Processos Tecnológicos e Ambientais
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Processos Tecnológicos e Ambientais por Orientador "Gonçalves, Daniel Bertoli"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA contribuição do mapeamento de fluxo de valor para a redução de custos e resíduos industriais(2016) Faustino, Diogo LuizOs modelos de gestão vêm se modernizando cada vez mais dentro do ambiente empresarial, com métodos de controle de desempenho nos diversos assuntos de interesse, como é o caso do Mapeamento de Fluxo de Valor, uma das ferramentas da metodologia Lean Manufacturing. O presente trabalho aborda o uso dessa ferramenta na identificação de processos geradores de resíduos em uma empresa do ramo industrial metalúrgico no município de Sorocaba-SP, onde também avaliouse os impactos positivos nos indicadores ambientais e de custos de produção, relacionados a redução de resíduos descartados. Através do Mapeamento de Fluxo de Valor, pode-se mapear os descartes relacionados aos processos de um setor de produção de componentes metálicos, identificando os materiais e insumos envolvidos, a geração de resíduos, e as possibilidades de redução no consumo de recursos e da redução e reaproveitamento de resíduos gerados pelos processos, que poderiam trazer ganhos relacionados a redução de custos e de impactos ambientais. Após o mapeamento, utilizou-se o método DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control), oriundo da metodologia Seis Sigma, para priorizar a área de atuação e nortear a aplicação de ajustes e experimentos visando maximizar os resultados positivos. Como produto adicional, foi desenvolvido um modelo técnico em planilha de dados automatizada para auxiliar os analistas a definirem ou corrigirem o processo de forma a minimizar o desperdício e a geração de resíduos.
- DissertaçãoA logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas na cidade de Piedade - SP(2017) Almeida Filho, Sidney Gonçalves deO uso de defensivos agrícolas para proteção e aumento da produtividade das lavouras, gera um resíduo pós consumo, que pode causar sérios problemas à saúde e meio ambiente. Suas embalagens mesmo sendo bem esgotadas precisam de uma destinação correta como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Objetivo dessa pesquisa foi baseada em identificar e mapear a eficácia do retorno das embalagens de defensivos agrícolas pós consumo por parte dos Agricultores Familiares da cidade de Piedade/SP, para a central de recolhimento do mesmo município verificando as condições de armazenagem, transporte e condições de conhecimento sobre o manejo das embalagens primárias de defensivos. A Metodologia baseou-se de uma revisão de literatura sobre os temas de Logística Reversa, estudos de casos de outras cidades e legislação, sendo realizado uma pesquisa exploratória coletando os dados sobre a armazenagem o transporte das embalagens vazias de defensivos agrícolas, cruzando as informações de volumes, de materiais com a destinação correta e analisando os desvios nesse processo de separação e retorno. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários com perguntas abertas e fechadas para os agentes envolvidos. Os Resultados encontrados, demonstraram que existem 3 pontos de atenção que estão relacionados: Ao processo de armazenagem das embalagens vazias, onde os agricultores relatam a dificuldade em ter o local apropriado e nas condições em que a lei determina; ao envio para a central de coleta, pela distância e em alguns casos na falta de veículo utilitário para realização do transporte; A falta de fiscalização. Frente as dificuldades encontradas, a pesquisa indica propostas para treinamento, armazenagem, movimentação e fiscalização para que o Instituto de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) aumente sua aderência no processo de Logística Reversa das Embalagens Vazias na cidade de Piedade e sua eficácia junto ao pequeno agricultor familiar.
