Comunicação e Cultura
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Comunicação e Cultura por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 217
Resultados por página
Opções de Ordenação
- DissertaçãoA beleza do rosto feminino construído pela moda: em cena a coleção "The horn of plenty" de Alexander McQueeen(2015) Jara, Daniela AndradeEsta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de construção da beleza para o rosto feminino, no contexto da comunicação e da moda. O corpus da pesquisa é constituído pelos rostos das modelos exibidos no desfile “The Horn of Plenty”, de 2009, do estilista Alexander McQueen. Para alcançar o objetivo geral de compreender como se delineia a proposta de beleza vinda da moda para o rosto feminino na contemporaneidade e identificar os produtos da moda como signos; explicitar o rosto humano como objeto semiótico; explicitar aspectos da beleza construídos para o rosto feminino e inventariar o potencial de sentidos dos rostos presentes no desfile, como objetivos específicos, adotamos as seguintes estratégias metodológicas: análise semiótica, na perspectiva peirceana, dos rostos exibidos no desfile – via representações visuais -, bem como reflexões sobre comunicação e moda; sobre a construção da beleza, via representações da arte e de imagens midiáticas e sobre o rosto humano enquanto objeto semiótico. Entre os resultados, vem que o sentido do novo e da renovação, próprios da moda, colabora na construção do que pode ser um novo ideal de beleza para o rosto feminino, uma nova referência visual, que constrói um rosto apto para transfigurar-se, mas também para ser contemplado em sintonia com a roupa e os adereços, como uma unidade, uma paisagem, sem deixar de revelar a sensualidade feminina. A relevância desta pesquisa está na especificidade da metodologia de pesquisa, que se vale de imagens disseminadas pelas mídias para tratar da beleza do rosto feminino, bem como pela possibilidade de exibir aspectos para a beleza do rosto feminino pertinentes à contemporaneidade.
- DissertaçãoA cineliteratura como comunicação literária e audiovisual: Lispector e Dourado sob o olhar de Suzana Amaral(2010) Alvarenga, João Batista; 1962-A pesquisa que resultou nesta dissertação teve como objetivo desenvolver investigações sobre a transposição da linguagem escrita para a linguagem do audiovisual, centradas nas obras literárias: “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector e “Uma Vida em Segredo”, de Autran Dourado, adaptadas para o cinema pela cineasta Suzana Amaral. A análise comparativa acentuou a importância do livro como ferramenta dos media e o papel da cineliteratura como instrumento de difusão de obras clássicas da literatura como cultura de massa operada pelo Cinema. Ao abordar os pontos convergentes e divergentes entre duas personagens genuinamente brasileiras, buscou-se estudar aspectos ligados às características intrínsecas das personagens centrais das duas obras: Macabéa, de “A Hora da Estrela”, e Prima Biela, de “Uma vida em segredo”. Forçoso voltar também atenção especial para a problemática da dificuldade de comunicação, situação que se faz presente em ambas as personagens. Atentouse para as devidas distâncias – tempo e espaço –, visto a personagem de Lispector ser nordestina (embora ela afirme, inoricamente, numa das passagens do romance: “sou nortista, porque baiano é macumbeiro”), enquanto a de Dourado, mineira, em todos os sentidos de “ser” e “estar” neste mundo. Assim, esta abordagem analisou os enfoques regionais, tanto do jeito nordestino e perdido de ser de Macabéa e da mineirice de Prima Biela, observando aspectos curiosos: se nelas teriam ocorrido ou não as trocas culturais. Acrescentando ainda as rejeições que as duas personagens teriam sentido, em sua pele, no novo habitat ao qual tentaram pertencer, visto que migração e desenraizamento são a marca preponderante dos romances modernistas, onde o indivíduo é diluído na nova sociedade, havendo uma despersonalização do migrante.
