Medicina Veterinária
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Medicina Veterinária por Orientador "Sanchez, Paulo José"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Artigo / TCCMétodos de diagnóstico para a Síndrome de Wobbler em pacientes veterinários: revisão bibliográfica(2022) Cardoso, Leticia Domingos Cardoso deSíndrome de wobbler é definido pela compressão medular causada pelo estreitamento no canal vertebral, enfermidade que afeta tanto caninos como equinos. Os pacientes sofrem com sinais neurológicos como ataxia, incoordenação motora, tendo um maior comprometimento nos membros posteriores, pois ocorre um estreitamento do canal vertebral entre C1 e T1 causando a estenose medular. Dependendo da sua causa, é possível prevenir a patologia por exemplo a suplementação adequada, além dos métodos para o diagnostico efetivo da afecção pela imagem radiográfica, mielográfica (porém as duas podem dar falsos resultados), TC e RM. Foi notado nas pesquisas que o melhor método é mensurar o diâmetro do canal. O objetivo do trabalho é auxiliar no diagnóstico, já que não é conhecido sinal patognomônico da síndrome que daria certeza do diagnóstico no início do atendimento clinico.
- Artigo / TCCSarcoma histiocítico disseminado em cães: revisão(2022) Biazotto, AlineA presente revisão tem como objetivo descrever detalhadamente sobre o sarcoma histiocítico disseminado em cães. O sarcoma histiocítico disseminado é uma neoplasia de células redondas rara, agressiva, multissistêmica, determinada pela presença de diversas massas tumorais localizadas em variados órgãos. Em sítios primários, afeta principalmente, pulmões, subcutâneo, medula óssea, em outros sítios, acomete linfonodos, fígado e demais órgãos também podem ser atingidos. Os tumores costumam a aparecer nas articulações, peri-articulações ou pele de animais com raças predispostas, como Boiadeiro de Berna. Como é um neoplasma maligno de alta disseminação, rapidamente ocorre metástase para os demais órgãos, com sinais clínicos frequentemente ligados ao local acometido. Seu diagnóstico é realizado através de exames histopatológicos, visualizando-se histiócitos atípicos, células gigantes multinucleadas e mitoses atípicas. Na imuno-histoquímica, os principais marcadores são CD18 e CD45. O tratamento varia de quimioterapia e excisão da massa tumoral a amputação do membro afetado. O prognóstico da enfermidade é reservado, pois os pacientes vêm a óbito rapidamente após o diagnóstico, devido à sua gravidade e rápida disseminação. Conclui-se que os exames histopatológicos e de imunohistoquímica são de grande valia para o diagnóstico definitivo da doença, possibilitando o aumento da sobrevida do animal.
- Artigo / TCCSolução de proteína autóloga no tratamento da osteoartrite em cavalo atleta: revisão bibliográfica(2022) Ferrareze, Bernardo da SilvaNo segmento equestre existem diversas modalidades esportivas na qual o cavalo é submetido a desempenhar sua performance atlética ao seu mais alto nível. O cavalo atleta se destaca pela sua capacidade de executar diversos movimentos que não são naturais de sua espécie, sendo submetido a intensos protocolos de treinamento com o objetivo de melhorar o desempenho físico. Devido a exposição destes animais aos rigorosos treinamentos diários e às competições durante os anos, desenvolvem inúmeras lesões, entre elas uma das mais comuns, a osteoartrite, que acomete principalmente os cavalos de esporte, favorecendo o encurtamento da vida atlética destes indivíduos. Este trabalho discorrerá sobre uma das terapias articulares utilizadas no tratamento das doenças degenerativas (osteoartrite) em equinos através do uso de solução de proteína autóloga (Prostride®), demostrando o modo de obtenção, o preparo e a sua eficácia.
- Artigo / TCCUso da colonoscopia e endoscopia no diagnóstico da gastroenterite linfoplasmocitária: relato de caso(2022) Degásperi, Joyce; Blaitt, Regina Maria N. A. Blaitt; Santos, Isaac Ricardo dosRelato de caso de uma paciente canina, da raça boxer, 3 anos, fêmea, na clínica veterinária Animale em São Roque, com queixas de êmese, hematoquezia, anorexia e perda de peso, que após realização de exames, foi diagnosticada com gastroenterite linfoplasmocitária. Tal patologia refere-se a uma inflamação causada por células inflamatórias (linfócitos, plasmócitos e neutrófilos) na lâmina própria da mucosa gástrica, classificada como aguda ou crônica devido a reações imunológicas e inflamatórias provocadas por antígenos, microrganismos e alimentos. Ela pode atingir desde o estômago até o intestino delgado e grosso, podendo também ser focal, multifocal ou difusa, dependendo da duração e persistência dos sinais clínicos, a maioria deles vômitos, algia abdominal e subsequente anorexia, desidratação e debilidade dos animais. O principal diagnóstico da gastrite linfoplasmocitária é feito através da endoscopia, colonoscopia e biópsia seguindo de avaliação histopatológica. O tratamento baseia-se em uma dieta pobre em fibras e gorduras podendo ser associada ou não a corticosteroides e antibióticos
- Artigo / TCCUso de aleitamento artificial com sucedâneo lácteo no desempenho de bezerras leiteiras: revisão de literatura(2022) Fraga, Bruna Saraiva; Custódio, Fábio André Ferreira; Mouskosfk, SabrinaPara a obtenção de bezerras saudáveis é necessário o fornecimento de colostro de qualidade, que garanta a eficiência na transferência de imunidade passiva e uma boa alimentação com dieta líquida e sólida. A utilização do sucedâneo lácteo como dieta líquida, possui o objetivo de promover o desaleitamento precoce, redução de custos e antecipar o consumo de alimentos sólidos. Bezerras alimentadas com sucedâneo lácteo de boa qualidade, apresentam melhor taxa de crescimento, desempenho e redução de doenças. Esta revisão bibliográfica tem como objetivo demonstrar o uso do sucedâneo lácteo e sua influência no desempenho de bezerras leiteiras. O embasamento da pesquisa bibliográfica foi feito através da literatura.
- Artigo / TCCUso de fluoroquinolonas e sua interferência na qualidade do leite: revisão de literatura(2022) Nunes, Gabriel Alexandre Pires; Costa, Leticia Alves Vieira da; Rana Zahi Rached; Blaitt, Regina Maria Nascimento AugustoNa presente pesquisa, objetiva-se descrever uma classe de medicamento de uso veterinário, as fluoroquinolonas, tipo de fármaco vinculado ao tratamento das principais infecções e doenças do gado leiteiro, principalmente à mastite, visto que é um antibiótico de amplo espectro composto por um grupo de substâncias químicas com atividade antimicrobiana, além de serem consideradas grandes armas no combate de organismos gram-negativos e gram-positivos. O uso de antibióticos pelos produtores de maneira exagerada, tem contribuído na detecção de resíduos no leite e, quando não respeitado seu período de carência podem trazer consequências não só ao produtor, como também para a indústria e consumidor final. Para obter resultados com baixos níveis de resíduos, medidas sanitárias precisam ser atendidas com a finalidade de um produto final de qualidade e inócuo, assegurando a proteção do consumidor.