- DissertaçãoBuilding information model (BIM): uma proposta para interoperabilidade entre softwares disponíveis no mercado brasileiro(2021) Maximo, Maiara Roberta da SilvaBaseando-se no conceito que tem transformado as práticas de desenvolvimento de projetos e a construção civil em todo o mundo, o Building Information Modeling (BIM), proporciona com a sua implementação, uma forma mais assertiva e eficaz na elaboração e execução de projetos. Há uma crescente mudança de cenário no mercado brasileiro, devido ao decreto que visa incentivar a disseminação do “BIM” e estabelece sua utilização de forma gradual direta ou indireta em obras e serviços públicos, iniciativa que trará mais precisão, transparência e menos desperdício. Em um ambiente de transformação digital no contexto de modernização da construção, propõe-se com este trabalho, contribuir com o conhecimento sobre diferentes softwares nos projetos de arquitetura, estrutura, hidráulica, elétrica, compatibilização e cronograma de obra, que de acordo com a sua utilização fazem com que um projeto ou obra esteja alinhado ao conceito BIM através das capacidades de performance que um software deve ter elencados por Eastman et. al. no livro Manual de BIM (2014). O objetivo é apresentar uma proposta de interoperabilidade entre os softwares, para que engenheiros, arquitetos, construtoras, incorporadoras, alunos e professores possam ter uma visão macro do fluxo de trabalho. Como resultado foi desenvolvida uma tabela de Matriz de softwares, no qual os usuários podem se basear para definir qual software que melhor se enquadra em suas necessidades, uma tabela de análise de softwares e aderência aos requisitos BIM e um fluxograma da proposta de interoperabilidade. Através deste estudo foi possível concluir que atualmente existem diversos softwares que necessitam da interoperabilidade para que seja possível a implementação do conceito “BIM” em todo o ciclo de vida de um projeto, pois ainda não há uma solução unificada de ferramentas.
- DissertaçãoComércio de sucata ferrosa e possibilidade de reuso no município de Sorocaba - SP(2019) Ribeiro, EdsonO setor de construção civil, no Brasil é considerado um dos maiores gerador de resíduos sólidos, e tem investido em propostas de reciclagem e reutilização de materiais como alternativa para redução dos seus impactos ambientais. Entre os resíduos que podem ser reutilizados nas construções estão os metais, que normalmente são utilizados para reforço estrutural, esquadrias, portas, janelas, portões, grades, entre outras utilizações. Visto que em boa parte dos municípios, o comércio informal de sucatas acaba assumindo um papel importante na recolocação de parte desses resíduos no mercado, este trabalho procurou traçar um panorama do mercado de sucata na cidade de Sorocaba-SP, discutindo os aspectos técnicos do reuso de sucata ferrosa na construção civil, assim como suas tendências e possibilidades, na perspectiva do desenvolvimento sustentável regional. O estudo aponta que apesar do grande número de estabelecimentos que trabalham com sucata ferrosa, e de boa qualidade e variedade de materiais encontrados nestes estabelecimentos, seu reuso na construção civil ainda é pequeno e limitado pela falta de informações técnicas, e de preparo da mão-de-obra empregada no setor. Na perspectiva de melhorar a sustentabilidade da construção civil, o estudo sugere ações para maior aproximação dos profissionais da construção civil com o comércio de sucata ferrosa, conscientização da mão de obra e treinamentos técnicos para o reaproveitamento desse resíduo como matéria prima nos projetos e construções.