- DissertaçãoA comunicação ambiental como estratégia organizacional: um estudo da aplicabilidade da norma NBR ISO 14063:2009(2015) Oliveira, Carlos Roberto deEsta pesquisa visa estudar se a gestão ambiental no campo da comunicação organizacional interna é possível. Busca identificar as várias ferramentas de comunicação interna utilizadas por uma empresa que mantém um sistema de gestão ambiental certificado e compará-las com as abordagens apresentadas na norma sobre comunicação ambiental da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, NBR ISO 14063:2009. Assim, analisa se o planejamento e a operacionalização destacados na norma são factíveis. A pesquisa destaca os temas: comunicação organizacional interna e as questões ambientais e os considera como relevantes e emergentes, enquadrando-se na linha de pesquisa Mídia e Práticas Socioculturais do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Como metodologia, este trabalho utiliza a pesquisa bibliográfica na apresentação das questões ambientais e da Educação Ambiental, tendo o autor Marcos Reigota como referência teórica. Utiliza a mesma metodologia no estudo da norma, no estudo do histórico e do papel de destaque da comunicação organizacional e interna, baseados principalmente nos autores Paulo Nassar, Margarida Kunsch e Marlene Marchiori, assim como, no estudo da evolução da comunicação ambiental nas organizações, com a contribuição do autor Vilmar Berna. No sexto capítulo, traz um estudo de caso para descrever as práticas de comunicação ambiental interna da empresa Flextronics, unidade de Sorocaba. No capítulo seguinte, faz uma análise comparativa entre as práticas identificadas no caso estudado e as propostas pela norma, concluindo sobre a sua aplicabilidade prática a fim de ratificar a hipótese. Espera-se com a pesquisa oferecer a oportunidade do conhecimento e entendimento da norma de comunicação ambiental e sua aplicabilidade e, com isso, auxiliar as organizações na busca de um bom planejamento e execução do seu processo interno de comunicação ambiental.
- DissertaçãoA comunicação e as transformações culturais do amor: o fenômeno do one true paring na comunidade Nyah! Fanfiction(2018) Santos, Andre Luis dosA pesquisa tem como tema o potencial de sentidos gerado pelas comunidades de fãs na internet. Em que medida as histórias da comunidade Nyah! Fanfiction, que contemplam relações amorosas, revelam transformações do amor e como tal comunidade e essas histórias podem contribuir para a efetivação de tais transformações? é a questão norteadora. Sendo assim, a pesquisa objetiva compreender como as produções de comunidades fãs podem contribuir para a transformações de concepções de amor e de relacionamentos amorosos, bem como, de modo específico, objetiva explicitar como se dá o processo de produção e de interação dos usuários nessa comunidade; delinear categorias de análise para as histórias, a partir dessas mesmas histórias selecionadas, que envolvem relacionamentos amorosos; explicitar o conceito de comunidade de inquirição; tratar das modalidades de amor; discutir as transformações do amor na contemporaneidade e, por fim, avaliar em que medida essa comunidade pode ser caracterizada como uma comunidade de inquirição. Para tanto, toma como corpus, histórias classificadas como romances, pela comunidade Nyah! Fanfiction, que são categorizadas e analisadas, via análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2009). As análises seguem com reflexões envolvendo o conceito de comunidade de inquirição, atada ao pragmaticismo proposto pelo lógico Charles Sanders Peirce, bem como sobre as transformações da intimidade na contemporaneidade, com Giddens (1993, 2002). A partir das análises, concluiu-se que diferentes modalidades de amor se mesclam dentro das histórias, com predominância de conceitos do amor romântico como o casamento e o olhar para o futuro, e do amor apaixonado como o ciúme e a atração sexual. Nas mensagens deixadas pelos leitores nas obras, emergem interpretantes relacionados às três categorias da cognição delineadas por Peirce, de forma que a produção de Fan Fiction em comunidade encerra em si as possibilidades de transformações de crenças, concepções e hábitos, relativos ao amor, operadas pela comunidade, tanto pelos seus processos de interação como pelos seus produtos. A reflexão sobre essas possibilidades constitui a importância dessa pesquisa.
- DissertaçãoA comunicação e as trocas culturais mediadas pelo Reiki com o paciente em coma(2013) Mimura, Verusk ArrudaA comunicação é interação e troca entre pessoas, e só se torna efetiva quando produz mudanças no outro. O processo de comunicação está intrinsecamente relacionado à cultura dos sujeitos envolvidos. O Reiki, objeto de estudo deste trabalho, representa uma prática cultural e uma possibilidade de comunicação, entendida como construção de vínculos. O objetivo deste estudo foi identificar indícios prováveis do processo de comunicação com o paciente em coma induzido, durante a aplicação das sessões de Reiki, por meio da leitura e interpretação de possíveis alterações da frequência cardíaca, do percentual de saturação de oxigênio no sangue e de sinais subjetivos emitidos pelo corpo por meio das expressões faciais e corporais. Para análise dos resultados, utilizamos os códigos hipolinguísticos, segundo Bystrina (1994), e os princípios ambiência, vinculação e projetividade, considerados por Pross (1972) e Kamper (1972). A amostra se constituiu de um paciente com 51 anos de idade, sexo masculino internado na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. O paciente selecionado apresentava quadro clínico de coma induzido, com pontuação de R4/R5, mensurado pela Escala de Sedação de Ramsay. O paciente foi submetido a uma sessão de Reiki diária, totalizando-se cinco sessões administradas em horários que não coincidiram com o horário de visita. Foram observadas alterações na frequência cardíaca, percentual de saturação de oxigênio e expressão facial do paciente após as sessões administradas. Existem poucos estudos hospitalares acerca da aplicação do Reiki no Brasil e, nesse sentido, nosso achado poderá vir a contribuir com a necessidade de continuarmos as pesquisas acerca do Reiki como processo de comunicação, além de outros benefícios ao indivíduo que o recebe. Acreditamos que, após nosso estudo, abram-se caminhos para a aplicação do Reiki nos pacientes hospitalizados, independente de sua patologia.
