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Navegando Comunicação e Cultura por Orientador "Pimenta, Maria Alzira de Almeida"
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- DissertaçãoA ética e a verdade representadas nos vídeos sobre o metaverso presentes no YouTube(2024) Paiffer, Maikson Junior de OliveiraO Grupo de Pesquisa em Educação Superior Tecnologia e Inovação (GPESTI), do Programa de Pós-graduação em Educação, e o Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME), do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura PPGCC, ambos da Universidade de Sorocaba (UNISO), discutiram, ao longo de 2023, como a ética e a verdade têm sido abordadas nas redes sociais. Essa discussão faz parte do projeto de pesquisa Projeto InternÉtica de I+D+i, subvencionado pelo MCINN espanhol (PID 2019-104689RB-I00) e o Projeto Internética_brasil, aprovado pelo CEP, com o parecer número: 5.408.576, em 14 de maio de 2022. A participação nas discussões do grupo levou-me a definir o tema e os procedimentos metodológicos da pesquisa que apresento aqui. Esta pesquisa aborda como a ética e a verdade são representadas nos vídeos presentes no YouTube. O Metaverso foi elencado como recorte deste estudo para compor as análises. As facilidades de acesso à informação e as produções digitais, podem gerar consequências negativas, plurais ou singulares para a sociedade, especialmente quando não há, no conteúdo, a devida consideração com a ética e a verdade. Diante desse contexto, surge a pergunta que esta pesquisa busca responder: como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube? O objetivo geral buscou compreender como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube. O Referencial Teórico é apresentado: a origem e o conceito de Metaverso, segundo Longo e Tavares (2022), Anderson e Rainie (2022) e Ullman (2023); o novo ecossistema, discutindo especialmente, a visão de um mundo que integra as novas tecnologias, como um novo ecossistema, segundo Di Felice (2020), Castells (2000); as questões relacionadas às gerações e à tecnologia, segundo Zanieli, Caldeira e Fonseca (2022), Huelsen (2017), Cavalcante Filho e Francisco (2022); a verdade, na visão de Moscovici (2010), e pós-verdade para Santaella (2018); e a ética, a partir de Vásquez (2010), Cortina e Martínez (2005). Os resultados destacam as pluralidades das representações e percepções sobre ética e verdade no contexto do Metaverso, proporcionando uma compreensão aprofundada desse cenário digital. A relevância deste estudo se dá a sua originalidade sem precedentes. Ao ser pioneira, essa abordagem contribuirá significativamente para uma compreensão mais abrangente desse novo universo virtual. Proporcionará conhecimentos relevantes sobre as percepções, representações e interações dos produtores de conteúdo no YouTube em relação ao Metaverso no ambiente digital das redes sociais, preenchendo uma lacuna significativa na compreensão desse universo virtual.
- DissertaçãoO potencial comunicativo de imagens digitais fotorrealísticas a partir de Baudrillard(2023) Vieira, Fábio LuisO tema da pesquisa é a imagem digital fotorrealística na arquitetura, compreendida na sua condição de representação gráfica para comunicação visual. Considerando a sua utilização, a pergunta que guiou este estudo foi: qual o potencial comunicativo da imagem digital fotorrealística em simular a experiência de habitar enquanto representação de um projeto arquitetônico? A pesquisa teve como objetivo geral avaliar o potencial comunicativo da imagem fotorrealística ao se constituir como um recurso para simular a experiência de habitar em projetos arquitetônicos. Para alcançar o objetivo geral, definiu-se como objetivos específicos: apresentar um cenário da imagem e do fotorrealismo, com os conceitos e aplicações ao longo do tempo; e propor estratégias de análise de imagens arquitetônicas advindas dos conceitos de Baudrillard. Para tanto, a fundamentação teórica apoiou-se em autores que tratam sobre o estudo da imagem, representação gráfica arquitetônica e, em casos mais específicos, a imagem digital fotorrealística. A partir da obra “O sistema dos objetos”, de Baudrillard, elaborou-se um método de análise fundamentado nos conceitos de ambiência, arranjo e funcionalidade, identificando e reorganizando critérios que estabelecem uma categorização para avaliação das imagens digitais fotorrealísticas. Foi selecionada uma amostra composta por seis imagens que constam no livro Yes is More: An Archicomic on Architectural Evolution, do arquiteto Bjarke Ingels. Observou-se nessas imagens critérios ambientais caracterizados por um sistema de objetos que se estrutura como eficiente elemento de comunicação, cujas análises originaram-se da aplicação dos critérios de categorização estruturados neste estudo. A relevância da pesquisa está em propor estratégias de análise e concepção de imagens arquitetônicas valendo-se de critérios advindos dos conceitos de Baudrillard. A teoria do sistema dos objetos proporcionou identificar a estreita relação da representação ambiental arquitetônica com os objetos que compõem e qualificam estes sistemas comunicacionais. Ao evidenciar as relações comunicativas entre o homem e os objetos, a imagem digital fotorrealística, mostrou-se relevante, pois enfatiza por meio da ambiência as características qualitativas do espaço, cujo aspectos auxiliam a simular a experiência de habitar.