- TeseDesastres naturais e tecnológicos: proposta de um modelo de gestão de riscos e proteção da infraestrutura crítica municipal(2023) Killian, Mário SérgioNo Brasil, o acelerado processo de urbanização, o crescimento desestruturado das cidades, a ocupação de áreas impróprias, aliados ao fenômeno das mudanças climáticas em progressão, vem aumentando as situações de perigo e dos níveis de riscos, trazendo desafios de grande complexidade, tais quais os relacionados à proteção da infraestrutura municipal, como as instalações de tratamento de água e de esgoto, hospitais, postos de saúde, escolas, entre outras, que possuem importância estratégica para a manutenção e qualidade de vida das pessoas. A inexistência ou ineficiência de mecanismos de prevenção e de alerta, a falta de conhecimento e de divulgação de informações e percepção dos riscos, a capacitação deficiente de atores para uma resposta imediata, a incapacidade do poder público em gerir aspectos de governança em planejamento territorial, instalações de infraestruturas e sistemas municipais com manutenção e capacidade deficientes, combinados com a variabilidade e incertezas em estimativas de riscos produzem cenários preocupantes. A instituição da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC, em 2012, passou a exigir dos municípios ações de gestão de riscos que transcendem sua capacidade técnica e seus limites territoriais, suscitando revisão de suas políticas públicas. Em busca de contribuir com a melhoria deste cenário, o presente estudo desenvolve um conjunto de propostas para a gestão de riscos e proteção da infraestrutura crítica municipal, onde se vislumbra um aumento na objetividade das ações de proteção, cujas técnicas e procedimentos atuais, genéricas, não se aprofundam nessa questão. O trabalho identificou que a maior parte dos estabelecimentos municipais, não possui planos para situações de ocorrência de eventos naturais perigosos e desastres. As propostas apresentadas recomendam que os gestores públicos identifiquem e estabeleçam prioridades na prevenção e mitigação de riscos para o desenvolvimento de estratégias de proteção, aumento da resiliência e manutenção da sua infraestrutura crítica, servindo de um modelo que poderá contribuir para melhoria das ações dos municípios no cumprimento das políticas e diretrizes de sua competência.
- DissertaçãoDiversificação produtiva e arranjos empresariais na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS): uma análise em 10 municípios com concentração empresarial(2017) Mantovani, José FranciscoNas últimas décadas o fator regional tem sido considerado uma fonte importante de vantagens competitivas, onde o território passa a ser vislumbrado como um grande complexo produtivo e o foco de interesse deslocam-se do âmbito da empresa, vista isoladamente, para um conjunto de empresas, localizadas em um mesmo território, que passaram a ser estudadas como “arranjos produtivos locais”, tornando-se base para o fomento de políticas públicas voltadas ao fortalecimento regional. Este trabalho se propôs em contribuir com a identificação de tais arranjos a partir de um levantamento sistemático sobre as principais atividades produtivas desenvolvidas na região metropolitana de Sorocaba, que foi instituída em 2014 no interior do estado de São Paulo. Para isso foi realizada uma coleta de dados em 10 municípios com representatividade de atividades industriais da região, a partir de fontes estatísticas oficiais, assim como prefeituras e fontes secundárias, de modo a evidenciar os setores presentes, o porte e o número das empresas em cada segmento. Nestes municípios foram identificadas 1771 indústrias do total de 1956 presentes na região, reunidas em 33 setores ou atividades industriais, muitos dos quais distintos entre si, o que evidência a diversidade econômica e produtiva da região. No entanto, foram identificados apenas três arranjos produtivos locais: Cerâmica Vermelha de Itu, Cerâmica Vermelha de Tatuí e Confecção Infantil de Cerquilho e Tietê; parciais a totalidade desses setores/atividades, o que evidencia uma grande lacuna na organização dessas empresas e setores, assim como da articulação junto ao poder público, com grande oportunidade para ações e políticas organizacionais, que podem trazer grandes vantagens ao desenvolvimento da região.