- DissertaçãoA comunicação humana: uma análise a partir da teoria evolucionista de Charles Darwin(2010) Pivetta, Suzana MartelliniAs espécies evoluem, num tempo e espaço que possibilitam a sua observação histórica. E a comunicação, assim como seus meios, segue a mesma lógica de transformação. O conhecimento vai então esculpindo a verdade das coisas, e a universalidade e interdependência da vida vão se firmando, alterando os instintos & consequentemente as culturas e suas expressões, entre elas a comunicação. Em nossa pesquisa, procuramos fazer uma ligação da teoria evolucionista de Charles Darwin, e seus conceitos, com a história da comunicação humana. À capacidade cognitiva humana se prova diferente em relação aos demais animais, isso lhe possibilita uma apreensão e compreensão do mundo de forma diferenciada. Essa forma de pensar só foi fator diferencial porque foi comunicada, ou seja, transferida. Mas quais foram os fatores que levaram o homem a se comunicar?A idéia que surge, a partir da observação, é a de que o principio vital da vida é a própria vida, ou seja, mantê-la. Isso resulta em uma série de ações que podem ser incorporadas através de dois instintos: o territorial e o afetivo, que foram decisivos e nortearam todas as ações humanas, inclusive as relacionadas às formas de comunicação. O corpus teórico de nosso estudo é composto, principalmente, por Charles Darwin, Theodosius Dobzhansky, Teilhard de Chardin, Tzvetan Todorov, Lev Semyonovich Vygotsky, Aleksandr Romanovich Luria e Jean Piaget. O método que adotamos durante o decorrer de nossa pesquisa foi o da hermenêutica de seus textos, seguida da análise comparativa dos textos selecionados.
- DissertaçãoA comunicação intercultural na internacionalização de empresas brasileiras na China(2013) Peres, Sérgio de Almeida CidA presente pesquisa tem como objetivo principal compreender como se dão as trocas da cultura empresarial contemporânea entre oriente e ocidente especificamente, entre Brasil e China tendo como base o caso de uma empresa. Nossa pesquisa, por utilizar uma empresa concreta e atuante no mercado, fica impedida de citar sua razão social ou nome fantasia, em sendo assim, optamos por nomeá-la empresa Alpha. A atenção dedicada à China neste trabalho se justifica pela relevância estratégica deste mercado dentro do contexto mundial. A China é hoje o maior mercado do mundo e, também, o principal parceiro do Brasil nas transações internacionais. Estar presente neste mercado é questão de sobrevivência para as empresas brasileiras. Mas, instalar-se na China, requer uma preparação envolvendo diversos aspectos que garantirão o sucesso, ou ao contrário, perdas de grande monta em função desse desconhecimento. Obter sucesso nos negócios e no relacionamento com os chineses passa, necessariamente, por conseguir se comunicar e também compreender a dinâmica da cultura local em sua confluência com os novos tempos e exigências, visto que no processo de comunicação temos as trocas culturais. Também focalizamos a China como país receptor das empresas devido ao baixo custo de produção, um mercado quase inexplorado por estas e com milhões de potenciais consumidores. Os objetivos específicos relacionam-se do porque muitos empreendimentos correm o risco de falhar, quando procuram se expandir através das fronteiras culturais, e por que motivo muitos funcionários expatriados desistem do programa de transferência para a China. A metodologia utilizada para a elaboração da pesquisa será a qualitativa, através de intensa pesquisa bibliográfica para o enriquecimento do trabalho e, quantitativa através de entrevistas com executivos com experiência no mercado da China.
