinfectados com leishmaniose visceral: resposta imunológica e principais manifestações clínicas: uma revisão bibliográfica(2024) Moreira, Eduarda LuizaO HIV é um vírus sexualmente transmissível que deteriora as células do sistema imunológico, enfraquecendo sua efetividade, abrindo espaço para a infecção de doenças oportunistas e causando a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Já a Leishmaniose é uma doença causada pela presença dos parasitas Leishmania no organismo, transmitida pela fêmea do mosquito Flebotomíneo em áreas rurais ou vegetações, fragilizando o sistema imunológico e causando variações crônicas em vísceras e pele. A coinfecção de HIV e Leishmania resulta em resposta imunológica comprometida, devido à depleção do sistema imune pelo HIV, deixando o corpo vulnerável à multiplicação do parasita. A apoptose de células imunológicas e aumento de citocinas inflamatórias comprometem o controle dos patógenos, causando progressão do HIV para a AIDS e possíveis recidivas mesmo após tratamento. Os homens são os mais afetados pela coinfecção, apresentando sintomas como esplenomegalia, hepatomegalia, febre, fraqueza e perda de peso. A maioria dos afetados são pardos, entre 20 e 49 anos, com evolução clínica positiva, mas com uma taxa de mortalidade de 16,6%, alta em comparação com outras coinfecções com o HIV.
- Artigo / TCCDesenvolvimento de doenças autoimune após infecção pelo vírus SARS-COV-2: uma revisão de relatos de casos da literatura(2024) Shimoda, Julia Stanize; Oliveira, Karina Santana Zimmermann deCovid-19 é causada por uma síndrome respiratória aguda grave, SARSCoV-2, um vírus de RNA de fita simples de sentido positivo que pertence ao gênero Betacoronavirus da família Coronaviridae, do subgênero Sarbecovirus que contêm outras espécies causadoras de doenças humanas e reconhece, com alta probabilidade, uma origem zoonótica. Seu primeiro registro foi na cidade de Wuhan, na China e se espalhou pelo mundo por meio do material biológico infectado de interações humanas. A pandemia representou um grande impacto não só nos sistemas de saúde, mas também nos hábitos e estilos de vida de toda a população. Essa revisão contribui para a conscientização e conhecimento da interação do vírus SARS-CoV-2 e o sistema imunológico humano, identificando grupos de risco para o desenvolvimento de doenças autoimunes, desenvolvendo possíveis estratégias preventivas e eficazes.
- Artigo / TCCInterações imunológicas na dermatite atópica e psoríase: uma revisão narrativa(2024) Nogueira, Beatriz Ribeiro; Silva, Maristela de Araujo; Silva, Rafaela AmoreseA dermatite atópica (DA) e a psoríase são doenças inflamatórias crônicas de pele que afetam uma significativa parcela da população. Este trabalho revisa as interações imunológicas que caracterizam essas condições, destacando as semelhanças e diferenças em seus mecanismos patológicos. A DA é predominantemente associada a uma resposta imunológica de tipo 2, enquanto a psoríase é impulsionada por respostas Th1/Th17, envolvendo citocinas como IL-17, IL-23 e TNF-alfa. Além disso, a pesquisa aborda a influência de fatores genéticos e ambientais no desenvolvimento dessas doenças, bem como os avanços terapêuticos, incluindo o uso de inibidores de citocinas, que têm mostrado eficácia no tratamento. A análise conclui que, apesar das semelhanças, cada condição possui características patológicas distintas que determinam suas manifestações clínicas e progressão. Essas informações podem contribuir para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para ambas as condições.
- Artigo / TCCA acupuntura na saúde da mulher e a sua contribuição no tratamento da menopausa(2024) Pedroso, Isabela PereiraA menopausa é um processo natural na vida de uma mulher que marca o fim da fase reprodutiva e o início de uma nova etapa. No entanto, diferentes mulheres experimentam sintomas desconfortáveis e desagradáveis durante essa transição, como ondas de calor, irritabilidade, insônia, alterações de humor e ressecamento vaginal. A acupuntura tem se mostrado uma opção eficaz no tratamento desses sintomas e na promoção da saúde da mulher durante a menopausa. Nesse contexto, esse estudo teve como objetivo compreender os benefícios da acupuntura na saúde da mulher e a sua importância no tratamento da menopausa, pontuando a contribuição do biomédico no atendimento multidimensional. O estudo contou com uma abordagem qualitativa, por meio de uma revisão integrativa de literatura onde os instrumentos foram publicações direcionados à área científica, bem como bases de dados eletrônicas, como a Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e a biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO). Apenas os documentos em português ou inglês foram incluídos na pesquisa, dentro do limite de tempo estabelecido (2016 a 2024). Tendo como resultados foram identificados 2 artigos na Scielo, 2 artigos na LILACS, totalizando 4 artigos nesta busca. Após a leitura e análise dos 4 artigos na íntegra, não houve exclusão visto que todos atendiam a proposta do estudo. Assim, foram selecionados 4 artigos como elegíveis para conduzir as próximas etapas da análise de conceito. Concluindo a valorização da saúde da mulher, especialmente durante a menopausa, deve ocupar uma posição central nas estratégias contemporâneas de saúde, enfatizando a acupuntura e a contribuição dos biomédicos para um atendimento que priorize qualidade e eficácia.
- Artigo / TCCA influência do estresse no sistema imunológico: uma revisão literária(2024) Urias, Laura do Nascimento CarvalhoEste artigo investiga a influência do estresse no sistema imunológico, analisando os efeitos negativos que o estresse crônico provoca na resposta imunológica do organismo. O problema central do estudo é entender como o estresse impacta o funcionamento imunológico e quais são suas consequências para a saúde humana. O objetivo é explorar a relação entre o estresse e o sistema imunológico, buscando identificar as principais alterações fisiológicas envolvidas. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa da literatura, com a seleção de artigos científicos sobre o tema. Entre as considerações finais, o estudo demonstra que o estresse pode suprimir a função imunológica, aumentando a vulnerabilidade a infecções, doenças inflamatórias e condições autoimunes, além de agravar o estado de saúde mental dos indivíduos. Destaca-se, ainda, a importância de intervenções terapêuticas eficazes para mitigar esses impactos e promover a saúde integral do paciente.