- DissertaçãoGuia de educação ambiental unindo redução, reuso, reciclagem, arte e tecnologia(2021) Siqueira, Simone dos SantosEssa pesquisa descritiva qualitativa teve como propositura o desenvolvimento de material didático de educação ambiental a partir das experiências e resultados do Projeto Reciclarte aplicado em uma escola pública na cidade de Indaiatuba. Participaram do projeto alunos do ensino médio em parceria com jovens do Rotary Club de Indaiatuba, que foi também o grande apoiador entre outros como o COMDEMA e a UNISO. Com a finalidade de ir além da conscientização ambiental, através de ações com ideias na redução, reuso e reciclagem de embalagens que geralmente acabam indo para os aterros sanitários, nasceram nove temas trabalhados por grupos de dois à cinco alunos. Foram abordados os problemas dos descartes do óleo de cozinha usado com a ideia do ReciclÓleo para ser coletado em um container adaptado para PET com óleos e, após captado por pessoas autorizadas, serem levados para transformação em biocombustíveis; informações sobre os impactos dos lixões nos lençóis freáticos; produção de composteiras com cascas de frutas, legumes e verduras; ideias para utilização do chorume em água de reuso; reutilização de pneus em floreiras; produção de horta vertical com PET’s e palete; aproveitamento do lixo eletrônico; divulgação de como e onde encontrar os ecopontos fazendo a coleta seletiva do lixo seco e úmido; e informar sobre extinções de espécies como a importância das abelhas e a polinização na natureza. A pesquisa embasada neste projeto teve a fundamentação científica do relato histórico da educação ambiental no Brasil, juntamente com as leis dos resíduos sólidos e da própria educação escolar. No decorrer da pesquisa, é apresentada a arte da reciclagem e como ela é traduzida na educação ambiental, com movimentos artísticos conhecidos como arte reciclada, que, atualmente, inspira uma infinidade de criadores ao longo do mundo. O material didático ilustrado, produzido com objetivo de capacitar professores e gestores ambientais na aplicação de projetos de ação nas escolas e instituições, encontra-se no final desta pesquisa e tem a metodologia que foi aplicada para cada tema, exposições do trabalho das imagens do trabalho no shopping e museus da cidade, e a grata homenagem como um dos melhores projetos na educação em 2019, avaliado pela Fundação Lemann. Todos os trabalhos foram descritos de forma detalhada e a própria pesquisa fundamentada por autores de grande relevância na educação ambiental são citados para gerarem novos trabalhos com ideias, projetos e alternativas de soluções socioambientais sustentáveis.
- DissertaçãoMetodologia de execução de obras integrando BIM aos processos construtivos, projeto e execução(2023) Mariano, Daniel Felipe Pereira IwaiO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia de execução de obras que integre o Building Information Modeling (BIM) aos processos construtivos de projeto e execução. Estima-se que, por meio da organização lógica dos processos e de um fluxo de etapas otimizadas, seja possível melhorar as técnicas e serviços atuais do setor da construção. Para tal, foram realizados estudos acerca do tema, a fim de gerar uma base de dados pautada na bibliografia existente, nos documentos relacionados e nos estudos de caso com escritórios previamente selecionados. Foi, então, elaborada uma proposta de metodologia de execução de obras, integrando o BIM aos processos construtivos. Em paralelo, ao decorrer da proposta da metodologia, foram realizados estudos comparativos entre os modelos de execução atuais e a metodologia proposta, que, ao final da pesquisa, correspondeu à abordagem de onze processos construtivos projetuais e vinte e quatro processos executivos. Os indicadores potencializados por meio da metodologia proposta correspondem ao tempo e ao custo das obras, pois um fluxo otimizado de etapas interage diretamente com tais fatores, estimando a melhoraria dos processos construtivos dos profissionais AEC. Contudo, ainda que haja vantagens, os resultados da pesquisa demonstram que BIM apresenta dificuldades para a sua implementação, principalmente pelas suas dificuldades de implementação e pela aceitação do uso da metodologia.