- DissertaçãoA comunicação interna e a estratégia corporativa: um estudo da organização General Motors no Brasil(2010) Camolesi, Fabiana Pereira de MoraesO estudo apresenta a comunicação interna na organização e oferece contribuições para a aplicabilidade de suas ferramentas no segmento automotivo, tomando como foco a prática na organização General Motors do Brasil. Explicitamos inicialmente as ações que as organizações adotam diante do mercado globalizado. Com o propósito de identificar a relevância da comunicação interna nas metas e projetos é objetivado responder como a comunicação interna poderia ser estratégica no momento de competir. Para tanto, tratamos de conceitos de comunicação organizacional, estratégia corporativa, bem como o estudo de uma organização para certamente fundamentar o objetivo da referida pesquisa. As referências em comunicação e administração, utilizadas para os estudos sobre a comunicação interna na organização, mostraram que pesquisas nesta área crescem velozmente, e os departamentos que compõem essa estrutura da comunicação, trabalham cada vez mais na sistematização do processo, para que as informações sejam elaboradas e repassadas aos contatos internos e externos, com sua devida qualidade e veracidade. A pesquisa foi dividida em três capítulos, sendo apresentado no primeiro, A Comunicação e a Organização, como se relaciona à administração com a comunicação e o papel que desempenham os setores a ela ligados, o setor e/ou Departamento de Recursos Humanos, por exemplo. Para tanto, foram essenciais as contribuições de autores como Paulo Nassar, Gaudêncio Torquato, Margarida Kunsch, Marlene Marchiori entre outros e encaminho para o próximo capítulo, abordando, nessa passagem. O segundo capítulo, A Estratégia Corporativa, contextualiza a economia mundial do pós-guerra ao período atual, reconhecido como Globalização, com o auxílio de autores como José Vesentini, David Harvey, Pankaj Ghemawat. As práticas da organização globalizada são analisadas no terceiro capítulo, a partir do estudo da organização General Motors do Brasil. Aqui foi possível alinhavar a teoria dos capítulos anteriores, com a prática da corporação escolhida utilizando autores como David Hampton, Marina Marconi, dados do LIMC/USP, Antonio Maximiano e Alfred Sloan. Esclarecemos que, em alguns momentos, a descrição foi necessária para demonstrar com maior clareza como a comunicação interna da GMB opera e quais os suportes utilizados para atingir os objetivos e metas propostas. O estudo considera, portanto, as mudanças ocorridas no mercado global e a quantidade de ferramentas criadas na divulgação das informações e enfatiza a adoção e revisão de técnicas a todo instante, tendo em vista o melhor procedimento. Já com relação à comunicação interna, para se tornar corporativa e estratégica, é preciso reunir as idéias das estruturas da organização na elaboração da informação e, principalmente, contar com o apoio da alta direção que, empenhada diante dos acontecimentos, planos e ações participaria nas decisões que a organização precisa adotar diante das imprevisibilidades econômicas mundiais.
- DissertaçãoA comunicação na pós-modernidade: tensões e metamorfoses da subjetividade(2011) Costa, Antonio Paulo SilvaEsta pesquisa tem como escopo esclarecer algumas questões relacionadas à pós-modernidade e ao pós-modernismo, num momento de grande explosão discursiva, pois muitos são os desafios do homem contemporâneo em adaptar-se a tempos tão movediços. A influência dos meios de comunicação, instrumentalizados pelo poder econômico, causa “ruídos” nos processos de subjetivação, que consequentemente provocam tensões e metamorfoses na subjetividade, no ato de impor, suprimir, ditar discursos em todos os níveis de representações sociais. Esta pesquisa trará a luz essa situação de pseudo sujeito e da perversa vontade de sujeição que o homem pós-moderno tem ao necessitar pertencer a um grupo social e sentindo nesse contexto paradoxal, a angústia de “equalizar” melhor suas percepções acerca daquilo que lhe é pertinente ou não, porém de forma mais autônoma. Mas como há um corrente processo de reificação da subjetividade mais assoberbado nos dias de hoje, o homem hodierno está tendo sérias dificuldades em estabelecer metas e limites. No entanto existem núcleos de micro-políticas que tentam se firmar, tirando a velocidade desse período, que aturde a todos nós. Tais políticas, talvez “desfibrilantes”, sejam no momento uma alternativa viável para que possamos sair do vórtice das imposições mercadológicas que nos prostram, sem ao menos termos forças para pensarmos de forma crítica e podermos então gozarmos, enfim, de um momentâneo alívio das tensões na busca de uma existência mais autônoma.
