Processos Tecnológicos e Ambientais
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Navegando Processos Tecnológicos e Ambientais por Orientador "Vila, Marta Maria Duarte Carvalho"
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- DissertaçãoAs crianças, o meio ambiente, as alterações climáticas e o conto de fadas, sem as fadas : a percepção infantil(2024) Balcão, Liliane Mara NavarroAs alterações climáticas, resultantes do sistema de sociedade que adotamos, desempenham um papel significativo no aumento da frequência e intensidade dos chamados eventos extremos, como ondas de calor ou de frio intensos, episódios de chuvas concentradas ou secas prolongadas. As alterações climáticas representam uma ameaça aos ecossistemas, à biodiversidade e aos meios de subsistência, saúde e bem-estar das futuras gerações. Para que cada estudante, jovem ou criança, compreenda seu papel como cidadão e, construa em si a sensibilização ambiental, tem-se discutido o tema visando aprofundamento deste conteúdo nas escolas por meio da Educação Ambiental. Antes de tudo, é essencial compreender a percepção dos alunos sobre a crise climática e seus impactos no planeta, a fim de desenvolver propostas e materiais educacionais que sejam atraentes e eficazes. Neste sentido, objetivou-se investigar e conhecer o que as crianças entendem como meio ambiente, poluição e alterações climáticas. Almejou-se, a partir daí obter subsídios para analisar e compreender a percepção infantil e, se existem lacunas no desenvolvimento de propostas e conteúdos abordados na área ambiental. Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa com alunos de uma escola pública no município de Jundiaí/SP pela aplicação de um questionário focado no tema. Os resultados revelaram que, embora os alunos do ensino fundamental possuam conhecimento sobre o meio ambiente e as mudanças climáticas, muitos ainda têm concepções equivocadas sobre poluição e ecossistemas. Portanto, é fundamental investir em materiais didáticos que reflitam a realidade em que vivemos, que abordem conteúdos que despertem para novos hábitos e desenvolvam o senso crítico nas crianças. A partir dos resultados e, em parceria com estudantes da graduação em Jogos Digitais da UNISO, foi desenvolvido um material educacional na forma de um jogo digital, chamado “As aventuras de Gravetín”. Neste jogo, as crianças têm contato com alguns problemas que enfrentamos hoje, e ao jogar, transformam os espaços e constroem uma cidade inteligente e mais sustentável. Esperase que os resultados revelem e ajudem a identificar as lacunas existentes na Educação Ambiental dentro do sistema educacional e, que por meio da ludicidade do jogo, estimule reflexões sobre as mudanças climáticas, incentivando alunos e educadores a adotarem novos hábitos e se engajarem ativamente na proteção do planeta.