- DissertaçãoO compartilhamento de cargas como contribuição para redução de custos e impactos ambientais do transporte rodoviário de cargas na Região Metropolitana de Sorocaba(2016) Monteiro, José ItamarO transporte sempre desempenhou um papel importante para a sociedade brasileira desde as navegações, quando o Brasil foi descoberto e transformado em uma colônia extrativista. Atualmente, com a combinação nem sempre racional das mais diversas modalidades de transporte, a necessidade de suprir os mercados com bens e serviços ao mínimo custo, tem marginalizado as preocupações com a sustentabilidade ambiental desta atividade, que é apontada como responsável por impactos ambientais críticos, como o elevado consumo de combustíveis fósseis e elevados índices de emissão de poluentes como gases e materiais particulados, afetando significativamente o meio-ambiente e a saúde populacional. As ações para minimização destes problemas tem desafiado toda a sociedade para um conceito de inteligência sustentável, onde se torna necessário gerenciar mercados com maior otimização operacional na produção de bens e dos serviços logísticos atrelados direta e indiretamente. Os estudos aqui descritos buscaram avaliar o potencial econômico e ambiental do conceito de compartilhamento rodoviário de cargas com colaboração logística, onde o fator sustentável torna-se prática inovadora na tratativa da logística de transporte rodoviário de cargas. Para isso, o estudo aborda, além de uma pesquisa bibliográfica, o levantamento de dados junto às empresas transportadoras referenciais na Região Metropolitana de Sorocaba. Os resultados levam ao entendimento de que o uso do compartilhamento rodoviário de cargas, na medida em que reduz o número de operações de transporte necessárias para o escoamento de cargas, possui um elevado potencial tanto para a redução dos custos logísticos da atividade, quanto para a redução dos principais impactos ambientais da atividade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável regional.
- DissertaçãoO papel do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento recente do município de Sorocaba-SP(2021) Boves, Gabriele Katherine BazzoOs Conselhos Municipais são órgãos de tomada de decisões ligados à gestão pública dos municípios estabelecida pela Constituição Federal brasileira de 1988 que possuem a função de intermediação do Estado e sociedade, criando novas ideias e influenciando na dinâmica das políticas públicas que têm grande relevância na democracia. No município de Sorocaba-SP o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) foi instituído em novembro de 2018, com a missão de promover a inovação no município. Neste contexto, foi objetivo deste trabalho identificar qual foi a contribuição do CMCTI no desenvolvimento recente do município de Sorocaba-SP. Para isso, buscou-se investigar a história da Ciência, Tecnologia e Inovação do município de Sorocaba; identificar as principais leis e decretos que contribuíram para a constituição do atual ambiente de inovação; descrever as ações do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; e discutir como tais ações têm se relacionado com a proposta da formação de um ambiente de inovação no município. Por meio da leitura das atas das reuniões do conselho entre o período de agosto de 2018 a outubro de 2020, a aplicação de uma pesquisa aos membros do CMCTI e a análise de ambas, foi possível evidenciar que a composição do conselho e as diversas ações tomadas pelo mesmo alcançaram o seu objetivo de promover a inovação no município utilizando diversos debates, discussões, análises para encontrar soluções sobre a dificuldade da difusão da ciência, tecnologia e inovação, assim como ações realizadas como a elaboração de projetos, mesas redondas, palestras e a criação da plataforma do Mapa da Inovação. Os resultados do levantamento de dados e das análises comprovam a contribuição e importância do papel desempenhado pelo CMCTI, que por meio da articulação dos diferentes atores sociais e de um bom trabalho de planejamento, tem se tornado um impulsionador para a construção do ecossistema de inovação do município de Sorocaba-SP.
- DissertaçãoO papel dos ônibus elétricos a bateria no transporte coletivo municipal e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável regional(2020) Albardeiro, Sergio TadeuEntre os diversos problemas ambientais, vivenciados atualmente nos municípios, o transporte coletivo tem sido alvo de discussões devido ao combustível predominante, o diesel, que além de escasso e finito, contribui para a poluição atmosférica e agravamentos na saúde da população. Nesse contexto, foi objetivo deste trabalho estudar os aspectos técnicos e econômicos da substituição de ônibus movidos a diesel por ônibus elétricos a bateria no transporte coletivo municipal, no contexto do desenvolvimento sustentável. Para isso, a pesquisa envolveu o levantamento de informações bibliográficas, técnicas e documentais, visita a empresas fabricantes de ônibus elétricos a bateria, e à Secretaria de Transportes – EMDEC. A análise comparativa envolveu informações de projetos já implantados em Istambul, na Califórnia, em São Paulo e em Campinas. Os resultados apontaram que além das vantagens ambientais de não emitirem gases poluentes, os ônibus elétricos a bateria apresentam um tempo de vida duas vezes maior que os movidos a diesel. Por outro lado, apresentam custos de aquisição maiores, compensados por custos operacionais e de manutenção menores, cujo ponto de equilíbrio ocorre entre 8 e 10 anos, a partir do qual os ônibus elétricos tornam-se mais vantajosos. De modo a contribuir com a disseminação dessa tecnologia para outros municípios, o estudo ressalta a importância da inclusão de metas para a redução das emissões atmosféricas na legislação ambiental municipal, e da necessidade de considerar as especificações técnicas desses veículos nos editais de licitação, com atenção na ampliação do prazo de substituições desse tipo de veículo, além da opção pelo “leasing” das baterias, do “retrofit” dos veículos, e do investimento em geração distribuída com foco nas células fotovoltaicas, possibilitando uma rede de parcerias entre poder público, empresa/concessionária de ônibus, fabricantes de veículos/baterias e concessionárias de energia.