- DissertaçãoA comunicação poética na propaganda: cultura de vida e morte(2011) Dória, Teresa de Fátima NavarroEsta dissertação resulta de uma pesquisa realizada por estudos interdependentes que consistem em analisar o processo de semiose que conduz a tessitura dos signos em spots publicitários voltados à captação de órgãos e tecidos, em seus aspectos poéticos, entendendo-se que se trata de um texto hibrido da comunicação e da cultura, no qual operam mecanismos de linguagem, com os quais se pretende alcançar o público-alvo. Para isto, emprega-se como metodologia a exploração semântica, sintática e pragmática do signo poético. Procura-se conceber, também, o corpo como parte fundamental do processo de produção de imagens poéticas, reconhecido como um texto da cultura, que se origina, sobretudo, da consciência da morte, outro ponto central da discussão. Optou-se por uma pesquisa dialógica, na qual figura um elenco de autores, dentre os quais se destacam: Bartello, Carrascoza, Eagleton, Eco, Flusser, Lotman, Marcondes Filho, McCombs, Morin, Pignatari, Santaella, Silva, Valverde, Yanoye, entre outros.
- DissertaçãoA construção de significados entre telas no filme "Time code"(2021) Cunha, João Paulo de Carvalho dos Reis eO tema da pesquisa é o processo de produção de significados em filmes com múltiplas telas. Como se dá a interpretação de um filme com múltiplas telas, que rompe com a montagem linear temporal do cinema tradicional e pressupõe a participação do espectador em outra montagem construída com o movimento livre do olhar para as imagens simultâneas da tela? é a pergunta norteadora. Assim, o objetivo geral é contribuir para a compreensão da geração de significados em filmes com múltiplas telas, que requer os seguintes objetivos específicos: identificar as transformações da linguagem cinematográfica em relação à montagem, na passagem do cinema clássico ao moderno; explicitar a taxonomia de imagens cinematográficas proposta por Deleuze; explicitar o conceito de montagem espacial na perspectiva de Manovich; articular a taxonomia deleuzeana ao conceito de montagem espacial e inventariar os efeitos gerados por montagens possíveis. Para tanto, será realizada análise do filme “Time Code” (2000) a partir da taxonomia proposta por Deleuze, que consta em “Cinema 1 - A imagem-movimento” (1985) e “Cinema 2 - A imagem-tempo” (1990), bem como o conceito de montagem espacial de Manovich (2001). Esta pesquisa é relevante por tratar da geração de significados de um filme enfatizando especificidades das imagens como geradoras do pensamento e também com potencial para guiar o processo de seleção de cenas entre múltiplas telas. Com isso a análise fílmica pode ir além das análises guiadas por pressupostos formalistas.
- DissertaçãoA contribuição do Twitter na transformação do jornalista em celebridade(2018) Lima, Theillyson de RoccoEsta pesquisa tem como tema o estudo de jornalistas de grandes veículos de comunicação na rede social Twitter. O modelo de comunicação horizontal tem transformado o jornalismo e o papel do jornalista, que se tornou mobilizador de audiência na web. Diante disso, partimos do seguinte problema: o Twitter é uma ferramenta que contribui na transformação do jornalista numa celebridade? É cada vez mais comum o jornalista enquanto figura pública usar as redes sociais para retratar seu cotidiano, como acordar, dormir, almoçar. Os jornalistas conseguem alcançar níveis altos de interação com seus seguidores por meio de seus perfis em redes sociais, atraindo fãs, que não se preocupam exclusivamente com o que é produzido jornalisticamente, mas também com quem é a pessoa fora do trabalho e com o que ocorre nos bastidores da produção jornalística. O objetivo geral desta pesquisa é analisar se há uma transformação do jornalista em uma celebridade midiática. Os objetivos específicos são: discutir o jornalismo e as suas relações com redes sociais, especificamente o Twitter; delinear o contexto sociocultural no qual o jornalista se torna uma celebridade e o jornalismo um produto de entretenimento e consumo midiático; discutir o papel do jornalista nas redes sociais e no jornalismo de maneira geral diante das transformações tecnológicas. Como referencial teórico utilizou-se os conceitos trabalhados por Raquel Recuero sobre redes sociais, Twitter e jornalismo online, para tratar sobre as mudanças na sociedade e no jornalismo utilizaremos Ciro Marcondes Filho. Trabalhamos com os conceitos de vida privada e vida pública, de Sennet e de espetáculo e celebridade, com Guy Debord e Paula Sibilia. Como metodologia foi realizada uma análise de conteúdo e observação sistemática de tweets dos 10 jornalistas brasileiros com mais seguidores no Twitter, no período de tempo de três meses, compreendido entre agosto e outubro de 2017.
- DissertaçãoA criação de sistema comunicativo diferenciado para minorias em instituição bancária(2008) Medeiros, Marcelo Sewaibryke deA forma com que os maiores bancos de varejo no Brasil se relacionam com alguns segmentos e nichos de mercado, como o constituído pelos homossexuais, chama a atenção em função de haver a possibilidade de se estar alterando a relação de distanciamento até então estabelecida. Situações como a constante preocupação dos bancos com a preservação de suas marcas e da manutenção do status quo, para assegurar o bom relacionamento com seus clientes e acionistas, dificulta sua aproximação com segmentos que se configuram em importantes fontes de novos negócios e lucros. Ao mesmo tempo em que se vê o contínuo crescimento do mercado formado pelos homossexuais, apontados por diversas fontes de pesquisas não oficiais e, inclusive pela mídia, percebem-se alguns movimentos isolados por parte de sólidas e tradicionais instituições bancárias, que buscam aproximar-se do mercado gay para melhor entendê-lo e explorá-lo. Procurou-se responder a todas as questões levantadas pela presente pesquisa por meio da utilização do método de pesquisa empírica, com estudo exploratório de casos múltiplos, utilizando-se a abordagem de segmentação de mercado por meio do modelo psicográfico. Então, a partir dos dados levantados, pergunta-se: seria possível o apontamento de um erro de posicionamento estratégico por parte dos bancos de varejo brasileiro? Entre as propostas desta pesquisa, inclui-se a confirmação da existência, ou não, de um cisma no atual paradigma desse relacionamento. Entender se ele está em processo de ruptura, auxiliado por ações isoladas que ocorrem em países como os Estados Unidos da América e alguns outros da Europa, poderá levar à propositura de uma nova forma de abordagem desses bancos, objetivando-se uma melhoria significativa na atual forma de relacionamento com o nicho de mercado composto pelos homossexuais. De forma geral, acredita-se que o banco que for mais bem-sucedido nessa missão, conseguirá se fixar como o pioneiro no Brasil e cooptará uma grande parcela desse importante nicho mercadológico
- DissertaçãoA ecologia da comunicação católica: do sermão à missa de televisão(2017) Amaral, Luiz Guilherme LeiteEste trabalho tem como tema os processos comunicacionais que envolvem o ritual da missa católica, especialmente para a missa televisiva. A questão que norteia o trabalho busca investigar quais são as diferenças e similitudes entre a missa presencial e televisiva. Sendo assim, a hipótese é a de ser a missa uma mídia, no sentido de um elemento da e para a cultura e um catalizador do processo comunicacional em sua complexidade. O objetivo geral é pensar os processos comunicacionais da missa televisiva sob o escopo as Teorias das Mídias e da Ecologia da Comunicação. Como corpus, elegemos as atas do Concílio Vaticano II da Igreja Católica no tocante aos rituais da missa presencial e televisiva. A metodologia consiste em pesquisas bibliográficas e observatórias a fim de se verificar a aplicação das normas de tais atas nas missas presencial e televisiva e a comparação entre ambas. Conclui-se que a missa televisiva não é apenas técnica/tecnologia, mas um conjunto organizado de situações e rituais preparados para atingir um fim específico, a saber, oferecer ao fiel católico possibilidades de assistir a missa sem o deslocamento espacial com a mesma validação do presencial. A pesquisa indica possíveis alterações e atualizações decorrentes do uso das mídias na vivência do fiel católico.
- Dissertação"A escrita da luz": um olhar para o processo comunicativo em fotografias de Angelo Pastorello(2009) Silva Neto, José Ferreira daEsta pesquisa tem o propósito de refletir sobre a fotografia enquanto linguagem. Decorrem daí os objetivos específicos: a) explicitar aspectos do papel da luz na linguagem fotográfica; b) rever o papel das técnicas de produção de imagens como balizadoras da leitura de imagens fotográficas; c) enfatizar a potencialização de aspectos qualitativos em imagens fotográficas por meio da análise de fotografias de Angelo Pastorello, advindos do efeito de técnicas e dos efeitos da luz prioriza e d) identificar a predominância das imagens selecionadas como ícones em detrimento dos índices ou símbolos. A presença da luz na potencialização dos efeitos qualitativos das imagens desse fotógrafo foi a hipótese aventada. Daí, percorrer o trajeto da luz nas fotografias escolhidas foi a estratégia dessa leitura que teve na teoria semiótica de Charles Sanders Peirce o suporte metodológico para a análise do objeto de estudo. Tal teoria, articulada com ideias de teóricos da fotografia – Philippe Dubois, Roland Barthes, Vilem Flusser –, de autores estudiosos da imagem – Jacques Aumont, Boris Kossoy – bem como, atrelada ao signo estético de Charles Sanders Peirce na voz de Lucia Santaella, permitiu que trilhássemos o caminho revelador do esmaecimento do vínculo entre fotografia e o real e, consequentemente, a proeminência do caráter estético, que a coloca na esfera do sensível, da originalidade, do acaso, da possibilidade e da qualidade.