- DissertaçãoOtimização do arranjo empresarial da COAPIS - Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e região(2017) Souza, Sandro Eduardo deA caracterização da presente pesquisa foi baseada no estudo de caso da Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região – COAPIS que visou determinar alternativas de redução de custos e de benefício socioeconômico e ambiental para seus cooperados. Buscou-se assim detalhar e caracterizar o sistema produtivo da Cooperativa de Apicultores de Sorocaba e Região, mapeando a cadeia produtiva e sua abrangência em demanda e fornecimento de mel, além de estudar alternativas por modelagem matemática para aumentar a eficiência logística e produtividade de seu arranjo empresarial. Objetivou-se uma dimensão prática, uma vez que foi analisada a cooperativa em sua totalidade de demandas e posicionamento geográfico. Posteriormente foram construídas matematicamente alternativas de redução de custos de transporte e distribuição e foi avaliada a alternativa de maior retorno socioeconômico e ambiental para a cooperativa. A abordagem metodológica incluiu uma revisão bibliográfica englobando os principais aspectos relativos aos arranjos empresariais e seus tipos, a origem e estrutura das cooperativas, os modelos de gestão da cadeia logística integrada, bem como os métodos matemáticos adotados em sistemas produtivos. Caracterizou-se a posição do mel no Brasil e no Mundo, detalhando a produção de mel e a participação das cooperativas no mercado nacional. Realizou-se abordagem qualitativa com o levantamento da situação da COAPIS em Sorocaba e região, delimitando o estudo em redução de custos de transporte de distribuição de mel, considerando a rede existente de cooperados, baseado em entrevista desestruturada focalizada e posterior questionário. Também se adotou uma abordagem quantitativa com o levantamento de dados de demanda e posicionamento geográfico para a realização de modelagem matemática e simulação de alternativas de menor custo para a cadeia produtiva existente. Com a caracterização quantitativa e qualitativa da cooperativa foi possível apontar oportunidades para melhorias e meios de otimização do arranjo empresarial de mel e derivados na região. Através dos estudos matemáticos e logísticos envolvendo custos de instalação e transporte/frete, indicou-se a viabilidade técnica e econômica da instalação de um novo entreposto entre as cidades de Tatuí e Itapetininga, que além de trazer benefícios com a redução de custos de transporte e aumento da capacidade produtiva, traria novo dinamismo para a capacidade latente de hortifrútis também produzidos pelos cooperados destes municípios, principalmente em Itapetininga, Capão Bonito e Botucatu, com efeitos positivos na fixação das famílias no campo através da diversificação de renda nas entressafras de mel.