- DissertaçãoA ética e a verdade representadas nos vídeos sobre o metaverso presentes no YouTube(2024) Paiffer, Maikson Junior de OliveiraO Grupo de Pesquisa em Educação Superior Tecnologia e Inovação (GPESTI), do Programa de Pós-graduação em Educação, e o Grupo de Pesquisa Linguagens das Mídias na Educação (GPLME), do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura PPGCC, ambos da Universidade de Sorocaba (UNISO), discutiram, ao longo de 2023, como a ética e a verdade têm sido abordadas nas redes sociais. Essa discussão faz parte do projeto de pesquisa Projeto InternÉtica de I+D+i, subvencionado pelo MCINN espanhol (PID 2019-104689RB-I00) e o Projeto Internética_brasil, aprovado pelo CEP, com o parecer número: 5.408.576, em 14 de maio de 2022. A participação nas discussões do grupo levou-me a definir o tema e os procedimentos metodológicos da pesquisa que apresento aqui. Esta pesquisa aborda como a ética e a verdade são representadas nos vídeos presentes no YouTube. O Metaverso foi elencado como recorte deste estudo para compor as análises. As facilidades de acesso à informação e as produções digitais, podem gerar consequências negativas, plurais ou singulares para a sociedade, especialmente quando não há, no conteúdo, a devida consideração com a ética e a verdade. Diante desse contexto, surge a pergunta que esta pesquisa busca responder: como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube? O objetivo geral buscou compreender como a ética e a verdade são abordadas nos vídeos sobre o Metaverso presentes no YouTube. O Referencial Teórico é apresentado: a origem e o conceito de Metaverso, segundo Longo e Tavares (2022), Anderson e Rainie (2022) e Ullman (2023); o novo ecossistema, discutindo especialmente, a visão de um mundo que integra as novas tecnologias, como um novo ecossistema, segundo Di Felice (2020), Castells (2000); as questões relacionadas às gerações e à tecnologia, segundo Zanieli, Caldeira e Fonseca (2022), Huelsen (2017), Cavalcante Filho e Francisco (2022); a verdade, na visão de Moscovici (2010), e pós-verdade para Santaella (2018); e a ética, a partir de Vásquez (2010), Cortina e Martínez (2005). Os resultados destacam as pluralidades das representações e percepções sobre ética e verdade no contexto do Metaverso, proporcionando uma compreensão aprofundada desse cenário digital. A relevância deste estudo se dá a sua originalidade sem precedentes. Ao ser pioneira, essa abordagem contribuirá significativamente para uma compreensão mais abrangente desse novo universo virtual. Proporcionará conhecimentos relevantes sobre as percepções, representações e interações dos produtores de conteúdo no YouTube em relação ao Metaverso no ambiente digital das redes sociais, preenchendo uma lacuna significativa na compreensão desse universo virtual.
- DissertaçãoA família homoafetiva nos livros infantis e o livro ilustrado: por uma comunicação poética(2016) Tranquilin, MarinaEsta pesquisa tem como tema a comunicação poética do livro ilustrado e a representação da família homoafetiva nos livros infantis. Como ponto de partida, questiona-se: como é criada a representação/construção da temática da família homoafetiva, hoje? Seriam o livro ilustrado e sua construção poética um caminho possível para a abordagem desta temática, que necessita de mais visibilidade? Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar as possibilidades comunicacionais poéticas do livro ilustrado e a representação da temática da família homoafetiva nos livros infantis nacionais. Os objetivos específicos são: construir um panorama sobre a história do livro ilustrado; explorar e analisar a construção da temática da família homoafetiva em narrativas de livros infantis; problematizar a comunicação poética encontrada nos livros ilustrados como forma de abordagem complexa e sensível para se representar a família homoafetiva. Dessa forma, a pesquisa se faz principalmente sob a base teórica de Sophie Van der Linden (2011), para entender a história do livro ilustrado; Roman Jakobson (1969), Octavio Paz (1996), Nelson Brissac Peixoto (1993), Samira Chalhub (2005), e Iuri Lotman (1978) e Míriam Cristina Carlos Silva (2012), para a comunicação poética; Massaud Moises (2006), para a análise de narrativas (2005); e Vilém Flusser (2013), para o conceito de comunicação. Ressalta-se que outros autores complementam dialogicamente esta discussão teórica. Como metodologia, optou-se por uma pesquisa exploratória sobre os livros infantis brasileiros que abordam a temática da família homoafetiva, chegando-se a Olívia tem dois papais e Meus dois pais; além disso, apresenta-se um panorama descritivo do livro ilustrado e, por último, exploram-se, a partir da análise da narrativa dos livros Eu tenho duas mães e Papai e eu, às vezes, diferentes possibilidades de mediação e interpretação, ao diferenciar o livro poético do livro infantil de caráter informativo. O estudo é concluído com uma breve reflexão sobre a possibilidade de abordagem da família homoafetiva através do signo poético como forma complexa e sensível de representação e reconfiguração do mundo.
- DissertaçãoA Fórmula 1 e as teorias da comunicação: transformações culturais(2012) Giavoni, Lucas Augusto Costa PintoEsta pesquisa tem como objetivo analisar, à luz das teorias da comunicação, as transformações culturais ocorridas na Fórmula 1, principal categoria do esporte a motor mundial, por sua associação com as indústrias da mídia, partindo do pressuposto de Thompson de que os meios de comunicação de massa não apenas financiam e difundem formas culturais, mas também os transformam. Optou-se metodologicamente por dividir o trabalho em dois estágios. Em um primeiro momento, iremos verificar a associação de uma das invenções com maior impacto social do século XX, o automóvel, com a prática esportiva, fazendo nascer assim o automobilismo, que é dotado de vários desafios, uma vez que é composto pelo atleta e seu equipamento. Deste modo, poderemos entender o significado simbólico desta modalidade, destacando diferenças e semelhanças dos dois berços de competição: Europa e Estados Unidos, por meio de análise cultural sócio-histórica, também baseada em Thompson. Em um segundo momento, analisaremos a associação do automobilismo – sobretudo a Fórmula 1 - com a mídia, no que poderemos verificar as transformações ideológicas, no sentido de aproximação com o conceito de Indústria Cultural, de Adorno/Horkheimer, e as necessidades de extensão que o automobilismo demanda, de acordo com as propostas de McLuhan. Diante de tão poucos trabalhos específicos, procura-se intensificar o esporte a motor como objeto de estudo nas pesquisas científicas aplicadas à comunicação: a Fórmula 1, considerada a mais importante categoria, envolve diversos aspectos exploráveis nas questões midiáticas, comunicacionais e culturais em suas especificidades discursivas.
- DissertaçãoA gênese da Universidade de Sorocaba: um resgate fotográfico(2009) Duarte, Fernando Celso NegrãoA nossa pesquisa tem por objetivo refletir a fotografia enquanto objeto de comunicação e sua capacidade de registro e representação histórica de fatos que marcaram os primórdios da Fundação Dom Aguirre e da Universidade de Sorocaba. Na introdução, procura-se trazer um breve relato sobre a fotografia, ressaltando sua função de recorte e de registro de fragmentos históricos da sociedade. Partindo-se da hipótese de que "a fotografia é tomada como ampliação do olhar do pesquisador", conforme afirma Boas, busca-se resgatar a história através de material fotográfico. E apoiados em Deleuze, podemos afirmar que a imagem não precisaria da linguagem verbal; o texto, assim, acaba, por vezes, redundante, por ser próprio da fotografia a linguagem visual/imagética.
- DissertaçãoA governança corporativa como elemento da formação da cultura organizacional e seus impactos na transformação da sociedade: uma visão ética(2018) Buriel Junior, LuizEste trabalho trata da comunicação organizacional como um processo regulatório em que se compreende a responsabilidade com os elementos influenciadores dentro de um esquema corporativo. A criação de sistemas financeiros que ampliam as formas de como o capital é movimentado, bem como de obtenção de lucro, faz com que práticas que exijam transparência e padrão sejam adotadas, em primeiro lugar por grandes empresas e, consequentemente, por todas as outras que estão abaixo destas em termos estruturais. Objetiva-se, nesta pesquisa, compreender o modo como uma Governança corporativa pode tornar claras as relações entre todos os que estão afetados por corporações. Para tanto, empreende-se uma análise do cenário macroeconômico à luz dos dados obtidos junto aos órgãos governamentais e outros agentes da sociedade civil, responsáveis pela difusão de informações e controle do mercado de capitais. Em uma perspectiva teórica, foi feita uma revisão bibliográfica de temas relativos à comunicação organizacional, mercado de capitais e Governança Corporativa, na busca de convergências quanto à necessidade de uma Governança que torne claras as relações entre todos os que são afetados por corporações. Conclui-se que o alinhamento comunicacional, uma das partes da Governança Corporativa, apesar de não ser aplicado no cenário nacional, com a proficiência que lhe é exigida, mostra que existe potencial para se tornar um dos elementos fundamentais na estruturação de corporações. Este trabalho torna-se relevante, à medida que aponta a necessidade de adoção de práticas de gestão transparentes, em relação ao mercado, aos investidores e à sociedade.