- DissertaçãoPrograma ambiental e de integração social de Sorocaba: uma visão de atores e contexto(2022) Almenara, Valmir de Jesus RodriguesO planejamento urbano tem se mostrado ferramenta fundamental para a compatibilização dos aspectos econômicos, sociais, ambientais e tecnológicos no desenvolvimento dos municípios, e quando bem conduzido tem a capacidade de trazer melhorias para a qualidade de vida da população. O presente trabalho documenta o Programa Ambiental de Integração Social de Sorocaba, desde os fatores de sua gênese até a conclusão. Compara a proposta inicial de trabalho de trabalho com o resultado. Durante esse trajeto são efetuadas análises e obtidos resultados que ressaltando pontos fortes e oportunidades de melhoria. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivos descritivos e exploratórios, de abordagem quali-quantitativa, utilizando método hipotético dedutivo onde são adotados procedimentos bibliográficos, documentais e de estudo de caso. O estudo aponta que Sorocaba optou por um modelo que prioriza o planejamento estratégico com a participação da sociedade local, trazendo maior eficiência, modernização, inovação tecnológica e melhorias de qualidade de vida urbana, o que permitiu que o projeto incorporasse diversas ações em benefício da população do entorno das obras executadas. O resultado macro do programa foi a melhoria de qualidade de vida da cidade de Sorocaba, com reflexos em toda a região metropolitana. Um modelo de projeto de desenvolvimento urbano que poderá ser multiplicado e aperfeiçoado em outros municípios no futuro.
- DissertaçãoPrograma ambiental e de integração social de Sorocaba: uma visão de atores e contextos(2022) Almenara, Valmir de Jesus RodriguesO planejamento urbano tem se mostrado ferramenta fundamental para a compatibilização dos aspectos econômicos, sociais, ambientais e tecnológicos no desenvolvimento dos municípios, e quando bem conduzido tem a capacidade de trazer melhorias para a qualidade de vida da população. O presente trabalho documenta o Programa Ambiental de Integração Social de Sorocaba, desde os fatores de sua gênese até a conclusão. Compara a proposta inicial de trabalho de trabalho com o resultado. Durante esse trajeto são efetuadas análises e obtidos resultados que ressaltando pontos fortes e oportunidades de melhoria. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivos descritivos e exploratórios, de abordagem quali-quantitativa, utilizando método hipotético dedutivo onde são adotados procedimentos bibliográficos, documentais e de estudo de caso. O estudo aponta que Sorocaba optou por um modelo que prioriza o planejamento estratégico com a participação da sociedade local, trazendo maior eficiência, modernização, inovação tecnológica e melhorias de qualidade de vida urbana, o que permitiu que o projeto incorporasse diversas ações em benefício da população do entorno das obras executadas. O resultado macro do programa foi a melhoria de qualidade de vida da cidade de Sorocaba, com reflexos em toda a região metropolitana. Um modelo de projeto de desenvolvimento urbano que poderá ser multiplicado e aperfeiçoado em outros municípios no futuro.
- DissertaçãoProposta de um modelo dinâmico de gestão de saúde e segurança no trabalho baseado em indicadores e etapas(2018) Antonio, João RonaldoAtualmente tem-se observado nas médias e grandes empresas uma preocupação cada vez maior em relação à necessidade de reduzir os índices de acidentes e doenças ocupacionais, seja por causa de fatores econômicos, como custos e perdas envolvidos, seja por questões éticas e sociais. Por outro lado, a área de segurança do trabalho nunca teve o mesmo foco de aperfeiçoamento dos seus métodos e processos em comparação com áreas como a da qualidade e àquelas que se envolvem diretamente com o aumento de produtividade. Embora muitas empresas busquem ter um sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional certificado em uma norma reconhecida internacionalmente, a certificação de um sistema de gestão por si só, não traz melhorias robustas e sustentáveis nos resultados de prevenção de acidentes da empresa, devido a ausência da cultura de prevenção. A proposta deste trabalho foi apresentar um modelo de sistema de gestão de SSO baseado em uma estrutura em etapas e indicadores reativos e preventivos, onde a passagem por cada uma das etapas representasse um avanço na cultura de prevenção da empresa. Construiu-se para isso um modelo de sistema de gestão estruturado em etapas e indicadores, onde indicadores e metas mínimas foram estabelecidas e avaliadas, aliadas a maturidade e robustez na utilização de metodologias de sustentação de um sistema de gestão de SSO. Os resultados foram embasados em estudos de caso, de modo a evidenciar a robustez do sistema proposto. O modelo proposto neste trabalho é uma alternativa para as empresas terem um sistema de gestão com uma estrutura baseada em pilares que sustentam a eficiência do mesmo, onde poderão ter uma noção clara da relação entre o nível de implantação do sistema versus resultados atingidos e sua consistência.
- DissertaçãoProposta para o gerenciamento de desastres tecnológicos por meio da perspectiva do Sistema de Comando de Incidentes(2017) Perez, Rubens CésarDesastres tecnológicos, tais como explosões, vazamentos e incêndios, associados à produção, armazenamento e transporte de produtos químicos perigosos tem ocorrido com preocupante frequência nos últimos anos. Como a contenção dos efeitos desse tipo de desastre depende de uma rápida articulação entre profissionais dos setores público e privado, em especial entre técnicos de agências ambientais, bombeiros civis e militares, a resiliência das instalações industriais e do meio ambiente afetados por esses desastres depende de forma significativa que todos os envolvidos estejam previamente preparados e conhecedores dos procedimentos operacionais a serem adotados. A partir de uma pesquisa descritiva e exploratória sobre o tema, este trabalho propõe elementos de integração e sinergia operacional para o setor privado, no sentido de otimizar e potencializar a utilização de uma doutrina direcionada ao gerenciamento de desastres própria do Sistema de Comando de Incidentes, em conjunto com os corpos de bombeiros militares do Brasil, fomentando a difusão e aplicabilidade dos diversos códigos e normativas relacionadas à proteção contra incêndios e emergências, para uma ação coordenada e autossustentada, que promova a potencialização das competências na preservação das vidas, proteção do meio ambiente e minimização dos diversos impactos econômicos relacionados com esses desastres.
- DissertaçãoUma proposta para aplicação de conceito de ecodesign e economia circular na indústria moveleira(2020) Mendes, Marcela LopesAs indústrias moveleiras há décadas estão em desenvolvimento crescente no Brasil, através de processo de extração da madeira por meio da silvicultura e a produção dos painéis em Fibras de Média Densidade (em inglês Medium Density Fiberboard) e Partículas de Média Densidade (em inglês Medium Density Partibleboard), esses termos serão vistos no decorrer do texto como MDF e MDP, o custo da produção de móveis ficou mais acessível justificando a tendência gradativa. O aumento do consumo consequentemente gera o aumento de resíduos. As indústrias moveleiras no Brasil em sua maioria são de pequeno e médio porte, muitas têm estrutura familiar e/ou processos pouco industrializados e com poucas informações sobre métodos sustentáveis de direcionar os resíduos. Este estudo tem como proposta apresentar uma alternativa para as indústrias moveleiras que diminuam o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto das sobras de chapa de madeira. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo com cinco industrias da região Sul e Sudeste do Brasil de pequeno e médio porte. A partir da observação do caso de sucesso em uma das empresas pesquisadas, que vem reutilizando resíduos na produção de novos produtos e da análise das necessidades e oportunidades vistas nas demais empresas, buscou-se construir um modelo de negócio com base nos conceitos de ecodesign e economia circular, resultando no desenvolvimento de um guia de estruturação de novo negócios para ser aplicado em outras indústrias do setor, com potencial para reduzir os problemas ambientais destas empresas, aumentar a lucratividade e gerar novos postos de trabalho no setor. Ideias criativas, design inovador, baixo custo de produção, produtos acessíveis ao consumidor final, oportunidade de abertura de novos negócios são as vantagens identificadas no modelo de negócio proposto neste estudo com base no ecodesign e economia circular. A aplicação da proposta vai além dos benefícios aos empresários, é um novo olhar para o mundo, é pensar de forma holística e entender que qualquer ação seja pequena ou grande pode transformar o ambiente em lugar melhor.